Base no Porto e 'garçom'. Conheça o único reforço do Santos para 2018

Do UOL, em Santos (SP)

  • Lucas Moraes/CearaSC.com

    Romário foi o líder de assistências do Ceará na última Série B

    Romário foi o líder de assistências do Ceará na última Série B

Com o caixa vazio e a nova gestão assumindo o clube, oficialmente, apenas no dia 2 de janeiro, o Santos segue sendo um dos clubes que menos contratou para a temporada 2018. O único reforço confirmado até aqui, anunciado ainda na Era Modesto, é o lateral esquerdo Romário, de 25 anos, que recentemente conquistou o acesso à elite atuando pelo Ceará, seu último clube. Você o conhece? O UOL Esporte traz alguns detalhes do provável substituto de Zeca.

2017: Garçom em acesso pelo Ceará

Romário jogou 32 partidas pelo Ceará na Série B 2017, todas elas como titular. Foi o líder de assistências do time na competição (seis passes para gol) e um dos destaques na campanha do acesso à elite - equipe voltou à Série A depois de seis anos seguidos na Segundona.

2016: Titular do campeão Atlético-GO

Se 2017 foi um ano de sucesso para Romário, o mesmo pode se dizer de 2016, quando ajudou o time a conquistar o título da Série B. Foram 27 jogos como titular (só não foi mais por conta de uma lesão no tornozelo que o tirou dos gramados por mais de um mês) e um gol, de pênalti, justamente contra o Ceará.

2015: Destaque do Red Bull e rebaixado com Avaí

Viveu um 2015 de altos e baixos. No primeiro semestre, foi titular do Red Bull no Campeonato Paulista e ajudou a equipe a chegar às quartas de final da competição - sendo eliminado pelo São Paulo. Já no segundo semestre, acabou rebaixado com o Avaí. Fez 32 jogos na Série A (29 como titular) e acumulou uma expulsão ao longo do campeonato, contra o Vasco.

Passagem pelas categorias de base do Porto

Natural de Diadema (SP), Romário foi revelado pelo Osasco Audax e passou pelas categorias de base do Porto, de Portugal, antes de se profissionalizar pelo próprio Audax. Ainda passou por Bahia, Audax Rio, Bahia, Red Bull, Avaí e Atlético-GO antes de chegar ao Ceará.

Romário por causa de Romário e amigo de Hulk

Batizado de Romário por conta do Baixinho, de quem o pai era fã, o lateral criou amizade com Hulk durante sua passagem pelas categorias de base do Porto. Foi o atacante quem mais o ajudou enquanto esteve em Portugal, recebendo-o diversas vezes para almoçar.

Sólido na defesa e preciso nos cruzamentos

Lateral consciente taticamente, Romário aparece bem tanto no ataque como na defesa. Se por um lado ele foi o líder de assistências no Ceará na última Série B e um dos melhores laterais em cruzamentos certo, foi também quem mais fez interceptações na equipe cearense - além de ter sido um dos maiores desarmadores da equipe alvinegra.

Cobrador de faltas e pênaltis

Com a chegada de Romário, o Santos ganha um novo batedor de faltas e pênaltis - caso seja esta a vontade do novo técnico Jair Ventura. Nos últimos anos, o lateral foi presença constantes nas cobranças de seus times.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos