Coutinho será o 2º reforço mais caro da história até julho; veja a lista

Do UOL, em São Paulo

Após muita negociação, Philippe Coutinho finalmente foi anunciado como a nova contratação do Barcelona neste sábado (06). A ida do meia brasileiro custará 120 milhões de euros à vista e outros 40 milhões conforme variáveis estipuladas em contrato ao clube catalão.

A negociação envolvendo Coutinho é a segunda contratação mais cara da história do futebol. Ele só perde para Neymar, que custou mais de 200 milhões de euros ao Paris Saint-Germain no segundo semestre de 2017. No entanto, o meia  ex-Vasco só ocupará a segunda colocação até o meio deste ano, antes de o PSG desembolsar 180 milhões de euros ao Monaco por Kylian  Mbappé.

Veja as 10 contratações mais caras do futebol

Alain Jocard/AFP
Alain Jocard/AFP

1) Neymar, do Barcelona ao PSG por 222 milhões de euros

Principal jogador da seleção brasileira, Neymar segue sendo a contratação mais cara da história do futebol. O Paris Saint-Germain surpreendeu o mundo ao desembolsar 222 milhões de euros pelo atacante, que aceitou a proposta com o intuito de ser o protagonista da equipe e se livrar da 'sombra' de Lionel Messi no Barcelona.
Barcelona/Reprodução
Barcelona/Reprodução

2) Philippe Coutinho, do Liverpool ao Barcelona por 160 milhões de euros*

Após cinco meses de especulação, a novela Philippe Coutinho e Barcelona chegou a um final feliz neste sábado (6). O meia, que era especulado nos blaugranas para disputar vaga com Andrés Iniesta, teve o seu nome ainda mais ventilado na Espanha logo após a saída de Neymar ao clube francês. Depois de muita negociação e constantes recusas do Liverpool, o clube espanhol conseguiu contratar o atleta por 120 milhões de euros à vista, com mais 40 milhões de euros de bônus conforme variáveis.
AFP
AFP

3) Ousmane Dembélé, do Borussia Dortmund ao Barça por 145 milhões de euros*

Antes de conseguir contratar Coutinho, o Barcelona já havia definido outro substituto de Neymar para a temporada 2017/2018. O clube gastou 105 milhões de euros à vista, com bônus de 40 milhões de euros para tirar o jovem Ousmane Dembélé do Borussia Dortmund. Acostumado a atuar mais pelo lado direito, o meia francês de 20 anos ainda não teve a oportunidade de se destacar na Catalunha por conta de uma lesão na coxa esquerda que o deixou afastado dos gramados por 4 meses.
Divulgação
Divulgação

4) Paul Pogba, da Juventus ao Manchester United por 105 milhões de euros

Em 2016, o Manchester United desembolsou 105 milhões de euros para tirar o volante Paul Pogba da Juventus. Nascido em 1993, o francês foi revelado pelos Red Devils, mas se destacou após rumar para a equipe italiana em 2012 na busca de mais oportunidades no futebol profissional.
AFP PHOTO/ GERARD JULIEN
AFP PHOTO/ GERARD JULIEN

5) Gareth Bale, do Tottenham ao Real Madrid por 100 milhões de euros

O Real Madrid foi o responsável por fazer a primeira contratação que bateu a terceira casa decimal em milhões no mundo. Em 2013, o clube espanhol chocou o mundo ao gastar 100 milhões de euros para tirar Gareth Bale do Tottenham no penúltimo dia da janela de transferências de verão da época.
Denis Doyle/Getty Images
Denis Doyle/Getty Images

6) C. Ronaldo, do Manchester United ao Real Madrid por 94 milhões de euros

Antes do galês, o Real Madrid havia surpreendido em 2009 ao tirar Cristiano Ronaldo do Manchester United. O jogador, que havia sido eleito o melhor jogador do mundo pela primeira vez em 2008, se tornou a contratação mais cara da história à época após superar Kaká, que foi contratado do Milan pelos merengues na mesma janela por 67 milhões de euros.
Juventus FC/Divulgação
Juventus FC/Divulgação

7) Gonzalo Higuaín, do Napoli à Juventus por 90 milhões de euros

Em 2016, a Juventus resolveu gastar 90 milhões de euros para contratar Gonzalo Higuaín proveniente do Napoli. O valor gasto surpreendeu pelo fato do atacante já ter 29 anos à época. O argentino, que havia sido o artilheiro do Campeonato Italiano em 2016 pelos napolitanos, também ganhou o prêmio maior goleador em sua primeira temporada pela Vecchia Signora, no ano seguinte.
AFP PHOTO / JOSE JORDAN
AFP PHOTO / JOSE JORDAN

8) Neymar, do Santos ao Barcelona por 88,2 milhões de euros*

Neymar já havia entrado na lista de maiores contratações quando saiu do Santos, em 2013. Inicialmente prevista em 57 milhões de euros, foi descoberto posteriormente que sua contratação custou 88.2 milhões de euros ao Barcelona em bônus para o clube ter a prioridade para contar com o atacante.
Divulgação/Manchester United
Divulgação/Manchester United

9) Romelu Lukaku, do Everton ao Manchester United por 85 milhões de euros

Pouco aproveitado no Chelsea, Romelu Lukaku fez muito sucesso no Everton, que contratou o jogador em definitivo após empréstimo. Em julho de 2017, o Manchester United desembolsou 85 milhões de euros pelo atacante belga, contratado para substituir Ibrahimovic, que inicialmente não iria renovar o seu contrato com os Red Devils.
Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

10) Virgil van Dijk, do Southampton ao Liverpool por 84.5 milhões de euros

Além de Coutinho, 2018 já teve outra contratação no top 10 de mais caras da história. Na primeira semana do ano, o Liverpool anunciou a chegada do holandês Virgil van Dijk por incríveis 84,5 milhões de euros. O negócio, que causou polêmica pelo alto valor por um zagueiro de 26 anos do Southampton, se mostrou um acerto com base em sua estreia na última sexta-feira (5), em que o jogador fez o gol dos Reds que deu a vitória por 2 a 1 em cima do Everton, pela Copa da Inglaterra.
false
false

*) Kylian Mbappé, do Monaco ao PSG por 180 milhões de euros

O posto de segunda contratação mais cara da história será de Philippe Coutinho apenas até o início da próxima temporada. Isso porque o Paris Saint-Germain contratou Kylian Mbappé e terá que exercer a cláusula de obrigação do jogador por 180 milhões de euros em julho de 2018. O atacante de 19 anos, que atua em Paris desde o ano passado, está emprestado pelo Monaco por conta de regras da UEFA de fair play financeiro.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos