Quarta-feira 03/02/2016 - 21:45

Mansiche, Trujillo

1
Cesar Vallejo Cesar Vallejo
Pós-jogo
1
São Paulo São Paulo
  • Jonathan Calleri

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Como foi o jogo

  • 1º tempoMesmo jogando fora de casa, o São Paulo iniciou a partida pressionando mais o Cesar Vallejo. Roubando muitas bolas e com uma marcação alta, a equipe brasileira criou duas grandes chances de marcar. Na primeira, aos 10 minutos, Kardec cabeceou, a bola bateu no travessão e caiu dentro do gol. O árbitro Roddy Zambrano, porém, não deu gol. Um minuto mais tarde, Ganso saiu na cara do gol e acertou a trave do goleiro Libman. Os dois lances antecederam o tento peruano, aos 18 minutos.Hohberg pegou a bola pela esquerda, ajeito e soltou a bomba. A bola acertou o ângulo de Denis, que se esticou todo, mas não conseguiu fazer a defesa.
  • 2º tempoNo início do segundo tempo, o São Paulo retomou o ritmo de pressão. E quase chegou ao empate aos 11 minutos, quando Michel Bastos cruzou rasteiro e a defesa peruana conseguiu cortar. Aos 20, a pressão resultou em gol, e vinda de um estreante que estava apenas oito minutos em campo. Jonathan Calleri recebeu lançamento de Ganso, ganhou da marcação e tocou por cima do goleiro Libman. No final, uma forte pressão do São Paulo quase resultou em gol, primeiro com Calleri e depois com Breno.

Destaques

  • Gol anuladoAos 10 minutos do primeiro tempo, aconteceu o lance que poderia ter mudado a história da partida. Bruno foi até a linha de fundo e cabeceou para a cabeçada firme de Alan Kardec. A bola bateu no travessão e caiu dentro do gol de Libman. O árbitro Roddy Zambrano, porém, não deu gol. O lance irritou o técnico Edgardo Bauza, que reclamou com o quarto árbitro, dizendo que ?ficou claro? que a bola entrou.
  • Estrela do novo reforçoEm desvantagem no marcador, Edgardo Bauza promoveu a estreia de Jonathan Calleri. E o argentino foi decisivo para o São Paulo. Com apenas oito minutos em campo, o atacante recebeu em profundidade, superou a marcação e tocou por cima de Libman para empatar a partida.

Melhores

  • Ganso, São PauloGanso foi destaque do São Paulo pela segunda partida consecutiva na temporada. No final de semana, foi do meia o gol no empate com o Red Bull Brasil, pelo Campeonato Paulista. Já na Libertadores, o camisa 10 esteve envolvido em quase todos os lances de perigo da equipe brasileira. Na chance mais clara, sobrou na cara do gol e acertou o travessão de Libman. No segundo tempo, foi o responsável pelo lançamento que resultou no gol de Calleri.

Piores

  • Centurión, São PauloEm um jogo difícil para o São Paulo, o argentino Centurión terminou como destaque negativo. O meia-atacante iniciou o jogo em posição invertida com Michel Bastos, em uma mudança testada por Bauza no último treinamento da equipe no Brasil. Apesar disso, o desempenho do jogador não foi satisfatório. Além de perder diversas jogadas no um contra um, o argentino perdeu grande chance aos 17 minutos do primeiro tempo, ao errar uma cabeçada após cruzamento de Ganso.

Melhores notas

  • Cesar Vallejo
  • São Paulo
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
5
8,3
Alejandro Hohberg
1
9,1
Jonathan Calleri
 
1
8,0
Daniel Chávez
5
7,0
Paulo Henrique Ganso

Próximos Jogos - São Paulo

  1. Barcelona-EQU BGU
    São Paulo SPA
  2. São Paulo SPA
    Red Bull Bragantino BRG
  3. São Paulo SPA
    Palmeiras PAL
  4. Internacional INT
    São Paulo SPA
  5. Águia de Marabá AGM
    São Paulo SPA

Próximos Jogos - Cesar Vallejo

  1. Always Ready ALW
    U. Cesar Vallejo UCV
  2. U. Cesar Vallejo UCV
    Independiente Medellín DIM
  3. U. Cesar Vallejo UCV
    Always Ready ALW
  4. Defensa y Justicia DYJ
    U. Cesar Vallejo UCV

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos