Mundial de Clubes 2017

Dá para o Grêmio sonhar? 7 vitórias de brasileiros sobre o Real Madrid

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters, Divulgação

Grêmio e Real Madrid se enfrentam neste sábado pela segunda vez na história. O único jogo entre eles foi um amistoso em 1961, e os espanhóis venceram por 4 a 1. A decisão do Mundial será o 39º duelo dos merengues contra times do Brasil, e o retrospecto é levemente favorável a eles: 15 vitórias, 10 empates e 13 derrotas - uma delas para um time que não está nem na Série D. Veja a seguir os clubes brasileiros que já superaram o Real: 

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

1. Portuguesa-RJ

O simpático time da Ilha do Governador está no seleto grupo dos brasileiros que já derrotaram o Real Madrid. O jogo histórico aconteceu em 1969, na entrega da faixa do tricampeão espanhol no Santiago Bernabéu. Era para ser uma festa merengue, mas faltou combinar com a Lusa. O ponta-direita Miguel fez dois gols logo no primeiro tempo, e o time da casa perdeu por 2 a 1 diante de 50 mil torcedores em seu estádio. A Portuguesa carimbou a faixa do Real, e o feito histórico é comemorado até hoje pelo clube.
Reprodução
Reprodução

2. Vasco

Em 1957, o Vasco foi à Europa disputar o Torneio de Paris e encarou na final o poderoso Real Madrid, que já naquela época tinha um elenco estelar e tinha acabado de se sagrar bicampeão europeu. Di Stéfano, Kopa e Gento estavam entre os astros merengues, que acabaram derrotados por 4 a 3, de virada. Com gols de Vavá, Livinho e dois Válter Marciano, o Vasco conquistava o título e vencia o Real Madrid pela última vez - nos quatro jogos seguintes, empatou um e perdeu três, incluindo a final do Mundial de 1998.
Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube

3. Palmeiras

A final do Troféu Ramón de Carranza de 1975 opôs o Palmeiras, de Ademir da Guia e Leivinha, ao Real Madrid, de Breitner e Vicente del Bosque. O alviverde venceu até com certa facilidade. Com gols de Edu, Leivinha e Itamar, o Palmeiras abriu 3 a 0 no começo do segundo tempo. Breitner descontou, mas foi só. O Palmeiras venceu por 3 a 1 e fez o Real de freguês - em 1969, já tinha vencido os merengues por 2 a 0 no mesmo torneio. O terceiro e último jogo entre os dois times foi em 1994, com vitória espanhola por 3 a 2 no Trofeu Santiago Bernabéu.
Reprodução
Reprodução

4. Fluminense

A decisão do terceiro lugar do Troféu Teresa Herrera de 1985 foi um passeio do Fluminense para cima do Real Madrid. Washington e Assis fizeram os gols da vitória tricolor por 2 a 0, e Romerito ainda perdeu um pênalti. O time carioca era o campeão brasileiro na época, e o Real Madrid contava com nomes como Butragueño e Hugo Sánchez. No ano seguinte, os dois times voltaram a se enfrentar e os merengues deram o troco: vitória por 2 a 0 no Torneio Ciudad de la Linea.
Reprodução
Reprodução

5. São Paulo

A única goleada de um time brasileiro para cima do Real Madrid pertence ao São Paulo, que fez 4 a 0 na final do Troféu Ramón de Carranza de 1992. No mesmo ano da conquista do Mundial, o time comandado por Telê Santana humilhou o Real de Luis Enrique, Hierro e Zamorano com dois gols de Müller, um de Raí e um de Elivélton. Em 1996, o São Paulo voltou a colocar o Real Madrid na roda: vitória por 3 a 0 em amistoso no Pacaembu. Em seis jogos contra os merengues, o tricolor paulista venceu quatro e empatou dois.
Jorge Araújo/Folha Imagem
Jorge Araújo/Folha Imagem

6. Santos

Em 1996, o ídolo Giovanni foi vendido ao Barcelona, e o Santos organizou um jogo de despedida contra o Real Madrid. Pouco mais de dois mil pagantes foram ver o amistoso na Vila Belmiro. O Real comandado por Fabio Capello tinha Redondo, Guti, Rincón, Milla e Zamorano. Mas o Santos venceu por 2 a 0, com gols de Camanducaia e Jamelli. Foi a única vitória santista em três jogos contra os merengues.
Reprodução
Reprodução

7. Flamengo

A última vitória de um time brasileiro sobre o Real Madrid foi do Flamengo, pela semifinal do Troféu Palma de Mallorca de 1997. O rubro-negro venceu por 3 a 0, fora o baile. O Real já tinha craques como Raúl, Seedorf e Roberto Carlos. Mas o Flamengo venceu com gols de Sávio, Lúcio e Maurinho. Pena que, na final, acabou derrotado pelo Mallorca e ficou com o vice. Mas o Flamengo já tinha sido campeão do torneio em 1978, justamente sobre o Real Madrid: vitória por 2 a 1 na decisão.
AP/Inácio Teixeira
AP/Inácio Teixeira

BÔNUS: Corinthians

O Corinthians nunca venceu o Real Madrid - foram dois jogos e dois empates. Mas fez um dos jogos mais marcantes de um time brasileiro contra o gigante espanhol, e que ainda está vivo na memória de muita gente. O empate por 2 a 2 abriu caminho para a vaga na final e foi um jogaço com direito a gol de placa de Edilson, depois de uma caneta em Karembeu. O "Capetinha" fez os dois gols do Corinthians, e o francês Anelka fez os dois gols do Real Madrid diante de 55 mil pessoas no Morumbi.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos