Pelé e Neymar serão homenageados em samba-enredo no Carnaval. Veja outros

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução / Instagram

A escola de samba fluminense Acadêmicos do Grande Rio desfilará na Sapucaí na noite deste domingo (07), e levará à avenida um pouco de futebol. Em trecho do samba-enredo escolhido para 2016, sobre a cidade de Santos, fará homenagem a dois dos maiores ídolos do principal clube local: Pelé e Neymar.

Não é a 1ª vez que o "Rei do Futebol" é citado por uma escola do Carnaval do Rio de Janeiro ou de São Paulo, mas o craque do Barcelona estreará em um grupo seleto de "reverenciados", que já conta com nomes como os de Ronaldo Fenômeno e Zico. Não se lembra de nenhum caso? Então confira alguns abaixo. 

 

Jogadores que viraram sambas-enredo

Arquivo Folha
Arquivo Folha

Nilton Santos, o Enciclopédia - Vila Isabel, 2002



Craque que vestiu apenas duas camisas na carreira, a do Botafogo e da seleção brasileira, o ex-lateral direito Nilton Santos foi homenageado pela Vila Isabel, em 2002, com o samba "O Glorioso Nilton Santos... Sua Bola, Sua Vida, Nossa Vila...".

À época, a Vila Isabel disputava o acesso ao Grupo Especial. Com o vice daquele ano, graças ao equívoco de um jurado que trocou notas, não conseguiu.

Valeu a lembrança, que dizia no refrão: "Bate palma, bate-bola, bate junto bateria / Igualzinho ao Nilton Santos, toca com categoria / É o gingado da baiana, é futebol, samba no pé / A galera já delira, minha Vila dando olé".
Marcelo de Jesus/UOL
Marcelo de Jesus/UOL

Zico, o Galinho de Ouro - Imperatriz Leopoldinense, 2014



Maior ídolo da história do Flamengo, Zico foi protagonista do desfile da Imperatriz Leopoldinense, também do Rio de Janeiro, em 2014. O samba "Arthur X: O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz" levou a escola à 5ª colocação naquele ano.

Zico foi à Sapucaí, em carro abre-alas. O refrão dizia: "Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ô / O show começou / Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ô / Um canto de amor / Imperatriz me faz reviver / Zico faz mais um para gente ver".
Jorge Araújo/Folhapress
Jorge Araújo/Folhapress

A primeira vez do Rei - Barroca Zona Sul, 2003



Pelé foi homenageado em 2003 pela escola Barroca Zona Sul, de São Paulo, que voltava à elite do Carnaval da cidade depois de oito anos. E não deu sorte.

Além de o Rei do Futebol não ter comparecido ao desfile, a escola amargou a lanterna da disputa daquele ano, com o samba "De Três Corações à Coroação. Quem Sou Eu? Rei Pelé".

A competição, no entanto, não teve escolas rebaixadas, devido a um incêndio no barracão da Unidos do Peruche.
Daniel Marenco/Folhapress
Daniel Marenco/Folhapress

Ronaldo, o Fenômeno - Tradição, 2003



Logo depois do pentacampeonato mundial com a seleção brasileira, Ronaldo, artilheiro da Copa, foi homenageado pela Tradição, do Carnaval do Rio de 2003.

Com o samba "O Brasil é Penta, o R é 9 - O Fenômeno Iluminado", a escola correu risco de queda, mas se livrou, apesar da penúltima colocação.

Ronaldo teve problema de saúde e não foi ao desfile. O refrão dizia: "É bola na rede / A nossa tradição / É bola na rede / É penta campeão"
Avener Prado/Folhapress
Avener Prado/Folhapress

E mais uma vez Ronaldo - Gaviões, 2014



Se Ronaldo não foi na primeira homenagem recebida, compareceu na segunda, promovida pela Gaviões da Fiel, em 2014. E disse ter ficado "rouco de tanto cantar".

O samba "R9 - O Voo Real do Fenômeno" lembrou desde a infância do ex-jogador em Bento Ribeiro até, é claro, a passagem e os títulos pelo Corinthians.

O desfile da escola não impressionou os jurados, e ela ficou apenas em 10º
Marco Antônio Teixeira/ UOL
Marco Antônio Teixeira/ UOL

Pelé e Neymar juntos - Grande Rio, 2016



O samba-enredo da Grande Rio, "Fui no Itororó Beber Água, Não Achei. Mas Achei a Bela Santos, e por Ela me Apaixonei" cita a dupla no seguinte trecho:

"ê, menino bom de bola / no destino deu olé (olé, olé) / o atleta consagrado / majestade é nosso Rei Pelé / cavalheiro da paz e da magia / na corte tem Neymar / ousadia e alegria.

A escola, 4ª a desfilar no domingo, promete trono a Pelé e Bola de Ouro a Neymar.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos