Sábado 06/02/2016 - 17:00

Pacaembu, São Paulo

2ª rodada

4
São Paulo São Paulo
  • Calleri
  • Calleri
  • Thiago Mendes
  • Michel Bastos
Pós-jogo
0
Água Santa Água Santa

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoO estreante Kieza começou com todo gás e criou a primeira chance de perigo para o São Paulo logo no início da partida. Ganhou na velocidade da defesa e tentou tocar para Calleri, que não alcançou a bola. Depois, o time tricolor ficou com a posse de bola, foi pouco incisivo e acabou levando sustos em contra-ataques. Dênis teve que sair nos pés de Sérgio Manoel para evitar um gol aos 20min e depois só viu um chute de Francisco Alex passar raspando a trave. Mas logo o São Paulo conseguiu encaixar uma ótima triangulação na direita que resultou no gol de Calleri. Após tabelar com Wesley e Caramelo, Wilder cruzou na medida para o argentino marcar de cabeça.
  • Segundo tempoO técnico Márcio Ribeiro tentou colocar dois novos armadores para ganhar o controle do jogo e até teve a primeira chance de gol aos 9min, quando Dênis tentou defender um chute de fora da área, mas espalmou a bola de forma perigosa para a área. A resposta do São Paulo só aconteceu aos 21min, quando Calleri também acertou um arremate perigoso de longa distância. E o argentino estava impossível: aos 26min, Caramelo teve espaço para cruzar perfeitamente para Calleri cabecear bem para o gol. Isso bastou para o Água Santa praticamente se entregar em campo, partir para o ataque com tudo e deixar espaços na defesa. Foi assim que surgiu o terceiro gol, já que Caramelo avançou sozinho pela direita mais uma vez, tentou tocar para o meio e, após desvio, a bola sobrou para Thiago Mendes, que chutou muito forte para balançar a rede. O quarto gol saiu aos 45min e foi marcado por Michel Bastos, que chutou cruzado de canhota e fechou o placar.

Destaques

  • 3 titularesO técnico Bauza poupou jogadores por causa do confronto contra o César Vallejo, pela Copa Libertadores, na próxima quarta-feira. Dênis, Rodrigo Caio e Hudson foram os únicos titulares do time que começaram jogando neste sábado. Michel Bastos, Thiago Mendes e Ganso entraram no 2º tempo
  • Mudança táticaCom o time cheio de reservas e sem Paulo Henrique Ganso em campo, Bauza mudou o esquema tático do 4-2-3-1 para o 4-4-2, com duas linhas de quatro jogadores e sem armador. Rogério, Wesley, Hudson e Wilder formaram a segunda linha no meio-campo, mas não conseguiram se entender para criar jogadas no início da partida, pois insistiam em levar a bola pelo meio, em vez de atacar pelas pontas
  • Lugano no estádioDiego Lugano, assim como Bruno e Centurión, não foram relacionados para o jogo, mas estiveram no Pacaembu com a delegação do São Paulo. O uruguaio foi assediado por torcedores antes do jogo começar
  • PacaembuEsse foi o apenas o primeiro jogo do São Paulo no Estádio do Pacaembu em 2016. Enquanto a reforma no Estádio do Morumbi não acaba, as partidas contra Cesar Vallejo (10 de fevereiro), Rio Claro (21 de fevereiro), Novorizontino (24 de fevereiro), Mogi Mirim (1º de março) e São Bernardo (5 de março) serão no Paulo Machado de Carvalho

Melhor

  • CalleriFez 2 gols, brigou por cada bola e ainda teve pelo menos mais duas chances de marcar

Pior

  • Tarracha3 gols do São Paulo saíram do lado esquerdo da defesa do Água Santa, onde o lateral sempre deixou espaços demais

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos