Com 4 formações distintas no Brasileiro, Palmeiras sofre sem Cleiton Xavier

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

Cleiton Xavier está fora da partida contra o Grêmio e desfalcará o Palmeiras pela segunda partida seguida na temporada. Além disso, o Palmeiras pode ter uma novidade entre os titulares no confronto com o Grêmio, nesta quinta-feira, no Pacaembu: Moisés é o favorito para ganhar uma vaga na equipe alviverde.

Se isso acontecer, o Palmeiras terá a quinta formação diferente no meio-campo e ataque. Até aqui, em quatro rodadas, o primeiro time do técnico Cuca no Brasileirão, liderada por Cleiton Xavier, teve o melhor desempenho. Na ocasião, a equipe alviverde venceu o Atlético-PR por 4 a 0 no Allianz Parque.

Nesta quinta, de acordo com o treinador palmeirense, Dudu será mantido entre os titulares. Com Gabriel Jesus garantido na equipe, restam duas vagas para três jogadores: Alecsandro, Moisés e Róger Guedes. A tendência é que Cuca opte por um atacante na área. Com isso, Moisés pode ser escalado no lugar de Róger.

"Tem chance de Ele ser titular, existe a possibilidade. Não gosto que o jogador saiba que vai jogar ou sair pela imprensa. Amanhã (quarta) a gente testa a equipe e põe em prática. Com ou sem Moisés temos de fazer uma partida equilibrada, contra a equipe do momento no Brasileiro", disse Cuca.

Na última partida, sem Cleiton à disposição, o treinador optou pela entrada de Dudu como meio-campista centralizado. O time alviverde trocou menos passes em relação à partida da estreia (passou de 519 para 364), além de ter finalizado menos (nove vezes contra 12 na vitória sobre o Atlético-PR). Os números são do Footstats.

Confira as opções testadas por Cuca

Cesar Greco/Ag Palmeiras
Cesar Greco/Ag Palmeiras

Róger Guedes, Cleiton Xavier, Gabriel Jesus e Barrios

Palmeiras 4 x 0 Atlético-PR

Na estreia do Brasileirão, Cuca escalou Cleiton Xavier por dentro, com Róger pelo lado direito e Gabriel Jesus pela direita. Barrios atuou na referência. No segundo tempo, entraram Moisés, Rafael Marques e Alecsandro. Com essa formação, o Palmeiras teve a maior posse de bola no Brasileirão e o maior número de finalizações.

Passes: 519
Passes certos: 477 (91% de acerto)
Posse de bola: 61%
Lançamentos: 40
Cruzamentos: 27
Finalizações: 12
Cesar Greco/Ag Palmeiras
Cesar Greco/Ag Palmeiras

Róger Guedes, Cleiton Xavier, Gabriel Jesus e Alecsandro

Ponte Preta 2 x 1 Palmeiras

Barrios, contundido, deixou o time para a entrada de Alecsandro. Cleiton, Róger e Gabriel Jesus foram mantidos no time. Com dificuldades no primeiro tempo, Moisés e Rafael Marques entraram. Cleiton voltou a atuar por 90 minutos depois de 11 meses. Número de passes continuou alto, mas a equipe abusou dos cruzamentos.

Passes: 462
Passes certos: 415 (89% de acerto)
Posse de bola: 60%
Lançamentos: 38
Cruzamentos: 37
Finalizações: 11
Cesar Greco/Ag Palmeiras
Cesar Greco/Ag Palmeiras

Róger Guedes, Cleiton Xavier, Dudu e Gabriel Jesus

Palmeiras 2 x 0 Fluminense

Cuca tirou o centroavante do time e escalou um ataque leve, com Dudu, Róger e Gabriel Jesus. Cleiton voltou a atuar, mas foi substituído no intervalo da partida. Na etapa final, Cuca colocou Alecsandro na área e Moisés no meio-campo. O Palmeiras, dessa forma, conseguiu construir o placar. Nesse confronto, o Palmeiras chegou ao maior número de finalizações.

Passes: 320
Passes certos: 285 (89% de acerto)
Posse de bola: 57%
Lançamentos: 51
Cruzamentos: 26
Finalizações: 15
Cesar Greco/Ag Palmeiras
Cesar Greco/Ag Palmeiras

Róger Guedes, Dudu, Gabriel Jesus e Alecsandro

São Paulo 1 x 0 Palmeiras

Mais uma formação diferente, dessa vez com Alecsandro na área e Dudu no meio-campo, por dentro, com Róger e Gabriel Jesus pelos lados. Palmeiras encontrou dificuldades. Cuca, dessa forma, tentou mudar o cenário ao colocar Moisés e Rafael Marques. Time alviverde teve a menor posse de bola em quatro rodadas.

Passes: 364
Passes certos: 319 (87% de acerto)
Posse de bola: 49%
Lançamentos: 26
Cruzamentos: 19
Finalizações: 9

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos