China, Arábia, Turquia... por onde andam os vice-campeões de Londres-2012

Do UOL, em São Paulo

Nesta sexta-feira, 11 de agosto, completam-se cinco anos da derrota da seleção masculina de futebol do Brasil na final dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, para o México. Comandada por Mano Menezes e Neymar, a equipe verde-amarela perdeu a decisão por 2 a 1 e manteve a sina de nunca ter ganhado o ouro - pelo menos até a conquista em casa na Rio-2016.

Você consegue se lembrar dos 18 jogadores que compunham aquela seleção? Sabe por onde andam nomes como Sandro, Gabriel e Bruno Uvini? O UOL Esporte repassa a lista de convocados de Mano e diz como a carreira de cada um evoluiu desde então.

Por onde andam os 18 jogadores de Londres-2012

REUTERS/Neil Hall
REUTERS/Neil Hall

1. Gabriel (goleiro)

Titular da seleção na campanha de Londres-2012, o goleiro revelado no Cruzeiro está com 24 anos e ainda tem contrato com o Milan, mesmo clube que defendia na época da Olimpíada. Ainda não conseguiu jogar com frequência na equipe de Milão e foi emprestado nas últimas temporadas para Carpi, Napoli e Cagliari - só foi titular com regularidade no primeiro.
Carlos Rodrigues/Getty Images
Carlos Rodrigues/Getty Images

2. Rafael (lateral direito)

Lembrado por falhar em um dos gols mexicanos na decisão, Rafael está com 27 anos e estabelecido no Lyon, clube que defende desde 2015. Há cinco anos, ele era jogador do Manchester United ao lado do irmão gêmeo Fábio, que hoje atua pelo Middlesbrough.
AFP PHOTO / MIGUEL MEDINA
AFP PHOTO / MIGUEL MEDINA

3. Thiago Silva (zagueiro)

Se na época da Olimpíada era ídolo do Milan, só mudou de time: hoje é figura fundamental e capitão do Paris Saint-Germain. Foi um dos três atletas com mais de 23 anos chamados por Mano (hoje está com 32) e é presença certa no grupo da seleção brasileira de Tite, mas atrás de Marquinhos e Miranda na preferência do treinador.
Antonio Calanni / AP
Antonio Calanni / AP

4. Juan Jesus (zagueiro)

O zagueiro revelado no Internacional está com 26 anos e foi comprado recentemente pela Roma, após passar um ano emprestado pela Inter de Milão ao time da capital. Também titular em Londres-2012, construiu carreira no futebol italiano.
Divulgação/Site oficial Tottenham
Divulgação/Site oficial Tottenham

5. Sandro (volante)

Sandro era jogador do Tottenham na época dos Jogos de Londres, mas a carreira não progrediu muito desde então. Atualmente, com 28 anos, joga pelo Antalyaspor, da Turquia, após passagens pelos pequenos ingleses Queens Park Rangers e West Bromwich Albion.
REUTERS/Heino Kalis
REUTERS/Heino Kalis

6. Marcelo (lateral esquerdo)

Ele foi escolhido como um dos três com mais de 23 anos em 2012. De lá pra cá, o futebol e a experiência de Marcelo só cresceram, ao ponto de hoje, aos 29 anos, ele ser considerado por muitos o melhor lateral esquerdo do mundo. É o vice-capitão do Real Madrid e titular absoluto da seleção com Tite, após passar alguns anos longe das convocações quando o técnico era Dunga.
Jacques Brinon
Jacques Brinon

7. Lucas Moura (atacante)

Lucas vivia seu melhor ano no São Paulo quando disputou a Olimpíada, e partiu para o PSG no final de 2012 após a conquista da Copa Sul-Americana. Cinco anos depois, porém, a carreira parece estagnada: ele nunca conseguiu se firmar como titular inquestionável da equipe francesa e deve ver seu espaço diminuir ainda mais com a recente contratação de Neymar. Aos 24 anos, também segue longe da seleção brasileira.
Gilvan de Souza/ Flamengo
Gilvan de Souza/ Flamengo

8. Rômulo (volante)

As grandes atuações pelo Vasco garantiram a Rômulo um lugar na seleção olímpica de 2012. Depois, o volante foi vendido para o Spartak Moscou e teve quatro boas temporadas na Rússia, até retornar ao país neste ano para defender o Flamengo. No time rubro-negro, atrapalhado por problemas físicos, ainda não conseguiu desempenhar o mesmo futebol.
Ricardo Rímoli/AGIF/Estadão Conteúdo
Ricardo Rímoli/AGIF/Estadão Conteúdo

9. Leandro Damião (atacante)

Após a ascensão meteórica no Internacional, Damião foi para o Santos e passou a viver altos e baixos na carreira. Teve passagens esquecíveis por Cruzeiro, Betis e Flamengo, e agora, aos 28 anos, voltou para o Inter para tentar reencontrar a velha forma e devolver o time colorado à primeira divisão do Brasileiro.
Wander Roberto/VIPCOMM
Wander Roberto/VIPCOMM

10. Oscar (meia)

Vendido do Internacional para o Chelsea no meio daquela Olimpíada, Oscar se firmou como um dos principais jogadores do time inglês e virou presença cativa na seleção brasileira, mas perdeu espaço após a Copa de 2014. Também passou a jogar mal na Europa e acabou vendido para o Shanghai SIPG, da China, com apenas 25 anos.
AFP
AFP

11. Neymar (atacante)

Neymar já era o principal jogador do futebol brasileiro em 2012 atuando pelo Santos, e pouca coisa mudou desde então. Foi para o Barcelona no ano seguinte, conquistou todos os títulos possíveis pelo time espanhol e, nesta temporada, chacoalhou o mundo da bola ao ir para o PSG por 222 milhões de euros, na transferência mais cara da história. Aos 25 anos, terá agora um time montado ao seu redor e almeja novas conquistas coletivas e individuais.
Johannes Eisele/AFP
Johannes Eisele/AFP

12. Hulk (atacante)

Hulk foi chamado por Mano Menezes como um dos três jogadores acima de 23 anos na Olimpíada, mas acabou virando reserva no decorrer do torneio. Deixou o Porto, passou quatro anos como o principal jogador do Zenit na Rússia, e atualmente, aos 31 anos, joga pelo Shanghai SIPG ao lado de Oscar na China.
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

13. Bruno Uvini (zagueiro)

Uvini era uma promessa do São Paulo em 2012, mas a carreira não atingiu as alturas esperadas até aqui. Foi vendido ao Tottenham, mas nunca jogou pelo time inglês; empréstimos ao Napoli e ao Santos também não foram marcantes. Conseguiu se firmar como titular pelo Twente, da Holanda, e desde o ano passado joga pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita. Está com 26 anos.
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

14. Danilo (lateral direito)

Tido como um dos laterais mais promissores da Europa em 2012, Danilo deixou o Porto em alta e foi para o Real Madrid, mas não conseguiu se firmar na Espanha. Ganhou duas Liga dos Campeões, mas virou reserva, contestado pela torcida e, com 26 anos, saiu para jogar pelo Manchester City na próxima temporada.
AFP PHOTO / Marco BERTORELLO
AFP PHOTO / Marco BERTORELLO

15. Alex Sandro (lateral esquerdo)

Alex Sandro jogava com Danilo no Porto e também era tido como promissor. Também foi vendido para um gigante europeu - no caso, a Juventus - e se deu melhor que o ex-companheiro: mandou o veterano Evra para o banco e hoje é peça fundamental do campeão italiano. Aos 26 anos, briga por vaga na seleção brasileira.
Cristina Quicler/AFP
Cristina Quicler/AFP

16. Paulo Henrique Ganso (meia)

Ganso ainda estava no Santos quando foi chamado para a Olimpíada, mas trocou a equipe pelo São Paulo pouco depois. Em quatro anos no Morumbi, alternou excelentes momentos com fases em que era criticado. A inconstância o seguiu no Sevilla, para onde foi vendido no ano passado, e a primeira temporada no futebol europeu foi difícil, com poucas chances como titular. Aos 27 anos, tentará se firmar em seu segundo ano.
Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

17. Alexandre Pato (atacante)

A carreira de Pato teve a mesma essência da de Ganso desde 2012: altos e baixos. Deixou o Milan para jogar no Corinthians em uma das maiores transações do futebol brasileiro e, apesar de bons momentos, deixou o time alvinegro pela porta dos fundos para jogar no São Paulo. Também passou por Chelsea e Villarreal, e hoje, aos 27 anos, joga na China, pelo Tianjin Quanjian.
Robert Cianflone/Getty Images
Robert Cianflone/Getty Images

18. Neto (goleiro)

Após boas temporadas na Fiorentina, time que defendia em 2012, o goleiro foi vendido para a Juventus, onde passou dois anos praticamente sem receber chances de jogo, devido à presença do ídolo Gianluigi Buffon. Tentará revitalizar a carreira na próxima temporada, aos 28 anos, no Valencia, que o contratou para suprir a saída de Diego Alves para o Flamengo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos