Brasileirão 2016

Melhor da rodada: Grêmio vê rival abrir e Palmeiras vira melhor ataque

Do UOL, em São Paulo

O fechamento da quinta rodada nesta quinta-feira (2) mexeu com o Brasileirão. O Grêmio perdeu tudo que tinha no Pacaembu: a liderança, a invencibilidade e a única defesa intransponível da competição.

E tudo isso aconteceu em meio a um jogo maluco e cheio de polêmicas. Sinalizador, gol irregular, irritação com a arbitragem. Muita coisa aconteceu no Pacaembu.

Nas outras partidas, Alan Patrick esteve em um daqueles dias que era melhor nem ter saído da cama, enquanto o América-MG passou a sentir o amargo gosto de ser o lanterna da competição.

Veja a lista com o que de melhor aconteceu nesta quinta:

Melhor da rodada

Defesa intransponível dura dois minutos

O Grêmio passou quatro rodadas sem levar um gol, mas o Palmeiras precisou de apenas dois minutos para mudar essa história, com Gabriel Jesus. Apesar de não ter falhado claramente em nenhum gol, o goleiro Bruno Grossi fica marcado pelo fim da invencibilidade da defesa gremista. Esse foi o primeiro jogo dele como titular desde que Marcelo Grohe, dono da posição, deixou o time para servir a seleção na Copa América.

Alan Patrick erra no gol...

A vitória do Flamengo poderia ter sido mais fácil, mas Alan Patrick perdeu um gol incrível. Aos 29 minutos do primeiro tempo, Felipe Vizeu fez grande jogada e tocou para o meia. Sem goleiro, ele chutou para o gol e, em cima da linha, Diego Renan conseguiu afastar. Na sequência, o arqueiro Fernando Miguel se atrapalhou e a bola ficou com Marcelo Cirino, que mandou para fora.

...e longe dele

O dia estava um pouco difícil para Alan Patrick. Além de perder o já citado gol, o meia ainda apanhou da bola. Aos 34 minutos do primeiro tempo, Felipe Vizeu deu um passe muito forte e Alan correu para evitar que ela saísse pela lateral. Ao alcançá-la, o jogador acabou se atrapalhando todo e deixando a bola sair em lateral. O esforço não adiantou de nada...
Ernesto Rodrigues/Folhapress
Ernesto Rodrigues/Folhapress

Grêmio "perde tudo"

Tudo que era do Grêmio no Campeonato Brasileiro agora é do Internacional. Com a derrota do maior rival para o Palmeiras, o time colorado se consolidou na liderança da competição e, de quebra, assumiu o posto de melhor defesa, com apenas um gol sofrido.

Essa doeu

Perto do final do primeiro tempo entre América-MG e Ponte Preta, um momento de preocupação: Fabio Ferreira se chocou de cabeça com Rafael Bastos e ficou caído no chão. O zagueiro, porém, se levantou pouco tempo depois e continuou na partida. Pelo lance, Ferreira levou cartão amarelo, irritando os jogadores da Ponte Preta, que não entenderam a marcação da arbitragem.
Ale Cabral/AGIF
 Ale Cabral/AGIF

Palmeiras vira melhor ataque. Mas não está sozinho

A chuva de gols contra o Grêmio transformou o Palmeiras no time de melhor ataque da competição, com 11 gols, mesmo número do Santa Cruz. E olha que só um desses times conta com Grafite em seu elenco...
Daniel Vorley/AGIF
Daniel Vorley/AGIF

Polêmica com sinalizador...

Logo aos seis minutos de partida, a torcida do Grêmio acendeu sinalizadores no Pacaembu e interrompeu o duelo por cerca de três minutos. Apesar de a fumaça não ter invadido o campo, o árbitro Marielson Alves Silva seguiu a recomendação da CBF e paralisou o jogo até que os sinalizadores fossem apagados.

... e também com o bandeira

Além do sinalizador, outra polêmica marcou a partida entre Palmeiras e Grêmio. Nos acréscimos da primeira etapa, Pedro Geromel desviou de cabeça, a bola bateu no travessão e voltou nos pés de Bressan, que estava impedido. O zagueiro chutou e Giuliano desviou para o fundo das redes de Fernando Prass. O árbitro, no entanto, mandou a partida seguir. Depois do jogo, Cuca absolveu o auxiliar Rodrigo Correa: "além de ótimo bandeira, é uma excelente pessoa. Acontece, que sirva de lição para frente".
TELMO FERREIRA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
TELMO FERREIRA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Um novo lanterna

Cinco rodadas se passaram e, até agora, apenas o América-MG ainda não sentiu o gosto da vitória. Recém-promovido, o time mineiro está na lanterna da competição com apenas dois pontos. Nesta quinta-feira, acabou derrotado dentro de casa para a Ponte Preta, por 2 a 1.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos