Eliminatórias na Europa têm 'hino compartilhado' e quebra de tabu histórico

Do UOL, em São Paulo

Algumas das principais seleções da Europa entraram em campo nesta sexta-feira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. E, a despeito das vitórias fáceis de França e Portugal em casa, muita coisa chamou atenção também às seleções menores do continente.

Na Grécia, a partida dos donos da casa contra o Chipre teve um hino nacional só. Na Estônia, os anfitriões deixaram Gibraltar ainda na espera de uma vitória. E na Letônia, a zebra galopou: as Ilhas Faroe voltaram a vencer um jogo de eliminatórias fora de casa depois de 15 anos.

Confira o que de melhor aconteceu nos gramados europeus nesta sexta-feira.

O que rolou nos jogos da Europa?

Yorgos Karahalis/AP Photo
Yorgos Karahalis/AP Photo

Grécia e Chipre 'empatam' no hino; na bola, gregos vencem

A Grécia recebeu o Chipre pelo Grupo H e venceu sem sustos por 2 a 0, com gols de Mitroglou e Manolas. A curiosidade da partida, porém, ficou para antes do pontapé inicial: em caso único no mundo, os dois países compartilham o mesmo hino nacional, o Imnos is tin Eleftherian (em português, ?Hino à Liberdade?); desta forma, a canção foi executada apenas uma vez antes do jogo, sendo cantada pelos atletas das duas equipes.
Gibraltar FA/Divulgação
Gibraltar FA/Divulgação

Gibraltar: à procura de uma vitória

Não foi desta vez que Gibraltar conquistou uma vitória em um jogo oficial. Nesta sexta-feira, a equipe insular visitou a Estônia pelo Grupo H e perdeu por 4 a 0 - Mattias Kaeit (dois), Konstantin Vassiljev e Sergei Mosnikov marcaram. A partida foi a 21ª da equipe desde sua filiação à Uefa em 2013; deste então, conquistou uma vitória (1 a 0 sobre Malta, em um amistoso em 2014), três empates e 16 derrotas.
Ints Kalnins/Reuters
Ints Kalnins/Reuters

Vitória histórica (mais uma) das Ilhas Faroe

A seleção das Ilhas Faroe não tem muitas vitórias no currículo; por isso, qualquer resultado positivo é sempre acompanhado de uma estatística curiosa. Nesta sexta-feira, a equipe visitou a Letônia e venceu por 2 a 0, com gols de Sonni Nattestad e Joan Simun Edmundsson. Foi a primeira vitória dos faroeses como visitantes em eliminatórias para Copa do Mundo em mais de 15 anos ? a última havia sido em 24 de março de 2001, quando a equipe visitou Luxemburgo e fez 2 a 0.

Holanda confirma favoritismo; Suíça sofre, mas vence

Nos demais jogos desta sexta-feira pelas eliminatórias, poucas zebras. No Grupo A, a Holanda venceu Belarus por 4 a 1, com dois gols de Quincy Promes, enquanto a Suécia venceu Luxemburgo fora de casa por 1 a 0. No Grupo B, o mesmo de Portugal, a Suíça visitou a Hungria e venceu por 3 a 2, graças a um gol de Valon Behrami já nos acréscimos. No Grupo H, a Bélgica recebeu a Bósnia-Herzegovina e passeou: 4 a 0.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos