Quarta-feira 27/04/2016 - 19:30

El Cilindro, Avellaneda

0
Racing Club Racing Club
Pós-jogo
0
Atlético-MG Atlético-MG

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoO Atlético-MG iniciou a etapa acuado. Óscar Romero, irmão gêmeo de Ángel, do Corinthians, foi quem ditou o ritmo da partida. O dono da camisa 10 alternou os lados do campo e abusou dos cruzamentos. Lisandro López, no entanto, não foi tão feliz nas bolas levantadas pelo paraguaio, mesmo com as falhas defensivas de Douglas Santos e Frickson Erazo. No setor ofensivo, os brasileiros saíram constantemente em lances de contragolpe. Lucas Pratto e Junior Urso tiveram as melhores oportunidades. O argentino se destacou em finalização da intermediária. O volante, por sua vez, apareceu em cruzamento de Dátolo, mas cabeceou para fora.
  • Segundo tempoNa volta do intervalo, o Racing criou as melhores oportunidades. Victor fez uma defesa em finalização de Romero após desvio em Rafael carioca. Lisandro López aproveitou falha de Douglas Santos e acertou a trave. O Galo só cresceu na segunda metade do período complementar. Liderado por Robinho, o Atlético criou boas oportunidades, mas Lucas Prato e Junior Urso falharam nas finalizações. Nos minutos finais, o zagueiro Sergio Vittor quase estufou a rede em cruzamento de Óscar Romero.

Destaques

  • Toque de AguirreA formação do Atlético variou conforme os momentos da partida. Na defesa, a equipe passou a atuar com uma linha de quatro atletas no sistema defensivo - Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos -, três atletas no meio de campo - Rafael Carioca, Leandro Donizete e Junior Urso - e mais três homens no setor ofensivo - Jesus Dátolo, Robinho e Lucas Pratto. No ataque, a formação era diferente. Urso passou a ganhar mais liberdade e atuar como um ponta de lança, com liberdade para chegar à área. Dátolo era aberto na ponta direita e Robinho pelo lado esquerdo.
  • 200 vezes GeneralLeandro Donizete completou, na noite desta quarta-feira (27), 200 partidas pelo Atlético. Contratado em janeiro de 2012, a pedido de Cuca, o volante já fez história com a camisa do time mineiro. Ele venceu o Estadual em três oportunidades (2012, 2013, 2015), uma edição da Libertadores (2013) e uma Copa do Brasil (2014). O jogador tornou-se ídolo da torcida e recebeu a alcunha de General.
  • E aí, professor?O paraguaio Julio Quintana, responsável por mediar o confronto, teve que lidar com uma situação típica de Libertadores, mas que gerou reclamação dos jogadores do Atlético. Quando Robinho foi cobrar o escanteio pelo lado esquerdo do ataque, os torcedores de uma das barras bravas do Racing atiraram objetos no craque. Um isqueiro acertou o jogador, que foi ao chão imediatamente. Os seus companheiros passaram a reclamar com o árbitro imediatamente.

Melhores

  • Robinho, Atlético-MGA principal contratação do Atlético-MG fez uma partida excepcional. No primeiro tempo, ele se limitou a marcar e recompor e foi muito bem. O atleta atuou na linha defensiva ao lado do lateral esquerdo Douglas Santos. A sua principal obrigação - criar jogadas - foi vista no segundo tempo. Ele deixou Lucas Pratto em condições de marcar na primeira oportunidade e, depois, colocou Junior Urso na cara do gol. Ambos desperdiçaram as chances.
  • Romero, Racing ClubÓscar Romero foi o principal nome do mandante na partida desta quarta-feira. O irmão gêmeo do atacante do Corinthians se movimentou bastante pelos dois lados do campo e cobrou as principais bolas paradas do Racing. Ele foi definitivamente o grande nome do compromisso disputado no estádio El Cilindro.

Próximos Jogos - Racing Club

  1. Coquimbo COQ
    Racing Club RAC
  2. Red Bull Bragantino BRG
    Racing Club RAC
  3. Racing Club RAC
    Coquimbo COQ
  4. Racing Club RAC
    Sportivo Luqueño SLU

Próximos Jogos - Atlético-MG

  1. Atlético-MG CAM
    Peñarol PEN
  2. Botafogo BOT
    Atlético-MG CAM
  3. Cuiabá CUI
    Atlético-MG CAM
  4. Atlético-MG CAM
    Sport SPT
  5. Atlético-MG CAM
    Corinthians COR

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos