Quem será o novo técnico do Barcelona? Conheça candidatos ao cargo

Do UOL, em São Paulo

  • Paul Gilham/Getty Images

    Derrota para o Paris Saint-Germain selou destino: Luis Enrique deixará o Barça

    Derrota para o Paris Saint-Germain selou destino: Luis Enrique deixará o Barça

A derrota por 4 a 0 para o Paris Saint-Germain pela Liga dos Campeões da Europa foi decisiva para deteriorar de vez a relação entre entre Barcelona e o técnico Luis Enrique. Se havia dúvidas a respeito de sua permanência no clube, o próprio técnico fez questão de esclarecer: deixará o cargo ao fim da temporada 2017/2018.

A notícia, é claro, abriu espaço para especulações de todos os tipos. Desde a metade de fevereiro, a imprensa europeia já vem especulando nomes que, diante de determinados critérios, podem ocupar a vaga na temporada 2017/2018.

Entre os cogitados, há nomes experientes, ascendentes, de grife, iniciantes… Só não há uma certeza sobre o nome do futuro técnico do Barcelona.

Você sabe quem será o técnico do Barcelona? Quer arriscar um palpite? O UOL Esporte apresenta aqui os principais candidatos:

Os candidatos ao Barcelona

Jorge Guerrero/AFP Photo
Jorge Guerrero/AFP Photo

Jorge Sampaoli

De acordo com o jornal Daily Telegraph, o argentino "lidera a disputa para substituir Luis Enrique como técnico do Barcelona". Embora tenha contrato com o Sevilla até 2018, Sampaoli é visto com bons olhos no futebol europeu, especialmente após os resultados conquistados à frente da seleção do Chile. Questionado em janeiro se continuará no clube na próxima temporada, o técnico despistou: "Não sei".
Lluis Gené/AFP Photo
Lluis Gené/AFP Photo

Ernesto Valverde

É o atual técnico do Athletic Bilbao. Segundo a imprensa da Catalunha, o treinador está negociando sua permanência no time de Bilbao, mas poderia mudar de ideia caso surja uma oferta do Barcelona. Pesa a favor de Valverde a experiência em competições nacionais e internacionais.
AFP PHOTO / Paul ELLIS
AFP PHOTO / Paul ELLIS

Ronald Koeman

Segundo jornais como Daily Mirror (Inglaterra) e Sport (Espanha), o holandês Ronald Koeman está entre os candidatos ao cargo. Atual treinador do Everton, atuou como zagueiro do Barcelona entre 1989 e 1995, além de assistente técnico de Louis Van Gaal no clube entre 1998 e 2000. O vínculo com o clube catalão pode pesar na decisão.
Michael Steele/Getty Images
Michael Steele/Getty Images

Mauricio Pochettino

O argentino, de acordo com o jornal britânico Daily Mail, também está na briga. Atualmente à frente do Tottenham. A publicação afirma que Pochettino "pode ser tentado pelo clube mais icônico do mundo". No entanto, ele mesmo tratou de esfriar o boato: "estou no Tottenham, muito feliz, e tenho mais quatro anos de contrato".
FC Barcelona/Divulgação
FC Barcelona/Divulgação

Gerard López

Meio-campista do próprio Barça entre 2000 e 2005, Gerard se aposentou dos gramados em 2011. Desde 2015, está à frente do Barcelona B - cargo ocupado nos últimos anos por nomes como Pep Guardiola (2007 a 2008) e Luis Enrique (2008 a 2011). O retrospecto pode pesar.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos