Liga dos Campeões 2016/17

Dani Alves, De Gea, James e Bale: o que o mercado reserva para Real e Juve

Do UOL, em São Paulo

  • Paul White / AP

    James e Bale em ação; antes intocáveis, os dois podem sair após o título da Liga

    James e Bale em ação; antes intocáveis, os dois podem sair após o título da Liga

A Liga dos Campeões nem bem acabou, mas tanto o campeão Real Madrid quanto a vice Juventus já pensam na próxima temporada. E a ação das duas equipes no mercado de transferências deve ser grande. No Real, o banco de reservas do técnico Zinedine Zidane deve sofrer uma revolução – existe até a possibilidade de saída de Gareth Bale. Na Juve, existem esforços para se reforçar o meio-campo e sondagens em jogadores-chave, como brasileiro Daniel Alves. Veja o que pode acontecer:

Javier Barbancho/Reuters
Javier Barbancho/Reuters

Gareth Bale vai para Manchester?

O atacante deveria ser a grande estrela da final da Champions em Cardiff. Afinal, é uma das estrelas do Real Madrid, buscava seu segundo título do torneio e jogava, pela primeira vez, uma decisão europeia na cidade em nasceu. Mas sua temporada foi marcada por lesões e, fora de forma, perdeu a vaga entre os titulares para o espanhol Isco. Em baixa na Espanha, ele ainda tem muito prestígio na Inglaterra, onde o técnico José Mourinho parece muito interessado em leva-lo para o Manchester United.
Yuri Kadobnov/AFP Photo
Yuri Kadobnov/AFP Photo

De Gea chega para o gol do Real?

Quando o croata Mandzukic acertou uma meia-bicicleta e marcou o gol mais bonito da decisão, toda a torcida do Real Madrid lembrou do nome do goleiro do Manchester United. David de Gea já ficou muito perto de trocar a Inglaterra pelo Real, mas os documentos do negócio não chegaram a tempo e a troca (por Keylor Navas) acabou cancelada. Nas últimas semanas, muitos veículos da imprensa, tanto de Espanha quanto Inglaterra, voltaram a falar no assunto, mas um negócio, agora, deve sair caro para os espanhóis: o Manchester pode pedir até 70 milhões de libras (quase R$ 300 milhões) por seu camisa 1.
Francisco Seco/AP Photo
Francisco Seco/AP Photo

Para onde vai James Rodriguez?

O colombiano, que chegou em Madri como uma das estrelas da Copa do Mundo de 2014, não deve ficar. Após uma discussão com Zinedine Zidane há algumas semanas, ele foi sendo cada vez menos usado e, na decisão da Champions, foi até cortado do banco de reservas. A ascensão de Isco, hoje titular, e dos jovens Asensio e Lucas Vázquez também tiraram espaço do colombiano. O Chelsea e o Manchester United aparecem como candidatos para a contratação do meia. E, ironicamente, também a Juventus e o Milan parecem ter interesse no jogador.
VALERY HACHE/AFP
VALERY HACHE/AFP

Daniel Alves interessa ao Chelsea

Desde que chegou à Juventus, Daniel Alves transformou o jogo da equipe, aumentando a importância das jogadas pela ponta e diminuindo a pressão nos meio-campistas. Muita gente percebeu a sua influência e o brasileiro, que chegou em baixa à Itália, agora virou coqueluche no mercado. Nesta semana, por exemplo, surgiram notícias de que o Chelsea estava interessado no jogador ? para a sua posição, o técnico Antonio Conte conta apenas com o camaronês Moses, que foi um dos jogadores que mais evoluíram na temporada.
REUTERS/Stephane Mahe
REUTERS/Stephane Mahe

Fabinho, do Monaco, vai para a Juventus?

E, se Daniel Alves pode sair, um outro brasileiro pode chegar. Fabinho, volante do Monaco, é um dos nomes. Seu empresário, o ex-Barcelona Deco, disse que o jogador tem carinho pelo time italiano e não descartou uma negociação. Quem olha para o elenco italiano entende o interesse. Durante toda a temporada, foi justamente na posição de volante que o técnico Maximiliano Allegri mais sofreu, rodando Hernanes (hoje na China), Lemina, Marchisio e o venezuelano Rincón até fixar Khedira e Pjanic na função. Além disso, caso Daniel Alves saia, Fabinho também pode ser usado no lado direito, já que começou a carreira na lateral.
REUTERS/Andrea Comas
REUTERS/Andrea Comas

O futuro de Morata é no Real Madrid?

O espanhol Morata é uma das grandes interrogações do marcado de meio de ano na Europa. O jogador, que fez sucesso na Juventus, voltou para o Real e foi o vice-artilheiro do time na temporada, mesmo sendo reserva de Benzema. Mesmo com pressão para colocá-lo no time, Zinedine Zidane nunca negou que ele prefere seu compatriota como centroavante. Com isso, uma série de times está atrás do jogador. O Manchester United, mais uma vez, mostrou interesse (já que Ibrahimovic está lesionado e ainda não renovou o contrato). O maior interessado, porém, parece ser o Milan, impulsionado pelo dinheiro dos novos donos chineses. No entanto, o próprio jogador negou a saída para o Milan.
Giorgio Perottino/Reuters
Giorgio Perottino/Reuters

Bonucci fica na Juventus?

Outro jogador titular da Juve que pode movimentar o mercado é Bonucci. Muita gente falou que ele era o alvo preferido de Antonio Conte para o Chelsea antes da contratação de David Luiz, mas o italiano seguiu na Itália. Na Inglaterra, muita gente ainda acredita que o time londrino deve tentar novamente contratar o zagueiro. As notícias, porém, ainda não tem muita força.
Valerio Pennicino/Getty Images
Valerio Pennicino/Getty Images

Brasileiros reservas seguem em seus times?

Outros dois brasileiros que estavam na final, mas não entraram em campo, também podem movimentar o mercado de Real e Juve. O goleiro Neto, reserva de Buffon, interessa a clubes italianos, como o Napoli ? que deve perder o espanhol Reina. Um indício de que ele pode estar de saída é a sondagem da Juve ao goleiro da Roma, Szczesny. No Real, o brasileiro Danilo, que nunca se firmou em Madri, também já foi sondado por times italianos ? um deles foi a Inter de Milão.
Reuters / Peter Nicholls
Reuters / Peter Nicholls

Real vai trazer um novo galáctico?

Para terminar, existe sempre a questão sobre quem vai ser próxima a estrela do futebol mundial que o Real Madrid vai contratar. A última foi, justamente, o colombiano James Rodriguez, que não deu certo. O clube já ficou perto de contratar o gabonês Aubameyang, do Borussia Dortmund, mas o artilheiro da Bundesliga parece mais perto, atualmente, do PSG. O argentino Dybala, da Juventus, também interessa, mas ele dificilmente deixará Turin. Outra possibilidade é a chegada de Eden Hazard, do Chelsea, também um alvo antigo. Nenhum deles, porém, parece muito perto do Santiago Bernabeu.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos