Sábado 09/04/2016 - 16:00

Raulino de Oliveira, Volta Redonda

6ª rodada

3
Flamengo Flamengo
  • Mancuello
  • Marcelo Cirino
  • Guerrero
Pós-jogo
0
Boavista-RJ Boavista-RJ

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • 1º tempoO Flamengo pressionou o Boavista desde o começo do jogo e quase fez gol aos 7min, mas Guerrero furou feio e desperdiçou uma grande chance na área. Mas o gol não demorou a sair. Aos 18min, Mancuello cobrou falta na direita e mandou a bola no ângulo oposto.O Boavista não esboçou qualquer reação e ainda falhou feio na defesa aos 31min, quando Rodinei fez boa jogada e tocou para Marcelo Cirino, absolutamente sozinho na área, finalizar com tranquilidade para o gol. As jogadas pelas laterais do time rubro-negro funcionaram muito bem, com liberdade para os laterais Rodinei e Jorge e boas atuações de Mancuello e Marcelo Cirino
  • 2º tempoO Flamengo não diminuiu o ritmo depois do intervalo, tanto que conseguiu três finalizações perigosas em quatro minutos. O Boavista tentou fazer duas substituições, mas a situação do time de Saquarema piorou aos 12min: Paolo Guerrero roubou a bola do goleiro Vinicius e ampliou a vantagem flamenguista. O arqueiro chutou o pé do peruano, reclamou de dores e foi substituído. O fim do jogo poderia ter consolidado uma goleada do Flamengo, mas muitas chances de gol foram desperdiçadas e por isso o placar final foi 3 a 0 mesmo.

Destaques

  • Mancuello de voltaO argentino Mancuello não jogava desde 28 de fevereiro, pois tinha sofrido uma lesão no joelho. Quando fez o primeiro gol do Flamengo, ele comemorou como se estivesse tirando o azar do corpo
  • Sem transmissãoA transmissão do canal Premiere foi interrompida duas vezes durante o jogo. Antes de começar o 2º tempo, o problema durou vinte minutos e por isso o gol de Paolo Guerrero nem foi mostrado ao vivo. A partida continuou a ser narrada, mas sem a imagem, como se fosse uma transmissão de rádio. Os torcedores do Flamengo reclamaram muito da situação no Twitter.
  • Aniversário e fim do jejumO jejum de gols de Paolo Guerrero ia completar um mês neste sábado. Ele não marcava desde 9 de março, mas conseguiu balançar a rede contra o Boavista

Melhores

  • Mancuello, FlamengoMesmo sem estar 100% fisicamente, o meia canhoto resolveu os problemas de criação do Flamengo com muita movimentação e bons passes

Piores

  • Vinicius, Boavista-RJO erro dele diante de Guerrero foi decisivo, pois acabou com o ânimo do Boavista, que tentava reagir no 2º tempo, mas desanimou demais depois disso

Próximos Jogos - Flamengo

  1. Atlético-MG CAM
    Flamengo FLA
  2. Nova Iguaçu NIG
    Flamengo FLA
  3. Millonarios MLL
    Flamengo FLA
  4. Flamengo FLA
    Nova Iguaçu NIG
  5. Flamengo FLA
    Palestino PTN

Próximo Jogo - Boavista-RJ

  1. Botafogo BOT
    Boavista-RJ BOV

Melhores notas

  • Flamengo
  • Boavista-RJ
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
5
9,7
Mancuello
0
6,0
Romarinho
 
8
9,2
Juan
2
6,0
Vinícius

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos