Brasileiros pelo mundo: Ex-são-paulinos brilham e Neymar viaja às pressas

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters

    Neymar não atuou pelo PSG e viajou às pressas para o Brasil por um problema familiar

    Neymar não atuou pelo PSG e viajou às pressas para o Brasil por um problema familiar

Apesar dos grandes astros do futebol brasileiro terem tido atuações discretas, alguns coadjuvantes de peso fizeram grandes partidas por toda a Europa neste fim de semana. Os principais destaques foram os ex-são-paulinos David Neres, Miranda, e também Ederson, que atuou na base do clube paulista por 2 anos.

Discretos ou ausentes nos confrontos de seus times, alguns astros brasileiros chamaram a atenção fora de gramado. Sem marcar goleada do Real Madrid por 5 a 0 sobre o Sevilla, Marcelo e Casemiro foram inscritos pelo time espanhol no Mundial de Clubes.

Já Neymar não disputou a partida do Paris Saint-Germain cumprindo suspensão, e logo depois do confronto com o Lille pediu uma licença de três dias ao clube para vir ao Brasil. O atacante comunicou a poucos amigos que trata-se de uma "emergência familiar" e chegou a cancelar sua participação em um evento do PSG na Eurodisney, no domingo.

Veja, abaixo, quais brasileiros chamaram atenção pelo mundo:

Em alta

Patricia de Melo Moreira/AFP
Patricia de Melo Moreira/AFP

Jonas

O atacante contou com a colaboração do árbitro de vídeo para manter a boa fase no Benfica. O brasileiro recebeu cruzamento de Salvio e mandou para o fundo das redes. No entanto, o árbitro João Pinheiro ficou na dúvida se o argentino estava em posição regular e consultou o VAR. Com o gol validado, o Benfica derrotou o Estoril por 3 a 1. O ex-palmeirense Kléber fez o gol de honra para os visitantes. Jonas tem 16 gols em 14 partidas do Campeonato Português.

David Neres

O ex-jogador do São Paulo brilhou na vitória do Ajax sobre o PSV Eindhoven no clássico holandês. David Neres abriu o caminho ao marcar o primeiro gol no triunfo por 3 a 0. Lasse Schöne e Donny van de Beek fizeram os outros dois, sendo o último com participação do brasileiro ao dar a assistência.

Em baixa

Tobias Schwarz/AFP
Tobias Schwarz/AFP

Neymar

O atacante não jogaria por estar suspenso, mas viveu um fim de semana agitado fora de campo. Logo depois de assistir à vitória do PSG sobre o Lille, Neymar viajou às pressas para o Brasil. O jogador pediu licença de três dias para o clube e comentou com pessoas próximas que se tratava de uma emergência familiar, sem dar mais detalhes de qual seria o problema.
Thomas Samson/AFP Photo
Thomas Samson/AFP Photo

Marquinhos

Mesmo que atuando de forma discreta em seus clubes, não dá para dizer que Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Roberto Firmino jogaram mal. O único dos atletas convocados por Tite que teve um destaque mais negativo foi Marquinhos. Na vitória do Paris Saint-Germain por 3 a 1 sobre o Lille, o zagueiro ex-Corinthians deu um passe errado no campo defensivo que originou a jogada do único gol da equipe visitante, feito pelo holandês Anwar El Ghazi.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos