Brasileirão 2016

Cinco números mostram por que o rebaixamento está perto do Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

A apatia dos jogadores e da torcida do Internacional tem ligação com o rendimento do time, que parece decair a cada rodada do Brasileirão, mas os números também não ajudam. O pior desempenho da história do clube como mandante no campeonato é apenas a ponta do iceberg.

Outros quatro dados fazem com que o fantasma do rebaixamento se torne cada vez mais real e presente no horizonte do Colorado. O UOL Esporte apresenta a lista que ajuda a explicar a 18ª colocação e os 27 pontos conquistados até aqui.


 

OS NÚMEROS QUE ASSUSTAM NO INTERNACIONAL

Alexandre Lops/Divulgação AI Inter
Alexandre Lops/Divulgação AI Inter

Cinco vitórias em casa

Fator local é decisivo no futebol brasileiro. E o Internacional pode ser mais uma prova disso, pois em 13 partidas no Beira-Rio só conseguiu cinco vitórias. A campanha como mandante já é a pior do clube na história do Brasileirão. E nesta edição, só fica à frente do desempenho de Cruzeiro e América-MG.
Ricardo Duarte/SC Internacional
Ricardo Duarte/SC Internacional

Reta final de 50%

Dono de 27 pontos em 26 jogos, o Internacional faz as contas e se depara com um cenário duro. Para atingir a pontuação que garante permanência na elite, o time precisará de 18 pontos. O que dá exatamente 50% de aproveitamento na reta final.
Ricardo Duarte/Internacional
Ricardo Duarte/Internacional

Uma vitória em 18 jogos

A vitória contra o Santos quebrou a série incrível de 14 rodadas sem vencer, mas acaba encobrindo um dado aterrorizante. Nas últimas 18 partidas do Brasileirão, o Inter ganhou uma vez, empatou cinco e perdeu 12 vezes. Um aproveitamento de 15% dos pontos disputados.
Jeremias Wernek/UOL
Jeremias Wernek/UOL

Celso Roth e seus 33%

Terceiro treinador do Inter no ano, Celso Roth está no cargo há 42 dias e chegou como esperança de salvação. O rendimento do time piorou nas últimas semanas e o aproveitamento do técnico não inspira confiança. Em oito partidas (juntando Copa do Brasil), duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Apesar do índice de aproveitamento baixo, 33%, a diretoria assegura o profissional no cargo. Sem sequer cogitar uma troca.
Ricardo Duarte/SC Internacional
Ricardo Duarte/SC Internacional

Quarto pior ataque

Média de um gol por jogo. Autor de 26 bolas na rede, o Internacional é o quarto pior ataque do Campeonato Brasileiro. Só ficando à frente de América-MG (18), Atlético-PR (24) e Figueirense (24). Em 10 partidas, o time não conseguiu fazer gols. E o recorde foi marcar três vezes, diante de América-MG (3 a 1), no primeiro turno. Uma pobreza que explica míseras sete vitórias em todo o campeonato.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos