Três incertezas atrasam investidas do Grêmio por reforços

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio ainda não pode começar o seu processo de contratações. Mesmo que 2017 não esteja tão distante, o Tricolor planeja sem ter qualquer atitude mais forte. Tudo porque muita coisa pode mudar no clube e afetar diretamente o processo de chegadas. 

São condições que não podem ser evitadas. Um processo eleitoral que pode acarretar mudança de comando diretivo e técnico, uma incerteza sobre quais campeonatos serão disputados no ano que vem, tudo influencia diretamente nas decisões. 
 
Mesmo que já tenha decidido que precisa de um centroavante, como informou a reportagem do UOL Esporte na sexta-feira, o Grêmio se vê de mãos atadas para efetivamente reformar seu elenco. 
 
Entenda quais razões freiam o processo de chegadas e saídas visando 2017 na equipe azul, branca e preta. 
 

Incertezas freiam processo de contratações no time

Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Incerteza 1: O presidente

O Grêmio passará por processo eleitoral no fim deste ano. Mesmo que a situação seja maioria no Conselho Deliberativo e que caso a oposição se divida o pleito possa nem chegar até os associados, não há como garantir que Romildo Bolzan Júnior seguirá como presidente. E nas dúvidas sobre a sequência dele, o mesmo em relação a todo projeto de recuperação financeira do clube. Os investimentos passarão diretamente pela direção que estiver no comando e antes da definição desta se torna difícil agir por novos jogadores.
LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Incerteza 2: O treinador

Renato Gaúcho tem contrato de apenas três meses com o clube. Em dezembro, precisará negociar com o presidente eleito para ampliar ou não seu vínculo. Atualmente o treinador já tem o diagnóstico sobre o que é necessário para dar mais consistência ao grupo, mas para poder apresentar nomes ou até entrar em ação para convencer atletas a jogar no Grêmio ainda precisará garantir sua permanência. E isso não está garantido nem se a situação vencer a eleição, mas dependerá de uma análise no momento adequado.
ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Incerteza 3: Os campeonatos

Brigando pela vaga na próxima Libertadores, o Grêmio não tem ainda garantido qual será seu calendário no ano que vem. Está momentaneamente fora da zona de classificação para a competição mais importante do continente, mas passou boa parte do campeonato entre os classificados. Caso consiga vaga na Libertadores, o investimento por novos atletas tende a ser maior. E também cresce a necessidade de um grupo qualificado. Caso contrário, as competições do primeiro semestre podem servir como teste para alguns jogadores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos