Mourinho está perto do United. Mas veja quem já tentou contratar o técnico

Do UOL, em São Paulo

O português José Mourinho é um dos maiores treinadores da atualidade. Ao lado de Pep Guardiola, o técnico é um dos mais cobiçados pelos maiores clubes que mundo que precisam de alguém para liderar projetos ambiciosos em busca de títulos relevantes.

Desde que iniciou sua carreira no Benfica, em 2000, o treinador já conquistou 26 títulos pelos sete clubes que comandou, sendo duas Ligas dos Campeões e oito campeonatos nacionais. Com um currículo tão vitorioso, Mourinho não deverá começar a temporada 2016/2017 desempregado, mas tem uma condição básica para assumir algum clube.

"Na próxima temporada, vou levar as minhas ideias para onde me queiram muito. Eu gosto de estar onde realmente me querem. É um sentimento que preciso para me doar ao máximo. Depois de alguns meses recarregando as baterias, volto com tudo que tenho para dar e provavelmente até mais. Vai ter que ser um lugar onde me queiram muito para eu poder dar tudo que tenho", revelou o treinador.

Veja os times que manifestaram interesse na contratação do português.

Equipes interessadas em contar com Mourinho

AP Photo/Scott Heppell
AP Photo/Scott Heppell

Manchester United

O Manchester United é comandado atualmente por Louis Van Gaal, mas o holandês sofre forte pressão no cargo e deverá ser demitido ao final da temporada. Diversos jornais europeus já garantiram o acerto do treinador português com o clube inglês. Mourinho nunca escondeu o desejo de comandar o United e ter a oportunidade de rivalizar com Pep Guardiola, que irá treinar o outro time da cidade, o Manchester City, pode ser um incentivo a mais para garantir a contratação do português.
Franck Fife/AFP Photo
Franck Fife/AFP Photo

PSG

O PSG conquistou o Campeonato Francês com várias rodadas de antecedência, mas caiu nas quartas de final da Liga dos Campeões. Por isso, o trabalho do técnico Laurent Blanc é questionado dentro do clube, que vê a equipe sem competitividade no cenário europeu, e o presidente, Nasser Al Khelaifi, cogitou a possibilidade de contratar o técnico português. No entanto, segundo o jornal britânico Sky Sports, Mourinho teria interrompido as conversas por já estar acertado com o Manchester United.
Efe
Efe

Real Madrid

O técnico José Mourinho foi treinador do Real Madrid entre 2010 e 2013. Neste período, o treinador conseguiu garantir o título do Campeonato Espanhol, mas fracassou na missão de conquistar a Liga dos Campeões. Na atual temporada, o Real Madrid contratou e demitiu o técnico Rafa Benítez e atualmente aposta em Zinedine Zidane, que faz sua primeira temporada como treinador. Após a má fase vivida pelo clube no Espanhol, foi cogitado o retorno do “Special One” para o Santiago Bernabeu. Todavia, a classificação para a semifinal da Liga dos Campeões deu um gás a mais para o técnico francês seguir no comando do clube, pelo menos até o final da temporada.
Juan Carlos Cárdenas / EFE
Juan Carlos Cárdenas / EFE

Valencia

Recentemente, o Valencia foi adquirido por Peter Lim, bilionário de Cingapura que resolveu investir no clube espanhol. Por isso, o clube tem projetos ambiciosos para as próximas temporadas, e parte disso passaria pelo treinador português. Após a passagem frustrada de Gary Neville pelo clube, o magnata de Cingapura ofereceu um salário de 19 milhões de euros (R$ 77,7 milhões) para que Mourinho assumisse o comando técnico da equipe. Apesar do bom relacionamento entre Valencia e Jorge Mendes, empresário de Mourinho, as conversas não foram adiante, mas ainda podem ser retomadas ao final da temporada atual.
Marco Luzzani/Getty Images
Marco Luzzani/Getty Images

Internazionale

O técnico José Mourinho firmou-se como um dos grandes treinadores do mundo em sua primeira passagem pelo clube italiano. Após conquistar a Liga dos Campeões pelo Porto, na temporada 2003/2004, o português não conseguiu repetir o feito no Chelsea, onde acabou demitido mesmo após dois títulos nacionais. Na Inter, Mourinho venceu o Italiano e conquistou a Liga dos Campeões, parando o Barcelona de Pep Guardiola e o Bayern de Louis Van Gaal. Com péssimos resultados desde que o português deixou o clube, o presidente da Internazionale, Massimo Moratti, estaria seriamente tentado a contratar Mourinho para a próxima temporada.
Reprodução/Site oficial do Guangzhou Evergrande
Reprodução/Site oficial do Guangzhou Evergrande

Clubes chineses

Com o aumento das transferências para o futebol chinês na atual temporada, o nome do treinador foi avaliado como ideal para alavancar o esporte no país, assim como o ex-treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari. Contudo, após diversos clubes conversarem com o agente do treinador, Jorge Mendes, Mourinho optou por esperar uma proposta dos grandes centros europeus ao invés de receber milhões de dólares no país asiático.
Harry Trump/Getty Images+
Harry Trump/Getty Images+

Leeds United

Rebaixado para a segunda divisão inglesa há 12 anos, não será nesta temporada que o Leeds voltará à Premier League. Mas o momento ruim não impediu que Massimo Cellino, presidente do clube, propusesse um desafio a José Mourinho. "Se Mourinho tiver coragem, deveria vir aqui e treinar o Leeds. Coloque o Leeds na Premier League e depois na Liga dos Campões. Isso é coragem”, provocou o mandatário do clube.
Koji Watanabe/Getty Images
Koji Watanabe/Getty Images

Seleção da Síria

Mesmo em meio a uma terrível guerra civil, que assola a população há cinco anos, a seleção da Síria traçou planos ousados para contar com os serviços do técnico português. A federação de futebol do país chegou a enviar uma carta para os representantes do técnico questionando o que ele gostaria de ter para assumir a seleção nacional. Entretanto, dias depois da proposta, Muwaffaq Jumaa, maior autoridade do esporte na Síria, emitiu um comunicado oficial dizendo que as circunstâncias do país e a falta de recursos não permitiriam que Mourinho assumisse o clube.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos