Mercado de gols: os atacantes que serão a coqueluche do mercado europeu

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters / Eric Gaillard

Com a temporada do futebol europeu chegando ao fim, o ritmo do mercado da bola começa a aumentar. E a oferta por gols deve estar alta – mesmo com o nome de Zlatan Ibrahimovic ficando de lado após a grave lesão sofrida no joelho. O UOL Esporte listou alguns atacantes que já estão agitando o mercado. Confira:

Phil Noble/Reuters
Phil Noble/Reuters

Aguero (Manchester City)

A chegada de Gabriel Jesus a Manchester fez muita gente pensar em Sergio Aguero como passado no City. Enquanto o brasileiro esteve machucado, porém, o argentino marcou 12 gols em 13 jogos e voltou a mostrar que é um dos grandes atacantes do planeta. A presença do ex-palmeirense, porém, levanta uma questão: existe espaço para ambos no elenco de Pep Guardiola? O PSG acha que não e já começou a sondar o jogador para dividir o ataque com Cavani.
AFP PHOTO / dpa / Friso Gentsch
AFP PHOTO / dpa / Friso Gentsch

Aubameyang (Borussia Dortmund)

O gabonês entra em sua terceira temporada como um dos atacantes mais buscados no mercado. Depois de ter seu nome muito ligado a times da Inglaterra, na temporada passada o grandes interessado era o Real Madrid. Agora, as notícias mais recentes dão conta que é o PSG quem está na frente pelo negócio, que não deve sair barato: o Borussia Dortmund já falou em pedir até 100 milhões de euros pelo atacante.
Ognen Teofilovski/Reuters
Ognen Teofilovski/Reuters

Belotti (Torino)

Um dos mais desconhecidos da lista, Andrea Belotti vai ser comentado por ser um dos artilheiros do Campeonato Italiano e por jogar em um time pequeno. Atacante do Torino, ele já chamou atenção de clubes da Inglaterra e da Espanha. O interesse mais forte é do Manchester United, principalmente após a lesão de Ibrahimovic. O mais engraçado é que ele já falou sobre a sua cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. E disse que não vale tudo isso.
REUTERS/Alessandro Garofalo
REUTERS/Alessandro Garofalo

Dybala (Juventus)

Outro argentino, Paulo Dybala dificilmente deixará a Juventus após renovar recentemente seu contrato com a equipe de Turim. Nada disso, porém, evitará que o nome do jogador seja envolvido em uma série de rumores. Ele já foi ligado ao Real Madrid (que estaria buscando um substituto para Benzema), ao Barcelona (para ser reserva do trio MSN) e ao Manchester United.
Filippo Monteforte/AFP
Filippo Monteforte/AFP

Dzeko (Roma)

Artilheiro do Campeonato Italiano ao lado de Belotti, Edin Dzeko viveu um renascimento desde que Roma. Ídolo da torcida, porém, ele não anda se entendendo com o técnico Luciano Spaletti. Somando isso à força econômica que os dois clubes de Milão ganharam com a entrada dos donos chineses, ele virou um dos alvos para a próxima temporada. O Milan, por exemplo, está em busca de um centroavante e elegeu o bósnio como um dos alvos. O outro é Morata, do Real Madrid.
AFP / PIERRE-PHILIPPE MARCOU
AFP / PIERRE-PHILIPPE MARCOU

Griezmann (Atlético de Madri)

Um dos três melhores jogadores do mundo para a Fifa na temporada passada, o francês segue jogando bem pelo Atlético de Madri. Tanto que o interesse sobre ele só aumentou. O Manchester United é um deles - a imprensa inglesa, aliás, já publicou que o negócio estaria fechado desde 2016, informação que nunca foi comprovada. O outro é o Real Madrid, mas um negócio com os rivais da capital espanhola que voltarão a se encontrar na Liga dos Campeões é improvável.
Robert Pratta/Reuters
Robert Pratta/Reuters

Lacazette (Lyon)

Ele é o único jogador durante a passagem de Ibrahimovic pelo futebol francês a marcar mais gols do que o sueco. Alexandre Lacazette foi artilheiro da Ligue 1 em 2015 e o motivo de seguir jogando no futebol francês, um mercado menor na Europa, é uma prova de como o Lyon tende a complicar a venda de seus talentos. Um dos mais interessados no atacante é o Arsenal, mas o clube londrino ganhou a concorrência de Atlético de Madri e Borussia Dortmund nas últimas semanas.
Reuters / Jason Cairnduff
 Reuters / Jason Cairnduff

Lukaku (Everton)

Artilheiro do Campeonato Inglês, o atacante belga aparece sempre nos noticiários por causa do impasse em suas negociações de contrato. O Everton ofereceu uma renovação, que Lukaku avisou que não vai assinar. Com isso, clubes em busca de um centroavante estão monitorando a situação. O mais interessado é o Chelsea, já que existe a chance que Diego Costa deixe o clube, seja para voltar para o Atlético de Madri ou para aceitar uma oferta milionária da China.
AP Photo/Lionel Cironneau
AP Photo/Lionel Cironneau

Mbappe (Monaco)

O francês tem apenas 18 anos, mas está atraindo a atenção dos gigantes do futebol europeu como um veterano. Graças a atuações consistentes na Liga dos Campeões pelo Monaco, o jovem atacante ganhou valor no mercado e tem pelo menos cinco grandes interessados: o PSG quer enfraquecer o rival, os rivais de Manchester, City e United, o veem como uma grande alternativa para o ataque, e o Real Madrid quer o jogador para ser alternativa para o trio BBC. A novidade é o Arsenal, sempre em busca de um jovem reforço - na sexta-feira, Robert Pires, francês e ex-Arsenal, disse que o clube é o destino da revelação.
Christof Koepsel/Getty Images
Christof Koepsel/Getty Images

Modeste (Colônia)

Certamente o mais desconhecido da lista, o francês Anthony Modeste foi de fracasso na Inglaterra a um dos atacantes mais eficientes do futebol alemão. Nesta temporada, só Aubameyang (Dortmund) e Lewandowski (Bayern) marcaram mais do que ele. Por causa disso, seu futebol começou a ser cobiçado. Até agora, só o West Ham mostrou interesse, mas o número de candidatos a próxima casa do jogador deve começar a crescer assim que os outros nomes dessa lista definirem seus destinos.
REUTERS/Andrea Comas
REUTERS/Andrea Comas

Morata (Real Madrid)

Ninguém entendeu muito bem a contratação de Alvaro Morata pelo Real Madrid na última temporada. A única expicação era econômica, já que o clube espanhol tinha uma cláusula de recompra do jogador e ele foi muito valorizado pela Juventus. O centroavante, porém, passou toda a temporada como reserva e em nenhum momento ameaçou a posição de Benzema. Com a janela de transferências novamente aberta, porém, Morata deve voltar à pauta. Ele é um dos nomes do Chelsea para substituir Diego Costa e também está sendo analisado pelo Milan.
Francisco Seco/AP Photo
Francisco Seco/AP Photo

Neymar (Barcelona)

A situação do brasileiro é parecida com a de Dybala: Neymar acabou de assinar a renovação de contrato com o Barcelona e dificilmente deixará a Catalunha. Mas isso não vai impedir times de buscarem a sua contratação. Nesta semana, por exemplo, os jornais ingleses publicaram que o próprio jogador deu a entender que o Manchester United poderia pagar os 200 milhões de euros da cláusula de rescisão de seu contrato.
AFP / Oli Scarff
AFP / Oli Scarff

Rooney (Manchester United)

Um dos poucos veteranos da lista, Rooney vive uma situação inesperada no Manchester United. Quando José Mourinho avisou que ele não iria mais ser usado no meio-campo, mas teria de brigar por um lugar no ataque, o antigo capitão da seleção inglesa viu seu espaço diminuir no time. Por isso, durante a janela de transferência do meio da temporada, em janeiro, Rooney quase aceitou uma proposta da China. Com a janela novamente aberta, os chineses devem voltar ao ataque. O jogador, porém, pode preferir seguir na Inglaterra - o Everton, onde ele foi revelado, já mostrou interesse.
AFP PHOTO / Odd ANDERSEN
AFP PHOTO / Odd ANDERSEN

Sanchez (Arsenal)

O caso do chileno é parecido com o de Lukaku. Existe um impasse nas negociações de renovação de contrato com o Arsenal e a situação incerta do técnico Arsene Wenger também não ajuda. Com isso, Alexis Sanchez deve se tornar um dos jogadores mais buscados da janela. A imprensa inglesa diz que ele está frustrado no Emirates Stadium mas não quer sair de Londres. O Chelsea, então, ganharia força para contratá-lo. Mas PSG e Bayern de Munique (atrás de opções para as pontas com os constantes problemas de lesão de Ribery, Robben e Douglas Costa) aparecem como alternativas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos