Mundial de Clubes 2017

Dá para o Grêmio sonhar? 7 vitórias de brasileiros sobre o Real Madrid

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters, Divulgação

Grêmio e Real Madrid se enfrentam neste sábado pela segunda vez na história. O único jogo entre eles foi um amistoso em 1961, e os espanhóis venceram por 4 a 1. A decisão do Mundial será o 39º duelo dos merengues contra times do Brasil, e o retrospecto é levemente favorável a eles: 15 vitórias, 10 empates e 13 derrotas - uma delas para um time que não está nem na Série D. Veja a seguir os clubes brasileiros que já superaram o Real: 

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

1. Portuguesa-RJ

O simpático time da Ilha do Governador está no seleto grupo dos brasileiros que já derrotaram o Real Madrid. O jogo histórico aconteceu em 1969, na entrega da faixa do tricampeão espanhol no Santiago Bernabéu. Era para ser uma festa merengue, mas faltou combinar com a Lusa. O ponta-direita Miguel fez dois gols logo no primeiro tempo, e o time da casa perdeu por 2 a 1 diante de 50 mil torcedores em seu estádio. A Portuguesa carimbou a faixa do Real, e o feito histórico é comemorado até hoje pelo clube.
Reprodução
Reprodução

2. Vasco

Em 1957, o Vasco foi à Europa disputar o Torneio de Paris e encarou na final o poderoso Real Madrid, que já naquela época tinha um elenco estelar e tinha acabado de se sagrar bicampeão europeu. Di Stéfano, Kopa e Gento estavam entre os astros merengues, que acabaram derrotados por 4 a 3, de virada. Com gols de Vavá, Livinho e dois Válter Marciano, o Vasco conquistava o título e vencia o Real Madrid pela última vez - nos quatro jogos seguintes, empatou um e perdeu três, incluindo a final do Mundial de 1998.
Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube

3. Palmeiras

A final do Troféu Ramón de Carranza de 1975 opôs o Palmeiras, de Ademir da Guia e Leivinha, ao Real Madrid, de Breitner e Vicente del Bosque. O alviverde venceu até com certa facilidade. Com gols de Edu, Leivinha e Itamar, o Palmeiras abriu 3 a 0 no começo do segundo tempo. Breitner descontou, mas foi só. O Palmeiras venceu por 3 a 1 e fez o Real de freguês - em 1969, já tinha vencido os merengues por 2 a 0 no mesmo torneio. O terceiro e último jogo entre os dois times foi em 1994, com vitória espanhola por 3 a 2 no Trofeu Santiago Bernabéu.
Reprodução
Reprodução

4. Fluminense

A decisão do terceiro lugar do Troféu Teresa Herrera de 1985 foi um passeio do Fluminense para cima do Real Madrid. Washington e Assis fizeram os gols da vitória tricolor por 2 a 0, e Romerito ainda perdeu um pênalti. O time carioca era o campeão brasileiro na época, e o Real Madrid contava com nomes como Butragueño e Hugo Sánchez. No ano seguinte, os dois times voltaram a se enfrentar e os merengues deram o troco: vitória por 2 a 0 no Torneio Ciudad de la Linea.
Reprodução
Reprodução

5. São Paulo

A única goleada de um time brasileiro para cima do Real Madrid pertence ao São Paulo, que fez 4 a 0 na final do Troféu Ramón de Carranza de 1992. No mesmo ano da conquista do Mundial, o time comandado por Telê Santana humilhou o Real de Luis Enrique, Hierro e Zamorano com dois gols de Müller, um de Raí e um de Elivélton. Em 1996, o São Paulo voltou a colocar o Real Madrid na roda: vitória por 3 a 0 em amistoso no Pacaembu. Em seis jogos contra os merengues, o tricolor paulista venceu quatro e empatou dois.
Jorge Araújo/Folha Imagem
Jorge Araújo/Folha Imagem

6. Santos

Em 1996, o ídolo Giovanni foi vendido ao Barcelona, e o Santos organizou um jogo de despedida contra o Real Madrid. Pouco mais de dois mil pagantes foram ver o amistoso na Vila Belmiro. O Real comandado por Fabio Capello tinha Redondo, Guti, Rincón, Milla e Zamorano. Mas o Santos venceu por 2 a 0, com gols de Camanducaia e Jamelli. Foi a única vitória santista em três jogos contra os merengues.
Reprodução
Reprodução

7. Flamengo

A última vitória de um time brasileiro sobre o Real Madrid foi do Flamengo, pela semifinal do Troféu Palma de Mallorca de 1997. O rubro-negro venceu por 3 a 0, fora o baile. O Real já tinha craques como Raúl, Seedorf e Roberto Carlos. Mas o Flamengo venceu com gols de Sávio, Lúcio e Maurinho. Pena que, na final, acabou derrotado pelo Mallorca e ficou com o vice. Mas o Flamengo já tinha sido campeão do torneio em 1978, justamente sobre o Real Madrid: vitória por 2 a 1 na decisão.
AP/Inácio Teixeira
AP/Inácio Teixeira

BÔNUS: Corinthians

O Corinthians nunca venceu o Real Madrid - foram dois jogos e dois empates. Mas fez um dos jogos mais marcantes de um time brasileiro contra o gigante espanhol, e que ainda está vivo na memória de muita gente. O empate por 2 a 2 abriu caminho para a vaga na final e foi um jogaço com direito a gol de placa de Edilson, depois de uma caneta em Karembeu. O "Capetinha" fez os dois gols do Corinthians, e o francês Anelka fez os dois gols do Real Madrid diante de 55 mil pessoas no Morumbi.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos