O que Real e Atlético podem fazer para reforçar o time após punição da Fifa

Do UOL, em São Paulo

  • Andres Kudacki/AP

A Fifa determinou nesta quinta-feira uma punição a Real Madrid e Atlético de Madri por conta de irregularidades nas contratações de jogadores menores de idade. Por isso, os dois clubes estão proibidos de jogar com atletas que sejam contratados nas próximas duas janelas de transferências – após a temporada 2015/2016 e no meio da temporada 2016/2017.

Mas o que os dois clubes podem fazer até lá? Os clubes estão proibidos de contratar jogadores? E de mudar de treinadores? Dá para buscar de volta jogador que está emprestado?

Para responder a estas e outras dúvidas, o UOL Esporte destacou algumas informações importantes a respeito da punição. Saiba o que Real e Atlético podem fazer nos próximos 12 meses.

Pode ou não pode?

Reprodução
Reprodução

Os clubes podem contratar jogadores na atual janela?

Sim, podem. Até o dia 1º de fevereiro, os dois clubes ainda podem se reforçar. A punição só vale para as duas próximas janelas - no meio de 2016 e no início de 2017. Por isso, se Florentino Pérez quiser tirar Paul Pogba da Juventus e levá-lo para o Real Madrid, precisará correr contra o tempo.
Helios de la Rubia/Divulgação/Real Madrid
Helios de la Rubia/Divulgação/Real Madrid

Podem trazer de volta jogadores que foram emprestados?

Sim, podem. Tanto Real quanto Atlético de Madri poderão trazer de volta jogadores que foram emprestados, desde que não haja uma contrapartida financeira. Nomes como Lucas Silva (Olympique de Marselha) e Fabio Coentrão (Monaco) podem retornar gratuitamente ao Real, enquanto Léo Baptistão (Villarreal) e Alessio Cerci (Milan) poderiam voltar ao Atlético.
AFP
AFP

Os clubes podem utilizar jogadores da base?

Sim, mesmo aqueles que não ainda não tenham sido aproveitados pelas respectivas equipes profissionais. A punição diz respeito apenas à contratação dos jogadores oriundos de outros clubes. O castigo permite que Real e Atlético se reforcem com atletas de suas filiais.
Alejandro García / EFE
Alejandro García / EFE

Dá para contratar jogador em 2016 e utilizar só depois da sanção?

Sim, e o exemplo vem do Barcelona. Pelo mesmo motivo, o clube foi proibido de utilizar jogadores contratados em 2015. Mesmo assim, contratou Arda Turan e Aleix Vidal, que passaram meses treinando até que pudessem estrear com o fim da punição. Entraram em campo apenas em 2016.
Álex Marin/Divulgação
Álex Marin/Divulgação

Podem contratar jogadoras para o time feminino?

Sim, podem. O comunicado da Fifa divulgado pela Fifa deixa claro que a punição "se aplica a cada clube como um todo - com a exceção de times femininos, de futsal e de beach soccer". Desta forma, por exemplo, o Atlético de Madri pode contratar jogadoras para sua equipe feminina, enquanto o Real Madrid pode buscar reforços para sua equipe de futebol de salão.
Getty Images
Getty Images

Podem vender jogadores?

Sim. Embora não possam contratar, os dois clubes podem vender quaisquer jogadores do elenco atual, inclusive os que estão emprestados. A sanção diz respeito apenas à contratação de atletas.
Francisco Seco/AP
Francisco Seco/AP

Os treinadores são afestados pela sanção?

Não. Os treinadores ficam fora da punição imposta pela Fifa. Ou seja: durante 2016, os dois clubes podem trocar normalmente de técnico. As mudanças na comissão técnica ficam fora da punição imposta pela Fifa.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos