Sete motivos explicam a queda de rendimento no Barcelona, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters

    Barcelona perdeu mais uma e agora corre risco de perder o Campeonato Espanhol

    Barcelona perdeu mais uma e agora corre risco de perder o Campeonato Espanhol

O Barcelona perdeu os últimos quatro jogos. O péssimo cenário era algo inimaginável no início de ano. O time sobrava em campo, dava espetáculo e já fazia planos para uma nova tríplice coroa. A derrota contra o Valencia, em casa, domingo, 2 a 1, escancarou o esgotamento físico e técnico do elenco.

Vários fatores pesam nesta queda vertiginosa do Barça em abril. O jornal espanhol Sport listou alguns contratempos enfrentados. Compromissos com seleções, problemas na Justiça, e excessos cometidos "na vida social" aumentaram o desgaste e cobrança.

O time foi eliminado na Liga dos Campeões e agora corre risco de ser ultrapassado no Campeonato Espanhol. O Barça está empatado em pontos com o Atlético de Madri (vantagem já foi superior a 10 pontos).

REUTERS/Vincent West
REUTERS/Vincent West

Falta de rodízio no elenco

Luis Enrique não é adepto a rodízios no elenco. O time principal raramente é poupado, muito por conta da diferença abissal entre titulares e reservas. Com pouco descanso, o trio MSN caiu sensivelmente de produção. Messi, por exemplo, ficou cinco jogos sem marcar um gol, o que não ocorria desde 2010.

O Barcelona emplacou competições seguidas sem promover o rodízio no elenco. O Sport criticou até a presença do Barça no Mundial de Clubes. O clube ameaçou não disputar, mas foi convencido pela Fifa a seguir para o Japão e utilizar força máxima.
@neymarjr_rafaella.fc/Instagram
@neymarjr_rafaella.fc/Instagram

Neymar pede folga para ir à festa da irmã

O Barcelona era líder disparado do Espanhol. A larga diferença sobre os demais possibilitou a comissão técnica a liberar Neymar para viajar ao Brasil. O motivo: o atacante queria ir à festa de aniversário da irmã, Rafaella. Antes de sacramentar sua ida ao Brasil, Neymar recebeu cartão amarelo no início da semana, que o vetou para a partida do fim de semana. Luis Enrique autorizou a viagem relâmpago de Neymar, mas antes consultou os líderes do elenco. Foi entendido que a liberação não traria impacto negativo. Desde que retornou ao elenco, Neymar não apresentou rendimento do início da temporada.
Rafael Ribeiro/CBF
Rafael Ribeiro/CBF

Rusga entre Barça e CBF

A participação de Neymar na Copa América e Jogos Olímpicos provocou uma disputa entre CBF e Barcelona. A entidade brasileira quer o atacante nos dois torneios. O Barça avisa que liberará para apenas uma competição. A CBF enviou documentos pressionando o Barça a rever sua posição. A indecisão persiste.
AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO
AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO

Justiça investiga Neymar, Messi e Mascherano

Messi e Mascherano têm de explicar à Justiça problemas relacionados ao fisco. O camisa 10 do Barça comparecerá ao Tribunal no dia 31 de maio, acusado de delito fiscal de 4,1 milhões de euros. Mascherano foi condenado a doze meses de prisão, revertido em multa.

Neymar enfrenta três processos na Justiça brasileira, além de problemas jurídicos na Espanha. Em uma das ações no Brasil, Neymar teve bloqueado R$ 188 milhões por suposta sonegação fiscal.
Reuters / Albert Gea
Reuters / Albert Gea

Piqué inflamou o elenco do Real Madrid com seu Periscope

Gerard Piqué usou e abusou do aplicativo Periscope (que faz transmissão ao vivo pelo celular). O mote dos vídeos quase sempre tinha um alvo: o Real Madrid. Catalão, o zagueiro fez ironias com o Real quando o Barça arrasava em campo. Mas os comentários não caíram bem no Real Madrid, que se reabilitou no Espanhol. Colado ao Barça no torneio nacional, o Real permanece na Liga dos Campeões.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos