O que mudou no Palmeiras com as 5 alterações do time de Marcelo Oliveira

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

O Palmeiras teve pouco tempo para se reerguer depois da derrota para o Nacional-URU na Libertadores e a demissão do técnico Marcelo Oliveira. Menos de quatro dias depois dos fatos, o time alviverde, porém, venceu o São Paulo por 2 a 0 no Pacaembu, sob o comando do interino Alberto Valentim.

Mesmo com apenas três treinos desde então, Valentim promoveu cinco mudanças na equipe. Edu Dracena entrou no lugar de Thiago Martins na zaga. No meio-campo, saíram Thiago Santos, Jean e Gabriel Jesus para as entradas de Matheus Sales, Arouca e Allione, respectivamente. No ataque, Cristaldo foi substituído por Alecsandro.

Depois de um primeiro tempo bem inferior ao São Paulo, com a primeira finalização apenas aos 34 minutos, o Palmeiras melhorou na etapa final e conseguiu se mostrar mais efetivo com a nova formação, novamente no 4-2-3-1, em vez do 4-3-1-2 usado por Marcelo nos últimos jogos.

"Mais importante foi que os jogadores conseguiram assimilar rápido o que o Alberto queria. Tivemos treinos com nível de concentração alto, intensidade alta. Conseguimos transportar um pouquinho do que o Alberto nos passou", disse Fernando Prass.

O interino, por sua vez, ressaltou a concentração do time na partida. "Falei (aos jogadores) que teríamos pouco tempo de trabalho, mas que seria intenso. De muita concentração e entrega por parte deles", afirmou Valentim, que voltará à função de auxiliar técnico com a chegada de Cuca.

 

Veja as mudanças do Palmeiras no clássico

Dudu pelo lado esquerdo deu mais rapidez ao time

O camisa 7 voltou a jogar aberto pelos lados do campo depois de sete meses. Com Marcelo Oliveira, o meia-atacante passou a atuar centralizado, em duas formações: o 4-2-3-1 e o 4-3-1-2. Neste domingo, Dudu teve liberdade pela esquerda e chegou a inverter de posição com Allione, passando à direita. De volta ao setor, o atleta se tornou a peça mais importante de ataque, principalmente nas saídas rápidas. Ainda fez gol.

Meio-campo mais compacto, com Robinho e Allione

Robinho voltou a jogar por dentro no meio-campo. Com Marcelo, nas últimas partidas, o meia foi recuado para atuar como volante, ao lado de Thiago Santos e Jean. Centralizado, Robinho deu números finais ao clássico, concluindo uma jogada iniciada por Allione na entrada da área. O meia argentino ainda participou do primeiro gol, pela direita, esticando a bola para Alecsandro na ponta.

Edu Dracena e mais experiência na zaga

O experiente zagueiro de 33 anos não entrava em campo desde 23 de janeiro e disputou sua primeira partida oficial pelo Palmeiras. Com Dracena pela direita da zaga, ao lado de Vitor Hugo, o Palmeiras ganhou experiência em um clássico. Nos últimos jogos, Thiago Martins, de 20 anos, jogou como titular. Com a nova dupla de zaga (Dracena e Vitor atuaram juntos pela primeira vez), o Palmeiras não sofreu gols. Nos amistosos disputados no Uruguai, contra Libertad e Nacional-URU, o time também passou em branco na defesa, com a dupla Edu Dracena e Leandro Almeida.

Meio-campo mais leve com Matheus Sales e Arouca

Os dois jogadores só entraram em campo juntos como titulares uma vez na temporada: justamente na estreia, no amistoso diante o Libertad. Depois da vitória por 2 a 0, Matheus Sales perdeu espaço no time e viu Thiago Santos assumir a posição, quase sempre ao lado de Jean. No clássico, Matheus Sales e Arouca conseguiram dar mais velocidade ao meio-campo, principalmente no segundo tempo.

Alecsandro na vaga de Cristaldo: mais possibilidades

Alecsandro foi elogiado pelo interino Alberto Valentim depois da vitória por 2 a 0. O atacante, de fato, foi bem e substituiu bem Cristaldo, que jogou como titular nas últimas três partidas antes do clássico. Alecsandro prendeu a bola no campo de ataque, executou bem as jogadas de pivô e ainda deu a assistência para o gol de Dudu -- no lance, os dois trocaram de posição, com o meia concluindo a jogada na pequena área.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos