Muito antes dos 7 x 1! Veja 10 fatos da maior goleada da história da Copa

Do UOL, em São Paulo

  • AP

    Relatos indicam que a Hungria ainda perdeu cinco chances claras de gol...

    Relatos indicam que a Hungria ainda perdeu cinco chances claras de gol...

Nesta quinta-feira, o torcedor húngaro que tiver boa memória tem algo a comemorar. Afinal, há 35 anos, durante a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, a seleção da Hungria fez história ao construir a maior goleada da competição: 10 a 1 sobre El Salvador.

Problemas na viagem à Espanha, uma clara inferioridade técnica e até um exagero ofensivo do time da América Central explicam um pouco a história dessa goleada. Mas há mais fatos importantes sobre esse jogo, como mostra a lista abaixo.

As curiosidades do jogo

1

Hat-trick de reserva

Laszlo Kiss foi o artilheiro do jogo ao marcar três gols. E ele só entrou na partida aos 11min do segundo tempo. Por isso, seus gols saíram aos 24min, 27min e 31min da etapa final. Ele precisou de sete minutos para se tornar o primeiro reserva a anotar um hat-trick em um jogo de Copa do Mundo.

2

Sobrou ingresso

O Nuevo Estádio de Elche, palco do jogo, tinha capacidade para quase 40 mil pessoas, mas somente 23 mil assistiram à partida, segundo informações oficiais da Fifa. Provavelmente ninguém esperava que aquele duelo entraria para a história.

3

Gol de honra histórico

Se alguém não soubesse o placar do jogo e visse a comemoração de Luis Ramírez Zapata ao fazer o gol de El Salvador aos 19min do segundo tempo, poderia facilmente pensar que aquele gol garantiria um resultado importante. No entanto, a partida já estava 5 a 0 para a Hungria. A festa tinha um motivo: foi o primeiro gol de El Salvador numa Copa do Mundo.

4

Medo de irritar os húngaros

Anos mais tarde, Zapata revelou que alguns de seus companheiros de time pediram para que ele não comemorasse tanto o gol. "Eles tinha medo que a Hungria ficasse irritada e faria ainda mais gols. Mas eu estava feliz e celebrei como se tivéssemos ficado à frente no placar", contou.

5

Podia ter sido mais

A Hungria teve pelo menos mais cinco chances claras naquela partida diante de El Salvador, para desespero do jovem goleiro Ricardo Mora, que tinha 20 anos na época. A sequência mais intensa de gols aconteceu no segundo tempo: em um intervalo de quatro minutos, dos 24 aos 27min, a Hungria fez três gols.

6

Evolução na Copa

Apesar do passeio húngaro na primeira rodada, El Salvador conseguiu evoluir no restante da competição. Não conquistou nenhum ponto, mas sofreu derrotas mais "normais": perdeu por 1 a 0 para a Bélgica e por 2 a 0 para a Argentina, então atual campeã mundial.

7

E os outros jogadores?

Segundo o The Guardian, El Salvador levou só 20 jogadores para a Espanha em vez dos 22 permitidos, sendo que as últimas duas vagas na viagem foram preenchidas por amigos de dirigentes. Quando souberam disso, os jogadores se revoltaram e tentaram levar os dois companheiros que haviam ficado para trás, mas como todos eram amadores, não conseguiram dinheiro suficiente.

8

Atraso e nada de bolas

O time de El Salvador chegou à Espanha só três dias antes da partida contra a Hungria, sua estreia na Copa do Mundo, depois de uma viagem de três dias. De acordo com o The Guardian, os jogadores sequer receberam as 25 bolas oficiais enviadas para cada federação. Assim, tiveram que pedir algumas emprestadas para os húngaros na véspera da partida.

9

Vocação goleadora

Ao estabelecer o recorde de maior goleada da Copa do Mundo, a Hungria superou uma marca própria. Afinal, a vitória pelo placar mais elástico havia sido 9 a 0, registrado em dois jogos: a Hungria sobre a Coreia do Sul, em 1954, e a então Iugoslávia diante do então Zaire, em 1974.

10

Culpa da ansiedade

Para o técnico da Hungria naquele jogo, Kalman Meszoly, a goleada se deveu a uma postura exageradamente ofensiva de El Salvador. "Eles começaram o jogo com pressa para fazer um gol e dar uma felicidade a sua torcida, mas não dá para jogar com tanta ansiedade", analisou ele em 2005, ao El Gráfico.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos