Brasileiros pelo mundo: Coutinho vendido por fortuna e Firmino em confusão

Do UOL, em São Paulo

Agora ex-companheiros, Philippe Coutinho e Roberto Firmino foram os brasileiros que movimentaram as manchetes esportivas na Europa no final de semana. O primeiro finalmente viu selada sua contratação milionária pelo Barcelona, enquanto que o segundo esteve envolvido em uma polêmica de insulto racista no futebol inglês.

Outros jogadores do país estiveram em ação durante o final de semana e também se destacaram. Confira abaixo:

FORAM BEM

REUTERS/Stephane Mahe
REUTERS/Stephane Mahe

Neymar (PSG)

O atacante voltou a fazer a diferença a favor do Paris Saint-Germain na partida contra o Rennes, pela Copa da França. O camisa 10 marcou dois gols na goleada de 6 a 1 fora de casa. No primeiro, o atacante balançou a rede após um drible de corpo no marcador e uma finalização com força no meio do gol. Neymar fez o segundo ainda no primeiro tempo ao concluir uma jogada impressionante do PSG, que abriu 4 a 0 depois de 11 toque na bola a partir da sua área - no fim, Mbappé serviu o brasileiro, que só tocou no canto.
Juventus FC via Getty Images
Juventus FC via Getty Images

Douglas Costa (Juventus)

O meia-atacante precisou de apenas 45 minutos para ajudar a definir a partida para a Juventus contra o Cagliari. Colocado em campo pelo técnico Massimiliano Allegri depois do intervalo, o camisa 11 mudou o panorama do duelo e foi responsável pela jogada do único gol do confronto, válido pela 20ª rodada do Campeonato Italiano, no sábado. O brasileiro, aberto à direita, encarou o marcador e cruzou rasteiro, com força. O passe encontrou Bernardeschi, que só tocou na pequena área para fazer 1 a 0. O triunfo manteve a Juventus na caça ao líder Napoli - apenas um ponto separa os times.
AFP PHOTO / JEAN-FRANCOIS MONIER
AFP PHOTO / JEAN-FRANCOIS MONIER

Thiago Maia e Thiago Mendes (Lille)

Os dois brasileiros marcaram na vitória do Lille sobre o Le Mans por 4 a 2, pela Copa da França, no último sábado. O ex-santista anotou o terceiro do time, enquanto que o ex-são-paulino definiu o placar. O resultado levou o Lille para a fase 16avos de final da competição.
AFP/THIERRY ZOCCOLAN
AFP/THIERRY ZOCCOLAN

Fabinho (Monaco)

O meio-campo anotou um dos gols na vitória de sua equipe sobre o modesto Yzeure, por 5 a 2, em confronto fora de casa pela Copa da França no último sábado. Fabinho marcou o quarto do Monaco em cobrança de pênalti de perna esquerda. Os brasileiros Jamerson e Jorge também estiveram em campo pelo time vencedor.
AFP PHOTO / JEAN-CHRISTOPHE VERHAEGEN
AFP PHOTO / JEAN-CHRISTOPHE VERHAEGEN

Marcelo (Lyon)

Revelado pelo Santos na última década, o zagueiro foi importante na vitória de seu time sobre o Nancy, no sábado, pela Copa da França. Marcelo anotou o segungo gol no triunfo por 3 a 2, empatando o jogo aos 42 minutos do segundo tempo. O Lyon conseguiu a virada e a classicação pouco depois, marcando nos acréscimos.
Patricia de Melo Moreira/AFP
Patricia de Melo Moreira/AFP

Jonas (Benfica)

O experiente atacante brasileiro voltou a ser importante para a equipe de Lisboa. Jonas marcou o segundo gol do Benfica na vitória sobre o Moreirense, fora de casa, por 2 a 0, em confronto válido pelo Campeonato Português. O goleador anotou no segundo tempo, ao receber passe vindo da direita e cortar um marcador antes de bater colocado.

FORAM MAL

REUTERS
REUTERS

Marcelo (Real Madrid)

O lateral esquerdo, que comemorava 11 anos de Real Madrid, teve uma má apresentação no empate por 2 a 2 com o Celta, assim como a maior parte dos jogadores comandados por Zinedine Zidane. No fim da partida, Marcelo ainda cometeu pênalti, mas viu o árbitro mandar seguir o jogo. Com mais esse tropeço, o time do brasileiro ficou a 16 pontos do líder Barcelona, com um jogo a menos no Espanhol.
Reprodução
Reprodução

Wallace (Lazio)

A Lazio goleou o Spal por 5 a 2, no sábado, pelo Campeonato Italiano. Mas o ex-zagueiro do Cruzeiro teve um instante de má sorte. Ao afastar uma bola de cabeça da área, Wallace ofereceu a bola de presente para Mirko Antenucci anotar o segundo gol do Spal.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos