Del Piero? Maradona? Relembre especulações famosas que não vingaram no BR

Do UOL, em Santos (SP)

  • Alessandro Garofalo/Reuters

    Craque italiano Del Piero chegou a ser sondado pelo Flamengo

    Craque italiano Del Piero chegou a ser sondado pelo Flamengo

Na última segunda-feira (8), Julio Brant, eleito presidente do Vasco da Gama de acordo com as últimas decisões da Justiça, encontrou-se recentemente com Samuel Eto'o e iniciou um projeto para trazer o camaronês. Ainda não se sabe se a negociação será concretizada, mas o próprio Eto'o já esteve envolvido em especulações no futebol brasileiro, quando, em 2015, chegou a ser cogitado como reforço do São Paulo.

Fato é que muitas estrelas do futebol nacional e internacional já foram especuladas nos clubes brasileiros, sendo que a maioria das especulações não se transformaram em contratações. Ronaldo no Palmeiras, Del Piero no Flamengo, Drogba no Corinthians e até Maradona no Santos. Confira a lista que o UOL Esporte separou para você:

ESTRELAS QUE FORAM ESPECULADAS EM TIMES DO BRASIL

REUTERS/Eddie Keogh
REUTERS/Eddie Keogh

Corinthians

O Corinthians viveu uma frustração na temporada 2017 antes mesmo de começar a brigar por títulos. Ainda em janeiro, o clube sonhou com a contratação de Didier Drogba, mas viu o marfinense recusar a transferência ao futebol brasileiro e acertar com o Phoenix Rising, dos Estados Unidos. Em 2011, Seedorf foi o alvo da vez, antes de sua passagem pelo Botafogo. O então presidente Andrés Sanchez chegou a dizer que o holandês tinha um pré-contrato com o Corinthians. Ronaldinho Gaúcho, em 2016, Sissoko, no ano passado, e até mesmo Zidane, em 2009, também chegaram a ser especulados no clube alvinegro.
AFP PHOTO / SAJJAD HUSSAIN
AFP PHOTO / SAJJAD HUSSAIN

Flamengo

O craque italiano Del Piero foi sondado pelo Flamengo em 2012. Depois, em 2013, o clube carioca voltou a tentar o atacante, com ajuda de Zico. Em entrevista, o próprio jogador confirmou a procura do Fla, mas disse que preferiu ficar no Sydney FC por conta do compromisso que já havia assumido com a equipe australiana. Pouco antes da Copa de 2014, o nome de Balotelli foi ventilado no Fla. E bem antes, em 1999, o argentino Batistuta foi especulado depois que o Fla acertou com a empresa de marketing esportivo ISL, que prometia investir pesado no clube. Nenhuma delas vingou.
Darren Staples/Reuters
Darren Staples/Reuters

Santos

O alemão Schweinsteiger, o francês Ribéry, o italiano Totti e o marfinense Yaya Touré foram alguns nomes sugeridos por Dorival Júnior aos dirigentes do Santos, no início do ano passado. Em alguns deles, a diretoria até fez uma consulta, mas viu que era impossível a contratação. "Seria muito mais uma chamada de atenção no mundo. A minha ideia e que eu tentei passar para a diretoria do Santos é que o Santos voltasse a ter um jogador com projeção mundial", disse o treinador sobre a indicação de Schweinsteiger. Voltando bem mais no tempo, o Santos tentou contratar Maradona em duas oportunidades: 1995, com a ajuda do Rei Pelé, e 1998, com apoio da Unicor, mas não deu certo por questões financeiras.
Oliver Weiken-19.jun.2010/EFE
Oliver Weiken-19.jun.2010/EFE

Atlético-MG

Um dos casos mais famosos de craques do futebol mundial que 'quase' pararam no Brasil, o atacante Anelka foi anunciado como jogador do Atlético-MG em abril de 2014 pelo então mandatário do clube, Alexandre Kalil, que usou o Twitter para divulgar o "acerto" com o atleta de 35 anos. Dez dias depois, o Galo desistiu da contratação, alegando demora para o desembarque do atacante. O atleta, por sua vez, gravou um vídeo para explicar que nunca tinha negociado com Kalil a transferência para o time brasileiro. Já no ano passado, o Atlético-MG foi um dos clubes a que o francês naturalizado malinês Sissoko foi oferecido, mas o negócio não andou.
France Presse
France Presse

Palmeiras

Muito antes de defender o Corinthians e antes mesmo de conquistar o penta com o Brasil, em 2002, Ronaldo Fenômeno - que na época defendia a Inter de Milão - foi cogitado para defender o Palmeiras. A ideia partiu da Pirelli, que chegou a patrocinar o clube alviverde (ainda patrocina o time italiano) e teve Ronaldo como garoto-propaganda. Da Inter, porém, Ronaldo foi para o Real Madrid, em agosto de 2002. Ronaldinho Gaúcho, em 2011, Riquelme, em 2013, e Andrea Pirlo, por quem a torcida até chegou a fazer uma campanha para a contratação, em 2015, foram outras estrelas especuladas no clube alviverde, além, claro, de Maradona, em 1992, com a parceira Palmeiras-Parmalat.
AP
AP

Fluminense

No começo de 1999, o Fluminense, por meio do presidente David Fischel, cravou que o goleiro Preud`Homme defenderia o clube. O arqueiro belga, uma das estrelas da Copa do Mundo de 1994, esteve no Rio de Janeiro e até deu entrevistas em português. Mas o Benfica, dono do passe do atleta de 39 anos, vetou a transferência ao não liberar Preud`Homme. No mesmo ano, o italiano Nicola Berti também ficou perto do Flu, mas o jogador acabou acertando com o Alavés, da Espanha. Guti, ex-Real Madrid, foi outro jogador que foi cogitado no Fluminense, isso em 1997, quando ainda era uma promessa de 20 anos.
AFP PHOTO / Eduardo Munoz Alvarez
AFP PHOTO / Eduardo Munoz Alvarez

São Paulo

Em 2010, o então auxiliar Milton Cruz admitiu que o São Paulo tentou contratar o astro David Beckham, que defendia o Los Angeles Galaxy. A negociação, porém, não avançou. Cinco anos depois, foi a vez de o camaronês Samuel Eto'o ser especulado no clube do Morumbi. Os cartolas admitiram interesse, mas disseram que desistiram do negócio por considerarem ruim o desempenho do jogador na temporada de 2014.
AP Photo/Nelson Antoine
AP Photo/Nelson Antoine

Vasco

Em 2010, o Vasco chegou a procurar empresários para saber da possibilidade de contratar o atacante Cabañas. De acordo com a diretoria na época, a situação não evoluiu porque ele queria disputar a Libertadores - ele defendia o América-MEX. Outro que poderia ter vestido a camisa do Vasco é Thierry Henry, hoje torcedor declarado do clube cruzmaltino. O jogador, que já recebeu algumas camisas personalizadas do Vasco, foi alvo de uma campanha da torcida, mas não adiantou. Já em 2015, Eurico Miranda chegou a dizer que o Vasco estava bem próximo de contratar Ronaldinho - em percentuais, 90% avançado, nas palavras do próprio presidente. Dias depois, Eurico desistiu oficialmente do craque.
REUTERS/Dani Cardona
REUTERS/Dani Cardona

Grêmio

O Grêmio coleciona uma série de 'namoros' com estrelas mundiais. Assim como o Corinthians, o clube gaúcho chegou a ir atrás de Didier Drogba, em 2013. O atacante, de fato, considerou a possibilidade de atuar no Brasil. Mas o Shangai Sheshua, da China, atravessou a conversa e com uma proposta superior a R$ 3 milhões por mês barrou o sonho gremista. Os italianos Christian Vieri, Luca Toni e Materazzi, o uruguaio Diego Lugano e o argentino Riquelme também já foram especulados no clube tricolor.
Juca Varella / Folha Imagem
Juca Varella / Folha Imagem

Botafogo

Três craques brasileiros campeões mundiais já estiveram na mira do Botafogo. O primeiro foi Rivaldo, ainda em 2003, em negociação que envolveu até uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro para tentar contratar o meia. Em 2006, foi a vez de o clube alvinegro buscar patrocinadores para bancar a chegada de Denílson, que na época estava no Bordeaux, da França. Já no fim de 2009, o Bota pensou em Ronaldinho para reforçar a equipe, mas não houve sucesso na tentativa.
Best Photo Agency & C / Pier Gia
Best Photo Agency & C / Pier Gia

Internacional

Além de Corinthians e Atlético-MG, o francês Sissoko também foi oferecido ao Internacional no começo do ano passado. O Colorado, porém, temia a adaptação de um jogador que desconhecia o futebol sul-americano. Poderia ter problemas de compreensão do idioma e também analisou questões salariais. Concluiu que não seria um negócio interessante e não avançou.
Getty Images
Getty Images

Cruzeiro

A primeira possibilidade da contratação de Riquelme pelo Cruzeiro nasceu da sugestão do técnico argentino José Pekermann, que na época (2010) negociava para comandar o clube celeste. Como não houve acordo com o jogador, o treinador também não acertou. Dois anos depois, Cruzeiro e Riquelme mais uma vez negociaram e, novamente, não deu certo.
AFP PHOTO / Alejandro
AFP PHOTO / Alejandro

Bahia

O meia Romagnoli chegou até a se pronunciar através da TV oficial do Bahia para explicar que não acertou com o clube nordestino por 'questões familiares'. O jogador assinou até um pré-contrato e chegou a um acordo financeiro com o clube tricolor por conta da quebra contratual com o Bahia. Houve até recepção com festa no aeroporto de Salvador.
Nelson Antoine/AP Photo
Nelson Antoine/AP Photo

Sport

O Sport foi mais um dos diversos times que estiveram na lista de prováveis destinos de Juan Román Riquelme no Brasil. Foi em 2014. Diretoria rubro-negra e representantes do argentino mantiveram contato especialmente depois que ele anunciou a saída do Boca Juniors. Segundo a imprensa pernambucana, Riquelme chegou a fazer algumas exigências ao clube rubro-negro, mas depois sequer respondeu à proposta oficial feita pelo Sport.
AP Photo/Dmitri Lovetsky
AP Photo/Dmitri Lovetsky

Coritiba

O Coritiba chegou a negociar com Ronaldinho Gaúcho no início do ano passado. Soltou até uma nota oficial quando as conversas foram encerradas, com o seguinte título: 'Coxa desiste de contratação depois de comunicado sobre a inviabilidade da agenda de R10 com o projeto alviverde'.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos