Fàbregas, Piqué e mais cinco do Barça: Como seria a seleção da Catalunha

Do UOL, em São Paulo

  • Lluis Gene/AFP

    Gerard Piqué em ação pelo Barcelona; jogador nasceu na Catalunha

    Gerard Piqué em ação pelo Barcelona; jogador nasceu na Catalunha

Em meio à violenta repressão ao referendo separatista da Catalunha, Gerard Piqué, ativista pela independência da comunidade autônoma, se emocionou em entrevista concedida após a vitória do Barcelona por 3 a 0 sobre o Las Palmas. O jogador cogitou deixar a seleção espanhola caso seja considerado um problema para a equipe nacional.

Mas e se Piqué ajudasse a Catalunha a obter sucesso na causa e transformasse a comunidade em país independente? Como ficaria a nova seleção nacional? Ao lado de Sergi Busquets e Cesc Fàbregas, o zagueiro provavelmente seria uma das referências técnicas da equipe, que poderia ser montada com seis jogadores do Barcelona.

Veja, a seguir, como poderia ficar a seleção catalã de futebol.

Fotopress/Getty Images
Fotopress/Getty Images

Goleiro: Casilla

Não confunda com Iker Casillas, ídolo do Real Madrid: Kiko Casilla, goleiro de 31 anos de idade, defende o clube da capital espanhola desde 2015, quando assinou contrato de cinco temporadas. Apesar de ser reserva, já defendeu a "Fúria" em uma partida, jogando como reserva em amistoso contra a Alemanha em 2014.
Josep Lago/AFP
Josep Lago/AFP

Lateral-direito: Vidal

Aos 28 anos de idade, Aleix Vidal defende o Barcelona desde 2015, tendo vencido o Campeonato Espanhol uma vez e a Copa do Rei duas vezes como opção para a lateral-direita do clube. Defendeu a seleção da Espanha em uma partida amistosa contra a Costa Rica em 2015, quando ainda defendia as cores do Sevilla.
Juan Medina/Reuters
Juan Medina/Reuters

Zagueiro: Piqué

Jogador do Barcelona desde 2008, Gerard Piqué defende a seleção espanhola desde 2009. Hoje aos 30 anos de idade, tem os títulos da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012 a serviço da Fúria, sendo um dos destaques da vencedora geração do país.
(Divulgação/Borussia Dortmund)
(Divulgação/Borussia Dortmund)

Zagueiro: Bartra

Revelado no Barcelona, Marc Bartra defende as cores do Borussia Dortmund desde 2016. Zagueiro de 26 anos de idade, o jogador já disputou 12 partidas pela seleção espanhola de futebol, que defende desde 2013.
Francisco Seco/AP
Francisco Seco/AP

Lateral-esquerdo: Alba

Aos 28 anos de idade, Jordi Alba, que defende o Barcelona desde 2012, é um dos destaques da geração espanhola que venceu a Eurocopa de 2012. O lateral canhoto defende a seleção do país desde 2011, acumulando 55 jogos e seis gols com a camisa da "Fúria".
Francisco Seco/AP Photo
Francisco Seco/AP Photo

Volante: Busquets

Revelado no Barcelona, Sergio Busquets defende o clube catalão desde 2007 e seria uma das referências técnicas da Catalunha. O jogador de 29 anos de idade é um dos destaques da Espanha, já que defende a equipe nacional desde 2009 e soma 99 jogos e dois gols pela "Fúria". Foi campeão da Copa do Mundo de 2010 e pela Eurocopa de 2012.
AP Photo/Emilio Morenatti
AP Photo/Emilio Morenatti

Meio-campista: Sergi

Revelado pelo Barcelona, o versátil Sergi Roberto, que pode jogar também como lateral-direito, defende o clube catalão desde 2009. Hoje aos 25 anos de idade, já tem um gol em três partidas pela seleção espanhola, tendo sido convocado pela primeira vez no ano passado.
GLYN KIRK/AFP
GLYN KIRK/AFP

Meio-campista: Fàbregas

Hoje aos 30 anos de idade, Cesc Fàbregas seria forte candidato à camisa 10 da seleção catalã. Jogador do Chelsea desde 2014, o meio-campista tem 15 gols em 110 jogos pela Espanha, que o convocou pela primeira vez em 2006. Foi campeão da Copa do Mundo em 2010 e da Eurocopa em 2008 e 2012.
Miguel Riopa/AFP
Miguel Riopa/AFP

Ponta-direita: Tello

Revelado pelo Espanyol e com passagem pelo Barcelona, Cristian Tello, de 26 anos de idade, foi adquirido em definitivo pelo Real Betis para a temporada 2017/2018. Depois de jogar a Olimpíada de 2012 pela Fúria, foi convocado uma vez para a seleção principal em 2013, jogando como titular em amistoso contra o Equador. Desde então, não foi mais chamado.
Alex Caparros/Getty Images
Alex Caparros/Getty Images

Ponta-esquerda: Deulofeu

Revelado pelo Barcelona, Gerard Deulofeu foi contratado em definitivo pelo clube catalão antes da temporada 2017/2018 graças à cláusula de recompra presente em seu contrato com o Everton. O jogador defende a seleção espanhola desde 2014 e, em quatro jogos pela equipe nacional, marcou um gol.
Matthias Schrader/AP
Matthias Schrader/AP

Centroavante: Bojan

Mais um jogador revelado pelo Barcelona, Bojan Krkic, de 27 anos de idade, foi emprestado pelo Stoke City para o Alavés para a temporada 2017/2018. Em 2008, quando ainda defendia as cores do clube catalão, jogou uma partida pela Espanha contra a Armênia, sua única pela Fúria até hoje.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos