Como seria a seleção brasileira no Fifa 17? Com Júlio César e Kaká

Do UOL, em São Paulo

O Brasil entra em campo nesta terça-feira, contra a Venezuela. O time de Tite vem encantando público e crítica, com atuações elogiadas de jogadores como Renato Augusto, do Beijing Guoan, da China, e Giuliano, do Zenit, da Rússia.

E se a seleção fosse baseada no rating do Fifa 17?

INA FASSBENDER / REUTERS
INA FASSBENDER / REUTERS

Goleiros: a volta de Júlio César

Para a meta, o titular de Tite é Alisson, que trocou o Internacional pela Roma, da Itália. Ele seria o único mantido, com avaliação geral de 80 pelo game ? outro goleiro brasileiro bem avaliado é Neto, reserva do italiano Buffon na Juventus, com 80. Nenhum deles, porém, seria titular. A camisa 1 seria disputada por Diego Alves, do Valência, especialista em defesas de pênaltis, e Júlio César, do Benfica, de 37 anos. Os dois levaram 83 de rating. Os dois escolhidos de Tite, Weverton (Atlético-PR) e Muralha (Flamengo), estariam fora, já que a franquia não conta com jogadores reais do Brasileirão.
Marco Berorello/AFP Photo
Marco Berorello/AFP Photo

Laterais: lembra do Bruno Peres, ex-Santos?

Nas laterais, a grande novidade aparece na direita. Daniel Alves, da Juventus, leva 85 de rating e é o principal jogador da posição, tanto para Tite, quanto para o Fifa 17. O reserva, porém, é uma surpresa. Bruno Peres, ex-Santos, é o segundo brasileiro com melhor rating na posição, com 81, superando Danilo, outro ex-Santos, hoje no Real Madrid, com 80, e Mariano, ex-Fluminense e hoje no Sevilla, com 79. Tite, porém, preferiu convocar um jogador de sua confiança, Fagner, do Corinthians, que não está no game.
Na esquerda, Marcelo, do Real Madrid, com 86, e Filipe Luís, do Atlético de Madri, com 85, seriam os escolhidos tanto de Tite, quanto do gome. Com o corte do jogador do Real, porém, a vaga de reserva ficou com Wendell, do Bayer Leverkussen, avaliado apenas com 78 no game. Se Tite usasse o Fifa 17 em suas convocações, ele teria, certamente, chamado Alex Sandro, da Juventus, com 84.
Fabian Bimmer/ Reuters
Fabian Bimmer/ Reuters

Zaga teria a volta de Naldo

Entre os zagueiros, o Fifa 17 conta com uma das grandes surpresas. Naldo, de 34 anos, do Schalke 04, tem rating de 86 e seria a terceira opção da seleção, atrás de Thiago Silva (89) e Miranda (86). O quarto zagueiro seria David Luiz (84). O ex-treinador corintiano usou apenas 50% dessas opções. Naldo não joga pelo Brasil há quase dez anos e David Luiz, no Chelsea, ficou fora da lista. Tite preferiu Marquinhos (82 no Fifa 17) e Gil (79), do Shandong Luneng, da China.
Orlando City/Oficial
Orlando City/Oficial

Meio-campo: Kaká e Luiz Gustavo voltam ao time

Aos 34 anos, Kaká joga nos EUA e pouca gente ainda pensa no jogador quando chega a hora de fazer uma convocação para a seleção. Para os desenvolvedores do Fifa 17, porém, ele ainda é uma boa opção: com rating 82, ele estaria na lista de meio-campistas para a partida. Ele é o sexto melhor jogador brasileiro do setor.
Para comparar, porém, é preciso se ater a números. Com o corte de Neymar, suspenso para o jogo contra a Venezuela, a lista da CBF indica nove meio-campistas convocados. E os melhores jogadores de meio-campo do Fifa 17 teriam outras surpresas:
1. Phillippe Coutinho (85);
2. Willian (85);
3. Douglas Costa (84);
4. Oscar (83);
5. Luiz Gustavo (83) - volante do Wolfsburg;
6. Kaká (82); 7. Casemiro (82);
8. Allan (81) - volante do Napoli;
9. Taison (81), Ganso (81), Fernandinho (81) ou Paulinho (81).
Como Douglas Costa e Casemiro foram cortados por lesão, Rafinha Alcântara (80), meia do Barcelona, Marlos (80), do Shaktar, e mesmo Giuliano, do Zenit, ganhariam a vaga. Titular absoluto de Tite, Renato Augusto tem 79 e não entraria na lista. Rafael Carioca, do Atlético-MG, e Lucas Lima, do Santos, não aparecem no game.
Hugo Correia/Reuters
Hugo Correia/Reuters

Ataque: Jonas e mais dois

Sem Neymar, a CBF aponta apenas três atacantes convocados por Tite: Gabriel Jesus, do Palmeiras, que não está no game, Roberto Firmino (82), do Liverpool, e Taison (81), do Shaktar - que também pode ser meio-campista. Enquanto Firmino faria parte da lista do Fifa-17, Taison teria de volta para o meio-campo para ser lembrado. A sua frente aparecem Jonas, ex-Grêmio, artilheiro do Benfica, com rating de 84, e Raffael, com 82, jogador do Borussia Monchengladbach - que nunca foi convocado para a seleção. Outra opção seria Lucas Moura (82), do PSG.
Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Confira a seleção brasileira segundo o Fifa 17:

Goleiros
Diego Alves (Valência/ESP) - 83
Júlio César (Benfica/POR) - 83
Alisson (Roma/ITA) - 80

Laterais
Daniel Alves (Juventus/ITA) - 85
Bruno Peres (Roma/ITA) - 81
Marcelo (Real Madrid/ESP) - 86
Filipe Luís (Atlético de Madri/ESP) - 85

Zagueiros
Thiago Silva (PSG/FRA) - 89
Miranda (Inter de Milão/ITA) - 86
Naldo (Schalke 04/ALE) - 84
David Luiz (Chelsea/ING) - 84

Meio-campistas
Phillippe Coutinho (Liverpool/ING) - 85
Willian (Chelsea/ING) - 85
Douglas Costa (Bayern de Munique/ALE) - 84
Luiz Gustavo (Wolfsburg/ALE) - 83
Oscar (Chelsea/ING) - 83
Kaká (Orlando City/EUA) - 82
Casemiro (Real Madrid/ESP) - 82
Allan (Napoli/ITA) - 81
Ganso (Sevilla/ESP) - 81

Atacantes
Neymar (Barcelona/ESP) - 92
Jonas (Benfica/POR) - 84
Firmino (Liverpool/ING) - 82

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos