1. Veranópolis VEC
    Cruzeiro-RS CRU
  2. Novo Hamburgo NHA
    Aimoré-RS AIM
  3. Brasil de Pelotas BRA
    Passo Fundo PFU
  4. Ypiranga-RS YPI
    Lajeadense LAJ
  5. São Paulo-RS SRS
    São José-RS SJO

Domingo 03/04/2016 - 16:00

Altos da Glória, Vacaria

13ª rodada

0
Glória-RS Glória-RS
Pós-jogo
3
Internacional Internacional
  • Vitinho
  • Andrigo
  • Marquinhos

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoO começo foi arrasador. Em cinco minutos, Vitinho quase marcou um golaço de falta (evitado em bonita defesa do goleiro Rafael) e foi às redes após assistência de Marquinhos. A troca constante de posições no ataque foi parando e com ela, também foram rareando as chances de gol. Mesmo desesperado contra a degola, o Glória não conseguiu chegar ao gol defendido por Alisson.
  • Segundo tempoO Glória bem que tentou mostrar atitude, esboçou pressão e assustou por duas vezes. Mas não foi muito além. Aos 20, Aylon tocou para Ferrareis e ele fez o pivô para Andrigo marcar. Até o final a equipe de Vacaria lutou para descontar, mas parou na limitação técnica. Aos 40, Pedro Victor fez pênalti claro. Marquinhos cobrou e a bola bateu nas duas traves, mas não entrou.

Destaques

  • HomenagemAntes da bola rolar foi respeitado um minuto de silêncio, em memória de Celso Chamun. O dirigente faleceu na madrugada deste domingo, após sofrer infarto. Vitinho também homenageou o ex-dirigente ao comemorar seu gol. "Descanse em paz", disse o camisa 11 diante de uma câmera.
  • TestesA escalação do Inter apresentou experiências em Vacaria. Paulo Cezar Magalhaes começou como substituto de William, suspenso pelo TJD. Alan Costa ganhou vez na zaga e Gustavo Ferrareis iniciou o jogo pelo lado direito. Na etapa final, Raphinha foi testado como meia.
  • Nas duas travesAos 40 minutos, um lance raro. Marquinhos sofreu pênalti e na cobrança, acertou as duas traves. O chute rasteiro primeiro bateu na trave esquerda, andou sob a linha e se chocou contra a baliza oposta. No rebote, que não valeria por não contar com toque do goleiro, o camisa sete comprovou que não marcaria: a bola explodiu em cima do goleiro.

Melhores

  • Vitinho, InternacionalFoi quem melhor cumpriu o plano de trocar de posição, no setor ofensivo do Inter. Além do gol, criou duas boas chances ainda no primeiro tempo. Sempre com velocidade e bom arremate.

Piores

  • Alê Menezes, Glória-RSVeterano centroavante, histórico no futebol gaúcho, não levou perigo algum ao Inter. Isolado na frete, foi presa fácil para a defesa do Colorado.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos