Brasileiros na Liga dos Campeões: Marcelo é decisivo e Firmino faz história

Do UOL, em São Paulo

  • Sergio Perez/Reuters

O futebol brasileiro teve participação essencial nos jogos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões desta quarta-feira (14). Por mais que atenções estivessem voltadas para Neymar, foram Marcelo e Daniel Alves que brilharam na vitória do Real Madrid por 3 a 1 sobre o Paris Saint-Germain. O lateral esquerdo inclusive fez o último gol da equipe anfitriã e criou diversas jogadas ofensivas para os merengues.

Na outra partida, Roberto Firmino fez história na goleada do Liverpool contra o Porto por 5 a 0. Autor de um tento, o atacante brasileiro igualou Steven Gerrard em gols do pelos Reds na Liga dos Campeões. No entanto, outros atletas acabaram tendo uma participação mais discreta como Alex Telles, Tiquinho Soares e Otávio. Veja quem foi bem e quem foi mal entre os brasileiros na Liga dos Campeões.

Foram bem

Gabriel Bouys/AFP
Gabriel Bouys/AFP

Marcelo

O lateral esquerdo teve participação brilhante no jogo de ida contra o PSG. Com contra-ataques rápidos, Marcelo criou diversas oportunidades de gol para o Real Madrid principalmente na primeira etapa, que não foram aproveitadas por Karim Benzema e Cristiano Ronaldo. Sua atuação foi abrilhantada aos 41 minutos do segundo tempo, quando fez o terceiro gol do Real Madrid após assistência de Asensio.
Reuters/Peter Cziborra
Reuters/Peter Cziborra

Roberto Firmino

Roberto Firmino entrou para a história do Liverpool ao fazer o quarto gol da vitória dos Reds por 5 a 0 contra o Porto. O tento do brasileiro foi o seu sétimo gol na Liga dos Campeões 2017/2018, igualando a marca de Steven Gerrard na edição 2008/2009 da competição. Os dois são os maiores marcadores do clube em uma mesma edição da Champions.
Tobias Schwarz/AFP
Tobias Schwarz/AFP

Daniel Alves

Principal 'rival' de Marcelo, Daniel Alves também teve grande atuação no Santiago Bernabéu. O lateral direito criou jogadas individuais em cima do próprio Marcelo, e no segundo tempo fez com que o técnico Unai Emery o escalasse como meia, por conta do ímpeto apresentado durante a partida. Atuando aberto pelo lado direito, ele ficou muito próximo de fazer o que seria o segundo gol do Paris Saint-Germain quando o jogo ainda estava empatado em 1 a 1.
AFP PHOTO / Marco BERTORELLO
AFP PHOTO / Marco BERTORELLO

Douglas Costa

Atuou em posição diferente, jogando um pouco mais à frente dos outros meias no empate da Juventus com o Tottenham por 2 a 2. Teve boa atuação e ainda fez bela jogada que culminou na marcação de um pênalti a favor do time italiano. Pena que Higuaín desperdiçou a cobrança.
Gabriel Bouys/AFP
Gabriel Bouys/AFP

Marquinhos

Mesmo tendo apenas 23 anos, Marquinhos foi escolhido para ser o capitão de uma equipe repleta de astros. E em um âmbito geral, o zagueiro não decepcionou. Seguro e muito focado na maior parte do jogo, o atleta procurou orientar sua defesa da melhor maneira possível e só não foi o principal destaque defensivo do PSG por conta da excelente atuação de Alphonse Areola. No entanto, o chute do gol de Marcelo acabou desviando no camisa 5, e enganou o goleiro da equipe francesa.
Carl Recine/Reuters
Carl Recine/Reuters

Fernandinho

Teve atuação segura no meio campo do Manchester City, ajudando o time a conter o ímpeto do Basel na fácil vitória por 4 a 0, na Suíça
Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Neymar

Buscando o protagonismo esperado, Neymar iniciou a partida com muito ímpeto. Ainda aos 15 minutos, o camisa 10 tomou um cartão amarelo, mas nem isso foi capaz de segurar o brasileiro, que buscou criar jogadas e até abusou do individualismo em lances que poderiam terminar gols caso ele fosse mais solidário. Participante "indireto" no gol de Rabiot, Neymar teve atuação discreta na etapa final.

Casemiro

Discreto, mas eficiente. Casemiro mais uma vez foi feliz em contribuir com o Real Madrid apesar da pressão dos parisienses. Por mais que o PSG tivesse atacado em várias ocasiões pelos lados, o brasileiro foi bem em segurar o ímpeto dos meio-campistas da equipe visitante. O camisa 14 acabou sendo substituído aos 33 minutos da segunda etapa por Lucas Vásquez. O meia auxiliou a equipe na construção de jogadas que garantiram os dois últimos gols dos merengues.
Dave Thompson/AP
Dave Thompson/AP

Ederson

Pouco participou na fácil goleada do Manchester City sobre o Basel por 4 a 0, na terça-feira. Fez três defesas e foi praticamente um espectador privilegiado do confronto.

Foram mal

Divulgação
Divulgação

Alex Telles

Mesmo sendo um dos principais jogadores do Porto, Alex Telles pouco conseguiu contribuir para a sua equipe. Aliás, o segundo gol do Liverpool aconteceu justamente porque o brasileiro não acompanhou Salah no rebote. O egípcio ainda deu um chapéu no goleiro José Sá antes de completar para as redes.
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Otávio

Titular nos últimos jogos do Porto, Otávio começou a partida criando uma boa chance para a equipe anfitriã. No entanto, o brasileiro pouco conseguiu produzir depois dos primeiros gols do Liverpool. Apagado, o meia acabou dando lugar ao mexicano Jesús Corona ainda no intervalo.
Laurence Griffiths/Getty Images
Laurence Griffiths/Getty Images

Alex Sandro

O lateral da Juventus teve atuação discreta, mas acabou sendo decisivo no lance que originou o primeiro gol do Tottenham no empate por 2 a 2. Ele vacilou na saída da linha de impedimento e deu condições para que Kane recebesse e desse início à reação do time inglês, que perdia por 2 a 0 naquele momento.
Miguel Riopa/AFP
Miguel Riopa/AFP

Soares

Autor de 3 gols nas últimas três partidas do Porto, o brasileiro era a grande aposta do técnico Sérgio Conceição para surpreender o Liverpool. No entanto, a pouca criação de jogadas por parte dos meio-campistas limitou a efetividade de Tiquinho Soares. O atacante só conseguiu chutar uma bola na direção do gol e foi substituído aos 38 minutos do segundo tempo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos