Brasileiros pelo mundo: D. Alves supera Pelé e Pato deixa Chelsea por baixo

Do UOL, em São Paulo

O Barcelona conquistou o Campeonato Espanhol e Daniel Alves pode se orgulhar de bater Pelé em número de títulos conquistados - 30 do lateral diante de 29 do ex-jogador do Santos. Outro destaque fica com Jonas. O atacante, que já foi considerado o pior do mundo depois de perder um gol pelo Grêmio, terminou o Campeonato Português como artilheiro e melhor atleta da competição.

Entre os brasileiros que foram mal no futebol internacional o nome que mais chama a atenção é Alexandre Pato. Com pouquíssimas oportunidades desde sua chegada ao Chelsea, o jogador assistiu do banco a última partida do clube londrino. Já os brasileiros que defendem a Internazionale também atravessam uma má fase. Durante a semana, Felipe Melo, Alex Telles e Juan Jesus foram listados como "negociáveis". Neste final de semana, viram a equipe comandada por Roberto Mancini perder por 3 a 1 para o modesto Sassuolo.

Em alta

Lucas

O meia marcou o segundo gol do Paris Saint-Germain na goleada por 4 a 0 sobre o Nantes, na rodada de encerramento do Campeonato Francês. Lucas terminou a atual temporada com 13 gols marcados em 55 partidas pelo clube, somando suas participações na Copa da Liga, Copa da França e Liga dos Campeões. No entanto, o brasileiro ainda não conseguiu superar seus próprios números dos tempos de São Paulo: o melhor ano de sua carreira ainda é 2012, no qual balançou as redes 16 vezes em 60 oportunidades.
INA FASSBENDER / REUTERS
INA FASSBENDER / REUTERS

Jonas e Julio Cesar

O atacante do Benfica ganhou o segundo título nacional em duas temporadas no futebol português. Ele marcou um gol e deu uma assistência na partida decisiva da última rodada diante do Nacional, que terminou 4 a 1 para a equipe de Lisboa. Jonas terminou a competição como artilheiro e, com 63% dos votos, foi eleito pela imprensa o melhor jogador do campeonato pelo segundo ano consecutivo. O goleiro Júlio César estava no grupo e também conquistou o segundo troféu pelo clube.

Daniel Alves

Lateral direito de seleção brasileira, Daniel Alves alcançou o 30º título da carreira no sábado com o Barcelona e ultrapassou os 29 de Pelé. O atleta é o que mais troféus conquistou entre jogadores em atividade, ao lado de seu companheiro de clube, Iniesta. No jogo que decretou o título do Barça, o atleta também atingiu a marca de 100 assistências para gol no Campeonato Espanhol.
Site Oficial Guangzhou Evergrande
 Site Oficial Guangzhou Evergrande

Alan

O atacante do Guangzhou Evergrande, time da China dirigido por Felipão, está em estado de graça. Ele marcou o segundo gol na vitória do time de 2 a 0 sobre o Hebei Fortune e chegou a expressiva marca de seis gols em cinco jogos. O desempenho ajudou a equipe a liderar o Campeonato Chinês com 24 pontos, vantagem de três sobre o segundo colocado.

Fabinho

O Monaco entrou em campo para carimbar a vaga na Liga dos Campeões e cumpriu a missão ao bater o Montpelier por 2 a 0. O lateral direito que estará na seleção olímpica contribuiu ao fazer o gol que definiu o placar. Ele assumiu a responsabilidade quando o árbitro marcou pênalti e não desperdiçou a oportunidade.

Em baixa

Clive Mason/Getty Images
Clive Mason/Getty Images

Alexandre Pato

A passagem de Alexandre Pato pelo Chelsea foi uma decepção. Em três meses, o jogador atuou meros 131 minutos e anotou apenas um gol em cobrança de pênalti. O atacante, que parecia ter reencontrado o futebol no São Paulo, foi bastante criticado pela imprensa da Inglaterra e chegou a ser chamado de "peso morto". A permanência dele na Europa é incerta.

Tuca Ferretti

O técnico Tuca Ferretti, que dirige o Tigres, do México, abandonou uma coletiva depois de dirigir palavrões a um jornalista. Quando ouviu uma pergunta que não lhe agradou, ele respondeu: "tenho seis anos aqui, você não deve dizer que c* devo fazer''. O profissional tentou se explicar e ouviu "Cale-se, c...!". Em seguida, o treinador bateu na mesa e foi embora. A reação ocorreu depois do time ser eliminado do Campeonato Mexicano.
Jean Christophe/AFP Photo
Jean Christophe/AFP Photo

Vagner Love

O atacante do Monaco teve várias chances de decidir a partida que poderia colocar a equipe na Liga dos Campeões, mas desperdiçou todas. Os erros irritaram os torcedores, que não perdoaram e vaiaram o atleta. Para sorte de Vagner Love, o time bateu o Montpelier e os gols perdidos serão esquecidos mais facilmente.
MARCO BERTORELLO / AFP
MARCO BERTORELLO / AFP

Felipe Anderson

No começo da temporada, as atuações de Felipe Anderson fizeram várias pessoas defenderem sua convocação para seleção brasileira. O atleta chegou até a despertar o interesse do Manchester United e a Lazio precisou desmentir que fechara negócio. Mas o final do Campeonato Italiano teve o atleta no banco de reservas. Ele entrou na partida final da equipe na competição, no segundo tempo, quando o placar apontava 2 a 1 para Fiorentina. A substituição não surtiu efeito e o resultado foi 4 a 2 para os adversários.
Giuseppe Bellini/Getty Images
Giuseppe Bellini/Getty Images

Brasileiros da Inter

A Internazionale, após um começo de temporada animador, terminou o Campeonato Italiano fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa. Com problemas financeiros, e decepcionada com o desempenho dos atletas, o clube colocou Felipe Melo, Alex Telles e Juan Jesus em uma lista de "negociáveis". A atuação do trio diante do Sassuolo, neste final de semana, quando a equipe acabou derrotada por 3 a 1, só corroborou a decisão do clube.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos