Kannemann não foi primeira opção: quem o Grêmio já tentou para a zaga

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio está muito perto de anunciar a contratação do argentino Walter Kannemann. Com 25 anos, o jogador está analisando o contrato enviado pelo clube gaúcho na última terça-feira. Mas ele não foi o primeiro alvo da equipe. Altas pedidas e concorrência da Europa inviabilizaram outros negócios com clubes do exterior. 

A concorrência com o mercado estrangeiro é dura. Só pela corrida contra europeus, dois jogadores já foram descartados: Zambrano e Mas. Além disso, clubes do Brasil ou mesmo a dificuldade de conseguir liberação também fizeram o Tricolor recuar. 
 
Respaldado pelas últimas atuações do setor de retaguarda, o Grêmio espera fechar o melhor negócio ainda nesta semana. Confira uma lista de jogadores que o Tricolor tentou contratar antes de conversar com Kannemann, mas não conseguiu sempre por motivos financeiros.

Lista de jogadores que não fecharam com o Grêmio

Divulgação/San Lorenzo
Divulgação/San Lorenzo

Emmanuel Mas - San Lorenzo-ARG

O Grêmio via em Mas o predileto para a lateral esquerda. Considerava o jogador com potencial de liderança e ainda qualidade para contribuir em jogadas ofensivas. Mas não foi somente o Tricolor que pensou desta forma. O Besiktas, da Turquia, indicou que faria uma proposta ao San Lorenzo pelo jogador. O Grêmio, em contrapartida, enviou até a argentina seu vice de futebol, Alberto Guerra, para apresentar o projeto de compra imediatamente. Mas por conta das cifras mais interessantes, os diretores do clube para o qual torce o Papa Francisco preferiram esperar e forçaram a desistência gaúcha.
Juan Mabromata/AFP
Juan Mabromata/AFP

Carlos Augusto Zambrano - Eintracht Frankfurt-ALE

O peruano Zambrano foi o primeiro nome procurado pela direção do Grêmio para reforçar o sistema defensivo. Analisado há mais de um ano, o jogador que atua no futebol alemão poderia chegar e resolver o problema atestado no primeiro semestre imediatamente. Contudo, clubes europeus atravessaram as conversas e fizeram o atleta esperar propostas na Europa. Até porque seu salário era considerado muito alto para os padrões do clube e seria necessário um pagamento considerável ao Entriacht Frankfurt para firmar negócio. Na última segunda-feira, ele foi anunciado pelo Rubin Kazan, da Rússia.
AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA
AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA

Diego Polenta - Nacional-URU

Um dos destaques do Nacional na Libertadores, Diego Polenta provocou mobilização na direção gremista. Um série de ligações ao empresário do jogador e aos dirigentes do Nacional tentaram de toda forma fechar negociação para chegada dele a Porto Alegre. Contudo, o clube se negou a cogitar sua saída por menos de R$ 17 milhões por ele. O Tricolor tentou parcelar o valor, mas ouviu outro não como resposta. Acabou desistindo.
REUTERS/Agustin Marcarian
REUTERS/Agustin Marcarian

Alejandro Donatti - Rosario Central/Flamengo

Antes de ir para o Flamengo - negociação que está prestes a ser oficializada - o zagueiro Alejandro Donatti também foi tentado pelo Grêmio. A direção do clube, porém, considerou caro pagar R$ 5 milhões por um jogador de 29 anos e preferiu recuar na investida. Trabalhou em cima de outros nomes e descartou o jogador.
Michael Sohn/AP Photo
Michael Sohn/AP Photo

Felipe Trevisan - Hannover-ALE

Felipe Trevisan foi um dos nomes apresentados à direção do Grêmio como possibilidade de contratação. O zagueiro de 29 anos era apreciado pela imposição na bola aérea, já que mede 1,93 de altura. No entanto, o clube sequer formalizou proposta por ele porque considerou perigoso o fato do atleta ter disputado poucos jogos nas duas últimas temporadas.
Site oficial do Hamburgo
Site oficial do Hamburgo

Cléber - Hamburgo-ALE

Cléber era desejo do antigo comando do futebol gremista. O jogador, contudo, tem salários altos no Hamburgo e atua com certa frequência. Para repatriar o ex-corintiano, o Tricolor precisaria arcar com altos valores, pois ele ainda tem quatro anos de contrato por lá. Ao receber tais informações, a direção gremista prontamente desistiu do atleta.
Juliana Flister/Getty Images
Juliana Flister/Getty Images

Jonathan Maidana - River Plate-ARG

Com contrato até 2019 com o River Plate, Maidana, de 30 anos, foi sondado pelo Grêmio ainda na gestão de futebol de Rui Costa. Contudo, o clube preferiu não oferecer proposta de compra ao jogador por acreditar que conseguiria melhor negócio. O River não estava disposto a liberá-lo por empréstimo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos