Topo

Esporte


Disputa City x Liverpool e outras 7 brigas que agitam reta final na Europa

Andrew Yates/Reuters
Imagem: Andrew Yates/Reuters

Do UOL, em São Paulo

2019-05-03T04:00:00

03/05/2019 04h00

A temporada europeia está perto fim e três dos principais torneios nacionais já tem campeões definidos. Mas os títulos do Barcelona (Espanhol), PSG (Francês) e Juventus (Italiano) estão longe de tirar as emoções das últimas rodadas na Europa. Além de disputa acirrada na Inglaterra, Alemanha e Portugal, vagas em competições e lutas pelo rebaixamento farão com que muitos jogos peguem fogo.

Veja as disputas ainda em aberto nas ligas nacionais da Europa

  • Phil Noble/Reuters

    Liverpool x Manchester City

    É a disputa que mais mobiliza a atenção do público. A duas rodadas do fim do Campeonato Inglês, a vantagem é do Manchester City, que para levantar a taça precisa manter a vantagem de um ponto nos duelos contra Leicester (em casa) e Brighton (fora). Já o Liverpool torce por um tropeço rival enquanto encara, na sequência, Newcastle (fora) e Wolverhampton (casa). Com 91 pontos, o time já tem a melhor campanha de sua história no Inglês, e mesmo assim o tabu de 29 anos no torneio nacional pode permanecer.

  • Glyn KIRK / AFP

    Disputa acirrada por Champions

    A polarização na briga pelo título, porém, não tira a graça de outra disputa que está quente no Campeonato Inglês: a pelas outras duas vagas na próxima Liga dos Campeões. Com 70 pontos, o Tottenham está em vantagem e se garante com mais uma vitória. Chelsea (68), Arsenal (66) e Manchester United (65) vêm na sequência, sendo que dois destes quatro times de ponta da Inglaterra ficarão fora da principal competição europeia - caso também não se garantam via título da Liga Europa ou da Liga dos Campeões. Não há nenhum confronto direto marcado, mas cada jogo envolvendo essas equipes será decisivo nas duas rodadas finais.

  • REUTERS/Thilo Schmuelgen

    Título em aberto na Alemanha

    Em uma temporada atípica do Campeonato Alemão, Bayern de Munique, Borussia Dortmund e RB Leipzig disputam as três rodadas finais ainda com chances de título. A vantagem é do Bayern, que, com 71 pontos, depende apenas de suas forças para garantir mais uma conquista. Com dois pontos de desvantagem, o Borussia Dortmund tenta se recuperar de derrota em casa na última rodada e torce contra o rival para enfim quebrar a hegemonia de seis anos do time de Munique. O RB Leipzig tem sete de desvantagem e precisa secar muito para ser campeão. Porém, um confronto direto em casa contra o Bayern na penúltima rodada é um alento.

  • REUTERS/Rafael Marchante

    Benfica e Porto: cabeça a cabeça pelo título

    Em uma disputa acirrada, Benfica e Porto decidem nas últimas três rodadas o título do Campeonato Português. A vantagem do time lisboeta é de apenas dois pontos e a tabela não apresenta nenhum grande desafio (Portimonense e Santa Clara em casa e Rio Ave fora). Para o Porto, além de torcer por um tropeço do rival, um duelo contra o Sporting Lisboa na última rodada reserva mais dificuldades. Com oito pontos de desvantagem para o líder, o Sporting tem chances remotas de título.

  • Andrew Couldridge/Reuters

    Ajax na briga não só na Champions

    Em vantagem na semifinal da Liga dos Campeões após bater o Tottenham por 1 a 0 em casa, o Ajax divide as suas atenções também no Campeonato Holandês. Afinal, o time que tem encantado a Europa está empatado com o seu maior rival, o PSV, com 80 pontos na liderança. O Ajax tem a vantagem nos critérios de desempate, mas qualquer tropeço nas duas rodadas finais pode ser fatal. O time de Amsterdã encara o Utrecht (em casa) e o De Graafschap (fora), enquanto o PSV encara o AZ (fora) e o Heracles (casa).

  • Marco Bertorello/AFP

    Milan ameaçado de ficar fora de mais uma Champions

    Segundo maior campeão da história da Liga dos Campeões com sete conquistas, o Milan está ameaçado de ficar mais um ano ausente da competição. Atualmente na sétima colocação do Campeonato Italiano, fora inclusive da zona de classificação para a Liga Europa, o clube tem quatro rodadas para se sobressair entre os times que ainda seguem na disputa das últimas duas vagas em aberto. Juventus (88) e Napoli (70) já estão garantidos, restando uma briga intensa entre Inter de Milão (62), Atalanta (59), Roma (58), Torino (56), Milan (56) e Lazio (55).

  • Gonzalo Fuentes/Reuters

    Monaco na luta contra rebaixamento na França

    Há duas temporadas o Monaco ficou com o título do Campeonato Francês, mas a realidade de hoje é bem diferente para o time do Principado. Na 16ª colocação com 33 pontos, o time que chegou a rivalizar com o PSG nesta década está na 16ª colocação, apenas duas acima da zona do rebaixamento. A quatro rodadas do final, o Monaco luta contra o descenso com uma pequena margem para erro, tendo no momento quatro pontos a mais do que o Caen, o 18º colocado.

  • @LUFC/Twitter

    "El Loco" Bielsa tentando subir o Leeds

    O Leeds não faz parte da Premier League, mas a busca por uma vaga na elite pelo time comandado por Marcelo Bielsa tem mobilizado as atenções. O tradicional time está afastado da primeira divisão do Campeonato Inglês há 15 anos e ocupa a 3ª colocação a uma rodada do final da Championship. A vaga direta, reservada aos dois primeiros, já está fora do alcance, mas o time disputará os playoffs em busca da última vaga contra West Bromwich, Aston Villa e uma última equipe que será definida no domingo.

Mais Esporte