De quem o Grêmio quer fugir na Libertadores e o que fazer para isso

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio tem aquele discurso batido antes das oitavas de final da Libertadores. Diz que não se pode escolher adversário quando o objetivo é ser campeão. Mas a ideia é, sim, tentar escapar de um confronto mais duro nas oitavas. Para isso, é necessário um bom resultado diante do Toluca nesta terça-feira (19) às 21h45 (horário de Brasília), na Arena (ouça também a análise de Vitor Birner e Erich Beting sobre o Grêmio no Tabelinha: clique aqui). 

A meta gremista é evitar brasileiros, mexicanos, o Atlético Nacional, da Colômbia, e, se der, River e Boca. É complicado escapar de tanta gente. Mas com um pouco de sorte e uma vitória, metade dos possíveis adversários já caem da relação. 
 
"Não podemos escolher adversário. Temos que entrar com tudo contra o Toluca, vencer e ver o que será melhor na próxima fase. Não há jogo fácil na Libertadores", disse o zagueiro Fred. 
 
Certo é que o time gaúcho irá avançar como segundo no grupo 6. Já não tem como passar o Toluca. Mas ser um dos melhores ou um dos piores vice-líderes muda tudo no enfrentamento, já que o regulamento da Libertadores faz uma escala entre os primeiros e os segundos para propor os duelos. 
 
Confira o que fazer e para quem torcer para evitar os oponentes indesejados no caminho gremista. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X TOLUCA
Data e hora: 19/04/2016 (Terça-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Gustavo Murillo (COL)
Auxiliares: Wilmar Navarro e Alexander León (ambos colombianos)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Fred, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Maicon, Walace, Giuliano e Douglas; Luan e Bobô. 
Técnico: Roger Machado
TOLUCA: Liborio Sánchez; Óscar Rojas, Christian Pérez, Jordan Silva e Diego Aguilar; Velasco, Trejo, Carlos Esquivel, Lucas Lobos e Nicolas Saucedo; Omar Arellan.
Técnico: Saturnino Cardozo
 

QUEM O GRÊMIO TENTA EVITAR NAS OITAVAS DE FINAL

Raul ARBOLEDA / AFP
Raul ARBOLEDA / AFP

ATLÉTICO NACIONAL

Para não pegar o Atlético Nacional basta ao Grêmio vencer o Toluca. Sendo assim, se torna inalcançável por times como Independiente Santa Fé (ou Cerro Porteño) e Huracán (ou Sporting Cristal). Além de contar que o time sensação da atual edição da Libertadores complete sua boa campanha com um resultado positivo.
Luis Acosta/AFP
Luis Acosta/AFP

PUMAS

Para evitar os mexicanos do Pumas o Grêmio precisa vencer o Toluca. Caso empate ou perca, ainda tem alguma chance de terminar como penúltimo segundo colocado, que poderia significar duelo com os mexicanos.
Bruno Cantini/Atlético MG/Divulgação
Bruno Cantini/Atlético MG/Divulgação

ATLÉTICO-MG

Antes do jogo desta terça, o Atlético-MG seria o adversário gremista. Mas para evitar Robinho e companhia, os gaúchos precisam de um empate contra o Toluca. Sendo assim, passa Nacional-URU, Independiente del Vale e Deportivo Táchira. Além de se tornar inalcançável pelo Huracán (ou Sporting Cristal).
MARIA CALLS/AFP
MARIA CALLS/AFP

TOLUCA

Se o Grêmio vencer o Toluca, dependeria de dois resultados paralelos para pegar os mexicanos. Se empatar, a chance reduz para praticamente zero. Se perder, outros dois resultados paralelos ameaçam o objetivo de fuga dos mexicanos.
AP Photo/Ricardo Mazalan
AP Photo/Ricardo Mazalan

CORINTHIANS

Vencendo o Toluca, o Grêmio passa o Deportivo Táchira, o Nacional-URU e o Independiente del Vale. Dependendo de Racing e São Paulo, ficaria entre as três melhores campanhas de vice-líderes. Aumentando a chance de pegar o Corinthians, que tem 10 pontos e pega o Cobresal. Dependerá do resultado do Timão, do Boca Juniors e do River Plate.
AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
 AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

RIVER E BOCA

O único cenário que o Grêmio poderá pegar River Plate ou Boca Júniors é vencer o Toluca e contar com tropeços de São Paulo ou Racing. O Boca, ainda, não poderia vencer o Deportivo Cali. Ou o River ser surpreendido pelo Trujillanos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos