Brasileirão 2016

Sete motivos para entender como o Inter foi de sensação à decepção

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação/Internacional

O Internacional não entrou no Campeonato Brasileiro como um dos favoritos, mas nas primeiras oito rodadas virou uma das sensações da competição. O futebol pragmático, as vitórias fora de casa, um time sem estrelas e a defesa sólida catapultaram a equipe. Só que a série atual puxou tudo isso para baixo. São cinco partidas sem vitória.

A viagem da sensação à decepção não tem uma explicação simples, objetiva. O UOL Esporte lista sete motivos que ajudam a entender a queda de rendimento e o 6,6% de aproveitamento obtido nos últimos 15 dias.
 

Os motivos para a queda do Internacional

Bruno Cantini/Atlético-MG
Bruno Cantini/Atlético-MG

Defesa

O carrinho do Inter começou a descer a montanha russa depois da vitória em cima do Atlético-MG, por 2 a 0, em Porto Alegre. Contra o Figueirense, o time levou a mesma quantidade de gols que havia recebido em oito jogos: três. Nos quatro compromissos seguintes, mais seis bolas na rede e adeus status de melhor defesa do campeonato.
Alexandre Lops/AI Internacional/Divulgação
Alexandre Lops/AI Internacional/Divulgação

Erros individuais

Em Santa Catarina, Artur cabeceou para o meio da área e Ferrugem marcou. Diante do Flamengo, Leandro Almeida perdeu duelo com Guerrero e assistiu de perto ao gol de Ederson. Contra o Grêmio, Muriel rebateu chute de Everton e Douglas concluiu para o fundo da rede. Isso sem falar em falhas de marcação que fizeram um dos grandes méritos do time sumir: a solidez e capacidade de aguentar a pressão dos adversários.
Jeremias Wernek/UOL
Jeremias Wernek/UOL

Desfalques

Danilo Fernandes, Paulão, Fabinho, Fernando Bob, Vitinho, Sasha. Durante a sequência sem vitórias, o Inter teve de conviver com inúmeras baixas. A defesa foi quem mais acusou os desfalques, mas no ataque as ausências se fizeram notar. A diferença técnica pesou em duelos contra Coritiba, Botafogo e Flamengo.
Gilvan de Souza / Flamengo
Gilvan de Souza / Flamengo

Desgaste

O incrível aproveitamento de 6,6% (equivalente a um ponto em 15 disputados) é fruto da série de jogos em 14 dias. A maratona gerou um inegável cansaço acumulado no elenco. O tema chegou a ser citado por Argel Fucks depois do revés para o Flamengo. O jogo em Cariacica, Espírito Santo, foi logo depois do duelo com o Botafogo, em Porto Alegre. E em casa, o time precisou correr por quase 60 minutos com um jogador a menos - Fabinho foi expulso.
Ricardo Duarte/SC Internacional
Ricardo Duarte/SC Internacional

Atitude

Contra Botafogo, Flamengo e Grêmio os jogadores saíram de campo com discursos quase idênticos. O resumo pode ser feito com o uso da palavra que apresenta esta tópico. "Perdemos pela nossa atitude no primeiro tempo, temos que rever. E não foi a primeira vez", disse Sasha depois do 3 a 2 em casa. "A gente tem entrado desconcentrado nos jogos", opinou William após o Gre-Nal. É consenso que o Inter não tem mais jogado com a mesma atenção.
Reprodução/Site oficial do Internacional
Reprodução/Site oficial do Internacional

Pontaria

A imagem do último jogo da série negativa não será esquecida tão cedo. Depois de ser engolido pela estratégia do Grêmio no primeiro tempo, o Inter reagiu na etapa final. Teve volume, chegou à área de Marcelo Grohe e arriscou de todos os setores. De todos os jeitos. Não conseguiu obrigar o goleiro adversário a fazer uma defesa sequer. Contra o Figueirense, em Florianópolis, onde tudo começou, Aylon também errou o que seria o gol de empate. A pontaria foi ficando pior a cada jogo.
Ricardo Duarte/Divulgação SC Inter
Ricardo Duarte/Divulgação SC Inter

Estratégia errada

O grande erro deste tópico foi registrado contra o Grêmio. Argel Fucks planejou um jogo e em menos de 30 minutos, mudou. Começou o clássico com Fernando Bob, Rodrigo Dourado e Fabinho para ter segurança no meio-campo. Assistiu ao rival abrir o placar e engolir o setor. A postura contra o Botafogo também não tinha sido boa. Em 15 minutos o time levou dois gols. Diante do Figueirense, o time lutou pela vitória até o fim e deu espaços para levar mais gols.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos