1. Santos SAN
    Corinthians COR
  2. Palmeiras PAL
    Capivariano CPV
  3. Rio Claro RCL
    Linense-SP LIN
  4. Red Bull Brasil RED
    São Bento SBE
  5. Ferroviária-SP FER
    Grêmio Novorizontino GNO

Domingo 06/03/2016 - 16:00

Vila Belmiro, Santos

8ª rodada

2
Santos Santos
  • Ricardo Oliveira
  • Ricardo Oliveira
Pós-jogo
0
Corinthians Corinthians

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

COMO FOI O JOGO

  • Primeiro tempoBem mais entrosado que o Corinthians, que foi a campo sem seis titulares, o Santos controlou o jogo na etapa inicial. Não foi tão agressivo, mas praticamente não correu riscos ? a não ser por um chute de Danilo de dentro da área após boa jogada de Romero já aos 41min ? e ditou o ritmo do jogo quando quis. Ao contrário do Corinthians, que por vezes precisou sair da defesa dando ?bicões?, o time da Vila Belmiro tocou bem a bola. Às vezes, até desde o goleiro Vanderlei. Foi assim inclusive que a jogada do único gol do primeiro tempo foi iniciada. Vanderlei tocou para Renato, que avançou no campo de defesa e deu ótimo passe para Lucas Lima. Da direita, o meia cruzou com perfeição para Serginho, que chutou cruzado, rasteiro, obrigando Cássio a fazer boa defesa; mas no rebote, a bola encontrou Ricardo Oliveira, que sem ninguém a sua frente apenas teve o trabalho de empurrar para as redes, logo aos 8min. ?A gente sabe que muda bastante tem um pouco de dificuldades?, disse Bruno Henrique logo após o apito final do primeiro tempo, resumindo o lado do Corinthians nos primeiros 45min.
  • Segundo tempoO jogo ficou mais equilibrado na segunda etapa. Ainda com o Santos superior, mas com o Corinthians, aos poucos, passando a incomodar mais o gol de Vanderlei. Na melhor jogada até os 25min, Danilo fez o que quis pela direita, cortou o defensor duas vezes e cruzou na cabeça de Lucca, que sozinho quase na pequena área cabeceou nas mãos do goleiro santista. O Santos respondeu aos 32min, após boa jogada de Ricardo Oliveira e Paulinho pela esquerda. O centroavante cruzou na medida para Gabigol, que chegou batendo de primeira. Mas o camisa 10 errou o alvo e mandou para fora. Nada que fizesse falta. Aos 39min, Alan Mineiro errou e perdeu a bola para Paulinho, que tocou para Ricardo Oliveira. O camisa 9 deu um drible desconcertante em Yago e, na saída de Cássio, finalizou de cavadinha para marcar um golaço. 2 a 0, placar final.

DESTAQUES

  • Mesmo palcoLuciano fez neste domingo a sua primeira partida como titular pelo Corinthians desde que se machucou, justamente em clássico na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.
  • Visitante modificadoPensando no jogo do meio da semana contra o Cerro Porteño, pela Copa Libertadores, o técnico Tite optou por poupar seis jogadores: Felipe, Uendel, Rodriguinho, André, Guilherme e Giovanni Augusto.
  • FairplayO Corinthians terminou o primeiro tempo sem cometer uma falta sequer. Do Santos, foram oito, mas sem cartões.
  • AlçapãoO Santos segue absoluto na Vila Belmiro. O time alvinegro não sabe o que é perder na sua casa desde 5 de julho de 2015, quando foi superado pelo Grêmio.

Melhores

  • Ricardo Oliveira, SantosDecidiu o clássico com dois gols. No primeiro, mostrou oportunismo. No segundo, a qualidade de sempre para finalizar.
  • Renato, SantosFuncionou, e muito bem, no meio-campo santista. Deu início à jogada do primeiro gol do Santos de forma brilhante e praticamente não errou na partida, tanto no ataque como na defesa.

Piores

  • Luciano, CorinthiansNão foi a reestreia como titular que ele esperava. Sumido em campo, sofreu para criar jogadas e, quando teve chance para finalizar, errou o alvo.
  • Alan Mineiro, CorinthiansFalhou no momento que o Corinthians ainda podia buscar o empate na Vila Belmiro. Após seu erro, Ricardo Oliveira marcou o segundo do Santos e 'matou a partida'.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos