Espanhol acirrado, Inglês quase fechado: o que ainda está em jogo na Europa

Do UOL, em São Paulo

Faltam duas rodadas para os principais campeonatos da Europa chegarem ao seu final, e muita coisa ainda está em jogo. Espanha e Portugal prometem brigas acirradas pelo título, enquanto Inglaterra e Alemanha estão perto de descobrirem seus campeões.

A temporada ainda guarda disputas duras por vagas na Liga dos Campeões em vários países, e também para ver quem escapa do rebaixamento na reta final. Confira o que ainda vai rolar:

O que ainda está em jogo nos campeonatos europeus:

Cristina Quicler/AFP
Cristina Quicler/AFP

Espanhol: Briga pelo título

O líder Barcelona (85) depende só de si para ser campeão. Mas tem no encalço o Atlético de Madri (85), que perde no confronto direto, e o Real Madrid (84). Qualquer tropeço do Barça pode ser fatal.
Alberto Saiz/AP
Alberto Saiz/AP

Espanhol: Vagas na Liga dos Campeões

As quatro vagas já estão definidas. Além de Barça, Atlético e Real Madrid, o Villarreal (64) já assegurou a quarta posição.
JuanJo Martín/EFE
JuanJo Martín/EFE

Espanhol: Fuga do rebaixamento

O lanterna Levante (29) fica praticamente rebaixado se perder nesta segunda-feira para o Málaga. Também correm risco Gijón (35), Getafe (35), Rayo Vallecano (35), Granada (36), Deportivo (39) e Espanyol (40). Caem três.
Darren Staples/Reuters
Darren Staples/Reuters

Inglês: Briga pelo título

O Leicester (77) pode ser campeão nesta segunda-feira, sem jogar. Para isso, basta o Tottenham (69) não vencer o Chelsea. Mesmo se o Tottenham ganhar, o Leicester só precisa de uma vitória simples nas duas rodadas que faltam.
Frank Augstein/AP Photo
Frank Augstein/AP Photo

Inglês: Vagas na Liga dos Campeões

O Leicester e o Tottenham estão classificados. O Arsenal (67) se garante com mais uma vitória, e a última vaga deve ficar entre Manchester City (64), Manchester United (60) e West Ham (59) - os dois últimos têm um jogo a menos, justamente um confronto direto entre eles.
John Sibley / REUTERS
John Sibley / REUTERS

Inglês: Fuga do rebaixamento

O lanterna Aston Villa (16) já caiu. Os outros dois lugares devem ficar entre Norwich (31), Sunderland (32) e Newcastle (33) - sendo que Norwich e Sunderland têm um jogo a menos. Já Crystal Palace (39), Bournemouth (41) e West Brom (41) estão quase livres.
Kerstin Joensson/AP Photo
Kerstin Joensson/AP Photo

Alemão: Briga pelo título

O Bayern (82) é quase campeão. Precisa de só mais dois pontos para tirar a taça do alcance do Borussia Dortmund (77).
AFP PHOTO / SASCHA SCHÜRMANN
AFP PHOTO / SASCHA SCHÜRMANN

Alemão: Vagas na Liga dos Campeões

Bayern, Dortmund e Leverkusen (57) já estão classificados. A quarta vaga será uma briga disputada entre Borussia Monchengladbach (49), Hertha Berlim (49), Schalke (48) e Mainz (46).
CARMEN JASPERSEN/EFE/EPA
CARMEN JASPERSEN/EFE/EPA

Alemão: Fuga do rebaixamento

O Hannover (22) já caiu - sobram dois lugares na degola. Werder Bremen (31) e Stuttgart (33) fazem um jogo decisivo nesta segunda-feira. Outros times que correm perigo são Eintracht Frankfurt (33), Darmstadt (35), Hoffenheim (37), Augsburg (37) e Hamburgo (38).
Christof Stache/AFP Photo
Christof Stache/AFP Photo

Italiano: Briga pelo título

Aqui não tem mais briga. A Juventus (88) já foi campeã há duas rodadas.
Francesco Pecoraro/Getty Images
Francesco Pecoraro/Getty Images

Italiano: Vagas na Liga dos Campeões

As três vagas do país já estão definidas. Além da campeã Juventus, Napoli (73) e Roma (71) estão garantidos e só brigam para ver quem ficará com o vice - os dois entram em campo nesta segunda-feira.
EFE/EPA/FILIPPO VENEZIA
EFE/EPA/FILIPPO VENEZIA

Italiano: Fuga do rebaixamento

O Verona (25) já caiu, e o Frosinone (31) está em situação bem complicada. A outra "vaga" deve ficar entre Palermo (35), Carpi (35), Udinese (38) e Sampdoria (40).
Franck Fife/AFP Photo
Franck Fife/AFP Photo

Francês: Briga pelo título

Também já definido. O PSG (89) já foi campeão, com oito rodadas de antecedência.
VALERY HACHE/AFP
VALERY HACHE/AFP

Francês: Vagas na Liga dos Campeões

O PSG está garantido, e Lyon (62) e Monaco (62) são os favoritos para as outras duas vagas - basta mais uma vitória para cada. Saint-Étienne (58), Nice (57) e Lille (56) correm por fora.
AFP PHOTO / PHILIPPE HUGUEN
AFP PHOTO / PHILIPPE HUGUEN

Francês: Fuga do rebaixamento

O lanterna Troyes (17) já caiu. Os outros dois lugares ficarão entre Toulouse (34), Reims (36) e Ajaccio (37) - só um vai escapar.
Olga Maltseva/AFP Photo
Olga Maltseva/AFP Photo

Português: Briga pelo título

Disputa emocionante. O líder Benfica (82) só depende de si para ser campeão. O Sporting (80) espera um tropeço do rival nas duas últimas rodadas para tentar roubar a taça.
Paulo Duarte/AP
Paulo Duarte/AP

Português: Vagas na Liga dos Campeões

As três vagas estão definidas para os três grandes: Benfica, Sporting e Porto (67).
Miguel Riopa/AFP
Miguel Riopa/AFP

Português: Fuga do rebaixamento

Os favoritos aos dois lugares da zona de rebaixamento são os lanternas Tondela (24) e Acadêmica (24). Já União da Madeira (29) e Vitória de Setúbal (29) precisam de mais uma vitória para escapar.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos