1. Macaé MAC
    América-RJ AFC

Sábado 13/02/2016 - 19:30

Raulino de Oliveira, Volta Redonda

4ª rodada

0
Resende Resende
Pós-jogo
1
Botafogo Botafogo
  • Luís Henrique

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoO Botafogo tornou a levar sustos de um time pequeno do Carioca, e até foi inferior ao Resende na metade inicial. Os anfitriões tiveram duas boas oportunidades: a primeira aos 35 minutos, em chute firme de Kim, de longe, que carimbou a trave e voltou nas mãos do goleiro alvinegro, e a segunda já nos acréscimos, quando Robinho cobrou falta lateral direto para a meta e também acertou o poste. Mas foram os visitantes que abriram o placar: o jovem Luís Henrique subiu mais alto do que a zaga rival, mais até do que o goleiro adversário, em cruzamento de Luis Ricardo e balançou a rede.
  • Segundo tempoNa metade final, o Resende começou com a mesma intensidade, e logo nos primeiros minutos Robinho deu trabalho a Jefferson, com chute firme de canhota. Deu certo até a alteração de Ricardo Gomes, Lucas Zen, se encaixar na partida. O atleta entrou no lugar de Lizio e equilibrou o meio de campo do Botafogo, que finalmente conseguiu controlar o resultado. Como consequência, a melhor chance dos 45 minutos foi do time visitante: bola de Gegê que explodiu no travessão.

Destaques

  • Foi recuo?Aos 26 minutos do primeiro tempo, Wandinho, do Resende, desceu pelo lado direito e cruzou rasteiro para o meio da área. O botafoguense Joel Carli se antecipou ao atacante rival, interceptou o passe e Jefferson pegou a bola com as mãos. O time da casa pediu falta dois lances, por recuo. Se Joel teve a intenção de tocar para o goleiro, de fato foi. Mas o árbitro entendeu que o defensor apenas cortou o lance de ataque do adversário e mandou o jogo seguir.
  • Dia de estreiasRicardo Gomes decidiu aproveitar o confronto contra o Resende para estrear três reforços no Botafogo. Destaque para a dupla de zaga. Emerson Silva (ex-Coritiba e Avaí) e o argentino Joel Carli (ex-Quilmes) se mostraram seguros, apesar da notável falta de entrosamento. O volante Bruno Silva evoluiu ao longo da partida.
  • Precisava da parada?O jogo deste sábado em Volta Redonda teve, nos dois tempos, parada técnica para hidratação dos jogadores. Às 19h30, e com 24ºC de temperatura (sensação térmica de 25ºC), de acordo com o site Clima Tempo. Era o caso de fazer parada?

Melhores

  • Jefferson , BotafogoA exemplo do que aconteceu contra o Macaé, na rodada passada, Jefferson foi o destaque do Botafogo - o que não é bom sinal. A melhor intervenção do goleiro se deu no começo do segundo tempo, quando Robinho, pelo lado direito, cortou para a canhota, já dentro da área, e soltou o pé. O capitão fez boa defesa. E como jogador da posição também precisa ter sorte, ele viu duas oportunidades do Resende explodirem nas traves.
  • Robinho, ResendeO Resende também teve seu destaque no duelo: o meia-atacante Robinho. O jogador se movimentou pelos lados e mostrou boa qualidade nos chutes de longa distância. Na sua investida de mais perigo, em falta lateral, carimbou a trave de Jefferson. Ao sair do gramado para o intervalo, afirmou que quis mesmo balançar a rede, e não cruzar, já que treina para isso.

Piores

  • Arthur Barroso, ResendeO time anfitrião deste sábado jogou até melhor do que o Botafogo, mas perdeu por erro do goleiro. No lance em que Luís Henrique abriu o placar - e definiu o resultado da partida - Arthur Barroso saiu "caçando borboletas". Foi o destaque negativo do Resende em campo.

Próximos Jogos - Botafogo

  1. Fluminense FLU
    Botafogo BOT
  2. Botafogo BOT
    Juventude JUV
  3. Botafogo BOT
    Universitario-PER UNI
  4. Botafogo BOT
    Atlético-MG CAM
  5. Flamengo FLA
    Botafogo BOT

Melhores notas

  • Resende
  • Botafogo
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
2
0,0
Arthur Barroso
2
10,0
Jefferson
 
5
0,0
Diego Soares
5
7,0
Gegê

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos