1. Ferroviária-SP FER
    Mogi Mirim MOG
  2. Grêmio Novorizontino GNO
    Botafogo-SP BOT

Quinta-feira 04/02/2016 - 21:00

Pacaembu, São Paulo

2ª rodada

2
Palmeiras Palmeiras
  • Vitor Hugo
  • Gabriel Jesus
Pós-jogo
2
São Bento São Bento
  • Morais
  • Éder Araújo

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoO Palmeiras começou o jogo mostrando seu domínio técnico diante do São Bento ao abrir o placar aos cinco minutos de jogo. Em uma boa jogada coletiva com Barrios e Robinho, Gabriel Jesus recebeu para finalizar com tranquilidade. O Palmeiras ganhou confiança com o gol e seguia no campo de ataque sem dar espaços. O time valorizava a posse de bola e trocava passes explorando a velocidade e as trocas rápidas de posição em busca do segundo gol. Aos 12 minutos, Barrios teve uma boa chance, e o goleiro Henal defendeu. Aos 17 minutos, ele deu um belo toque de letra para Gabriel Jesus que acionou Egídio. O lateral tentou, mas a zaga fez o corte. O Palmeiras passou a desperdiçar boas chances, e o jogo que parecia fácil se tornou difícil. O time começou a errar na marcação e se mostrou desorganizado em campo. O São Bento conseguiu crescer na partida e tentava pressionar os anfitriões que acabaram cedendo espaço. O São Bento passava mais tempo no campo do Palmeiras e marcou um gol, mas foi anulado por impedimento. O time não desistiu e pouco tempo depois, aos 33 minutos, chegou ao empate. A defesa do Palmeiras falhou, Éder apareceu livre, dominou a bola e finalizou certeiro. Mas a grande lambança aconteceu aos 41 minutos. Leandro Almeida saiu errado, perdeu a bola para Moraes que fez uma jogada humilhante com direito a caneta para marcar um golaço.
  • Segundo tempoO São Bento voltou animado para o segundo tempo e até levou perigo nos minutos iniciais. Aos poucos, o Palmeiras foi melhorando na partida e conseguiu desenvolver melhor a sua saída de bola. Mas a equipe ainda errava na pontaria e finalizava mal. O time tinha o domínio, mas apresentava problemas de organização em campo com os setores muito distantes. O tempo foi passando, e o Palmeiras não conseguia se encontrar e ainda demonstrava ansiedade para chegar ao resultado. A equipe passou mais de 20 minutos sem sequer dar um chute a gol e, mesmo com a necessidade de fazer o resultado, se mostrava recuada em campo. Nos acréscimos, um gol salvador aliviou a situação. Vitor Hugo tentou cabecear, mas a bola foi desviada pelo zagueiro que fez gol contra.

Para lembrar

  • Gabriel Jesus desencanta após 12 jogosGabriel Jesus voltou a balançar as redes depois de 12 jogos. Ele havia balançado as redes pela última vez em 17 de outubro, contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. Nesse jejum, até perdeu um gol claro na estreia do Paulistão e um pênalti na decisão que definiu torneio amistoso disputado no Uruguai durante a pré-temporada.
  • Torcida volta a pegar no pé de Leandro AlmeidaDepois da falha no segundo gol do São Bento, Leandro Almeida passou a ser perseguido pela torcida. Foi vaiado toda vez que tocou na bola. Até os companheiros de time pediram para as arquibancadas maneirarem. A torcida já pegava no pé dele no ano passado.

Próximos Jogos - Palmeiras

  1. Independiente del Valle IDV
    Palmeiras PAL
  2. Ferroviária FER
    Palmeiras PAL
  3. São Paulo SPA
    Palmeiras PAL
  4. Palmeiras PAL
    Real Brasília RBR
  5. Palmeiras PAL
    Botafogo-RP BOT

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos