1. Botafogo-SP BOT
    Capivariano CPV
  2. Oeste OES
    XV de Piracicaba-SP XVP
  3. Linense-SP LIN
    Ferroviária-SP FER
  4. Rio Claro RCL
    Ponte Preta PON
  5. Red Bull Brasil RED
    Ituano ITU
  6. Água Santa AGS
    São Bernardo SBE

Domingo 10/04/2016 - 16:00

Walter Ribeiro (CIC), Sorocaba

15ª rodada

1
São Bento São Bento
  • Régis
Pós-jogo
0
São Paulo São Paulo

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoA ausência de Paulo Henrique Ganso, poupado para o duelo contra o River Plate, na quarta-feira, não comprometeu a criação do São Paulo. A equipe de Edgardo Bauza entrou ligada na partida, mostrou volume de jogo e invadiu com facilidade a área do São Bento. Nos 20 primeiros minutos, os visitantes criaram cinco chances claras de gol, mas deixaram a desejar nas finalizações. Na mais perigosa delas, logo aos 2 minutos, Alan Kardec, cara a cara com o goleiro Henal, chutou para fora. Das oito oportunidades de gol que o São Paulo teve na primeira etapa, boa parte nasceu do lado direito, onde atuaram Caramelo e Centurión.
  • Segundo tempoO São Bento cresceu de rendimento no início da segunda etapa. Aos 5 minutos, Edno arriscou de longe e obrigou o Denis a fazer grande defesa. O gol do time da casa saiu aos 11. Régis driblou Mena e Lucão antes de tocar com categoria por cima de Denis. As entradas de Bruno, Rogério e Michel Bastos não surtiram o efeito desejado por Bauza. No fim do jogo, o São Paulo, sem sucesso, passou a apostar no jogo aéreo.

Destaques

  • A primeira chance de Lucas FernandesO garoto de 18 anos foi escalado pela primeira vez por Edgardo Bauza como titular. Apesar de ter recebido um cartão amarelo no primeiro tempo, que o deixará fora das quartas de final do Campeonato Paulista, o meia mostrou desenvoltura em Sorocaba e participou de jogadas envolventes no setor ofensivo. Ele deixou o gramado aos 17 minutos do segundo tempo, para a entrada do atacante Rogério.

Melhores

  • Régis, São BentoUma jogada individual do lateral Régis pôs fim à superioridade técnica do Sâo Paulo na partida e colocou o São Bento em vantagem.

Piores

  • Lucão, São PauloVisto como quarta opção de Bauza para o sistema defensivo após uma sequência de erros no início da temporada, Lucão voltou a ser titular neste domingo. O garoto de 19 anos, entretanto, não correspondeu às expectativas mais uma vez. Ele foi driblado por Régis aos 11 do segundo tempo e viu o lateral do São Bento marcar um belo gol.

Melhores notas

  • São Bento
  • São Paulo
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
5
10,0
Everton Sena
1
7,2
Rogério
 
7
9,3
Fábio Bahia
1
6,0
Lucas Fernandes

Próximos Jogos - São Paulo

  1. Real Brasília RBR
    São Paulo SPA
  2. Atlético-GO ACG
    São Paulo SPA
  3. Barcelona-EQU BGU
    São Paulo SPA
  4. São Paulo SPA
    Red Bull Bragantino BRG
  5. São Paulo SPA
    Palmeiras PAL

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos