Não é só Ibra e CR7: veja quem são os candidatos a artilheiro da Euro

Do UOL, em São Paulo

Quando o assunto é fazer gols pela seleção, que nomes surgem na cabeça antes da Eurocopa de 2016? Provavelmente os de astros como Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic, Wayne Rooney e Robert Lewandowski. Mas sabia que quem lidera essa lista de artilheiros é um veterano irlandês?

Confira a seguir os 12 jogadores convocados para a Euro com mais gols por suas seleções e descubra – com algumas surpresas – alguns do principais candidatos a artilheiro do torneio, que começa nesta sexta-feira (10), com França x Romênia.

Os maiores artilheiros da Euro 2016

Stu Forster/Getty Images
Stu Forster/Getty Images

12

Mario Mandzukic (Croácia): 24 gols

O centroavante da Juventus tem 24 gols em 66 jogos, com uma média de 0,36 por partida. Fatal no jogo aéreo, ele também tem oportunismo de sobra para aparecer na pequena área e empurrar a bola para as redes. Na Croácia, seu estilo se beneficia da criatividade de meio-campistas como Modric, Rakitic e Kovacic.
AP Photo/Brynjar Gauti
AP Photo/Brynjar Gauti

11

Eidur Gudjohnsen (Islândia): 25 gols

Lembra dele? O veterano atacante foi companheiro de Ronaldinho no Barcelona entre 2006 e 2008 e defendeu também o Chelsea. Hoje, com 37 anos, joga pelo Molde, da Noruega, e é um dos líderes da "melhor Islândia de todos os tempos". Pela seleção, são 25 gols em 84 jogos, uma média de 0,30 por partida.
Alex Livesey/Getty Images
Alex Livesey/Getty Images

10

Andriy Yarmolenko (Ucrânia): 25 gols

O meia-atacante do Dynamo de Kiev tem a mesma quantidade de gols que Gudjohnsen, mas em menos jogos. Com velocidade e habilidade partindo da ponta direita e aproveitando o chute forte de pé esquerdo, Yarmolenko já soma 25 gols em 59 jogos pela Ucrânia, com uma média de 0,42 por partida.
Getty Images
Getty Images

9

Marc Janko (Áustria): 26 gols

Com 1,96 m de altura, é fácil perceber que o forte do experiente Janko está nos gols de cabeça. Referência no ataque de uma equipe surpreendentemente técnica, ele é a esperança de gols da Áustria. O centroavante de 32 anos defende o Basel, da Suíça, e pela seleção tem 26 gols em 54 jogos, com uma média de 0,48 por partida.
Lindasy Parnaby/EFE
Lindasy Parnaby/EFE

8

Mario Gómez (Alemanha): 27 gols

Vindo de uma temporada na qual foi artilheiro do Campeonato Turco pelo Besiktas, Mario Gómez carimbou sua vaga entre os 23 convocados da Alemanha e é um dos três atletas do país nesta lista. O cabeceio certeiro, o chute forte com os dois pés e a presença de área já garantiram a ele 27 gols em 64 jogos na seleção, uma média de 0,42 por partida.
AFP PHOTO / VANO SHLAMOV
AFP PHOTO / VANO SHLAMOV

7

Thomas Müller (Alemanha): 32 gols

Talvez o mais impressionante sobre Müller é que 10 dos gols dele pela Alemanha vieram em Copas do Mundo, nas edições 2010 e 2014. O atacante do Bayern tem um senso de posicionamento excelente dentro da área e muita "estrela" para fazer gols decisivos. Pela seleção, já são 32 gols em 71 jogos, com uma média de 0,45 por partida.
JANEK SKARZYNSKI
JANEK SKARZYNSKI

6

Robert Lewandowski (Polônia): 34 gols

A seleção polonesa pode não empolgar tanto, mas ter um centroavante como Lewandowski é quase uma garantia de gols. O camisa 9 do Bayern é um atacante completo e costuma surpreender os goleiros com finalizações repentinas e certeiras. O capitão da Polônia tem 34 gols em 75 jogos pela seleção, uma média de 0,45 por partida.
REUTERS/Hannibal Hanschke
 REUTERS/Hannibal Hanschke

5

Lukas Podolski (Alemanha): 48 gols

Ele ficou mais famoso na Copa de 2014 pelas interações com torcedores e fotos divertidas em redes sociais do que pelo que fez em campo. Mas Podolski está confirmado no elenco da Alemanha para mais um torneio importante, e ainda por cima é o artilheiro do time entre os 23 convocados. Dono de uma bomba de canhota, o atacante do Galatasaray tem 48 gols em 128 jogos, com média de 0,37 por partida.
Stu Forster/Getty Images
Stu Forster/Getty Images

4

Wayne Rooney (Inglaterra): 52 gols

Capitão, camisa 10 e o maior artilheiro da história da seleção inglesa: o currículo de Rooney não é nada ruim. Apesar de ultimamente ele jogar em uma posição mais recuada no Manchester United, ele não perdeu seu faro goleador, especialmente em chutes de longa distância. São 52 gols em 111 jogos pela Inglaterra, uma média de 0,47 - as sensações Kane e Vardy precisarão correr atrás.
Paulo Duarte/AP
Paulo Duarte/AP

3

Cristiano Ronaldo (Portugal): 56 gols

Sempre candidato a artilheiro em qualquer competição que disputar, a máquina de gols portuguesa também é recordista de gols por sua seleção. Direita, esquerda, cabeça, de longe, de perto, de falta, de pênalti: não tem nenhum caminho para o gol que CR7 não conheça. Por Portugal, o capitão e astro já fez 56 gols em 125 jogos, uma média de 0,45.
DOMINIC STEINMANN/EFE/EPA
DOMINIC STEINMANN/EFE/EPA

2

Zlatan Ibrahimovic (Suécia): 62 gols

Se Ibra não está no topo da lista de gols, como com certeza gostaria, pelo menos ele pode se gabar de ter a melhor média entre todos os concorrentes. São 62 gols em 112 jogos, com uma excelente marca de 0,55 por partida. Astro absoluto da Suécia, ele é o tipo de jogador que pode mudar sozinho o nível de um time, e balançar as redes de praticamente qualquer posição.
PATRIK STOLLARZ / AFP
PATRIK STOLLARZ / AFP

1

Robbie Keane (Irlanda): 67 gols

Nenhum medalhão da Eurocopa tem mais gols por sua seleção que Robbie Keane. O veterano atacante de 35 anos é o maior artilheiro da história da Irlanda e vem mantendo sua forma goleadora no Los Angeles Galaxy, dos EUA, apesar de uma lesão no joelho ter atrapalhado seu ano de 2016. São nada menos que 67 gols em 143 jogos, uma média de 0,47.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos