Topo

Palmeiras

Corintianos e palmeirenses para ficar de olho na final do Paulistão sub-20

Do UOL, em São Paulo

15/11/2018 04h00

Nesta quinta-feira (15), Corinthians e Palmeiras começam a decidir o Campeonato Paulista sub-20. Trata-se da última competição relevante de 2018 na categoria, que já esquenta motores de olho na Copa São Paulo de Juniores de janeiro. No clima dos clássicos decisivos, o UOL Esporte lista dez garotos para ficar de olho nas finais do torneio.

Em fase delicada e precisando reconstruir seu elenco para 2019, o Corinthians deve pinçar algumas peças das categorias de base. Devem ser os casos de Fessin e Rafael Bilu, por exemplo, que já são observados de perto por Jair Ventura e inclusive viajaram a Belo Horizonte com os profissionais — há poucas chances de a dupla voltar a tempo de jogar a primeira final.

Já o Palmeiras não tem tal necessidade de recomposição, mas tem dado espaço para seus jovens. Recentemente tiveram chances Luan Cândido e Papagaio, por exemplo, que mesmo muito novos (17 e 18 anos, respectivamente) são opções do elenco profissional. A base palmeirense vive enorme destaque, com título brasileiro sub-20 e presença constante na seleção brasileira da categoria — convocados para dois amistosos contra a Colômbia, o zagueiro Vitão e o meia Alanzinho perdem as finais.

A primeira decisão do Campeonato Paulista será às 10 horas (de Brasília) desta quinta, no Parque São Jorge, com ingressos já esgotados. A finalíssima se dá na Arena Barueri, com mando palmeirense, às 10h de domingo (18). Ambas as partidas são disputadas com torcida única por determinação do Ministério Público de São Paulo.

Confira abaixo os destaques da final:

Corinthians

  • Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

    Filipe

    O goleiro de 20 anos tem longo histórico na base alvinegra. Ele está no clube há três anos, tendo sido titular em três edições da Copinha: em 2016, estreou ainda com 17 anos (o mais jovens dos goleiros daquela alvinegros edição); foi campeão no ano passado; e neste ano foi premiado com a integração ao elenco profissional.

  • Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

    João Victor

    Zagueiro elogiado na base, ele pretende seguir os passos de Pedro Henrique e Léo Santos, defensores que recentemente subiram ao profissional com destaque ? ambos com períodos de titularidade neste ano. João atuou na Copinha deste ano e já treinou com o time de cima em diversas ocasiões.

  • Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

    Fabricio Oya

    Já bem conhecido pela torcida, o meia de 19 anos anotou um golaço de fora da área em uma das semifinais contra o São Paulo, tendo sido um destaques da classificação. Oya tem 14 gols e 12 assistências na temporada da equipe sub-20 e recentemente renovou seu contrato com o Corinthians até 2021.

  • Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

    Fessin

    O meio-campista foi contratado por R$ 2 milhões junto ao ABC, em maio. Jogava no time principal por lá, fazendo dupla com Matheus Matias, mas chegou ao Corinthians com um plano de período de adaptação no sub-20. Destaque na base, ele deve perder a primeira final por ter viajado a Belo Horizonte com os profissionais, assim como o também promissor Rafael Bilu.

  • Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

    Nathan Palafoz

    Se o time de cima tem sofrido com seus centroavantes, Nathan talvez seja a solução, quem sabe? O atacante chegou ao Corinthians no ano passado, começou bem, mas sofreu lesão ligamentar e precisou ficar parado por vários meses. Foi titular na Copinha deste ano e tem nove gols no Paulistão sub-20 ? assim como Ramon e Fessin.

Palmeiras

  • Divulgação/SE Palmeiras

    Anderson

    O goleiro de 20 anos e 1,90m chegou a parar de jogar futebol devido a uma doença no coração, mas conseguiu se recuperar com a ajuda do Palmeiras e virou um dos destaques da equipe. Ele já esteve no banco de reservas dos profissionais por duas vezes e é a nova aposta da 'Academia de Goleiros' do Palmeiras.

  • Divulgação/SE Palmeiras

    Luan Cândido

    Lateral esquerdo de apenas 17 anos, é considerado uma das maiores promessas da base alviverde. Luan é polivalente, podendo atuar na lateral ou jogar mais à frente como ponta direita, característica que lhe permitiu marcar três gols na final do Brasileiro sub-20 ? goleada por 5 a 2 sobre o Vitória, há vinte dias. O garoto ainda não atuou pelo profissional, mas já compôs o banco de reservas 11 vezes.

  • Divulgação/SE Palmeiras

    Gabriel Furtado

    O volante de 18 anos foi contratado em 2017 e já jogou pelos profissionais ? um tempo inteiro na vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, no atual Brasileirão. Meio-campista de marcação, daqueles cães de guarda à frente da área, Gabriel Furtado defende bem e tem muita potência física, tanto que frequentemente atua como zagueiro no sub-20.

  • Divulgação/SE Palmeiras

    Yan

    O meia-atacante de 20 anos tem muita velocidade e explosão, dribla e finaliza muito bem. É um dos destaques da equipe, com oito gols marcados na campanha do Paulistão sub-20, mas é dúvida para as finais por conta de uma lesão.

  • Daniel Vorley/AGIF

    Papagaio

    Centroavante canhoto de força física e boa movimentação, Rafael Papagaio costuma treinar com os profissionais e já tem até gol pelo time de cima. Aos 18 anos, é tratado como grande promessa no clube e é o artilheiro do Palmeiras no Paulista sub-20 com 11 gols ? quatro atrás do pontepretano Yuri.

Palmeiras