Quinta-feira 25/02/2016 - 21:30

Barão de Serra Negra, Piracicaba

6ª rodada

1
XV de Piracicaba-SP XV de Piracicaba-SP
  • Rivaldo Júnior
Pós-jogo
4
Palmeiras Palmeiras
  • Vitor Hugo
  • Gabriel Jesus
  • Alecsandro
  • Gabriel Jesus

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Como foi o jogo

  • Primeiro tempoO primeiro lance de perigo foi do Palmeiras, que quase conseguiu concluir ao gol depois de uma tabela entre Egídio e Gabriel Jesus. Aos quatro minutos, Robinho serviu Alecsandro, que bateu em cima de Julinho. Dez minutos depois, o time da casa chegou na área palmeirense e quase conseguiu finalizar. No lance, Julinho acabou desarmado por Lucas no momento da conclusão. O XV voltou a assustar logo em seguida, mas viu Robinho travar o chute de Daniel. Aos 19, Gerson Magrão bateu cruzado e quase abriu o placar. Rivaldinho, em seguida, arriscou de longe e mandou para fora. O Palmeiras voltou a assustar aos 35 minutos, com Dudu, que bateu colocado da entrada da área. A bola, porém, passou rente à trave esquerda. Aos 41, o time alviverde saiu na frente, com Vitor Hugo. No lance, o zagueiro desviou de cabeça um cruzamento de Robinho.
  • Segundo tempoO Palmeiras deu início à etapa final com mais um gol marcado. Logo na primeira descida, Lucas tocou para Dudu. O camisa 7 lançou na frente para Alecsandro, que cruzou para Gabriel Jesus só empurrar para o gol. O XV de Piracicaba, porém, não se intimidou e descontou aos cinco minutos, em chute de longe de Rivaldinho -- a bola desviou no zagueiro Vitor Hugo e encobriu Fernando Prass. Aos 11 minutos, o time da casa quase empatou. Fábio completou cruzamento de cabeça e mandou por cima do gol. O Palmeiras, no entanto, conseguiu ampliar aos 16, com Alecsandro, que aproveitou o erro defensivo do XV para bater da entrada da área e deixar o dele. Quatro minutos depois, Robinho lançou Gabriel Jesus na frente. O camisa 33 bateu de longe e conseguiu encobrir o goleiro do XV para marcar o quarto gol palmeirense. No minuto final, Prass ainda evitou o segundo gol do XV ao espalmar uma bola à queima-roupa.

Destaques

  • Série negativa interrompidaO Palmeiras voltou a vencer depois de uma série de cinco jogos, com quatro empates e uma derrota. A última vitória havia sido conquistada no dia 31 de janeiro, contra o Botafogo.

Melhores

  • Gabriel Jesus, PalmeirasO atacante do Palmeiras passou o primeiro tempo apagado, mas se redimiu em grande estilo ao marcar dois gols, um deles de cobertura.
  • Robinho, PalmeirasO camisa 27, que jogou recuado no meio-campo, deu duas assistência na partida e chegou a cinco na temporada. O meia ainda pressionou a saída de bola no gol marcado por Alecsandro.

Piores

  • Lucas, PalmeirasMais uma partida ruim do lateral direito. Sem apoio no ataque e com muito espaço na defesa, Lucas, que já tinha cartão amarelo, acabou substituído.

Melhores notas

  • XV de Piracicaba-SP
  • Palmeiras
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
5
6,3
Gerson Magrão
7
8,6
Arouca
 
2
6,0
Bruno Brígido
2
8,2
Fernando Prass

Próximos Jogos - Palmeiras

  1. Independiente del Valle IDV
    Palmeiras PAL
  2. Ferroviária FER
    Palmeiras PAL
  3. São Paulo SPA
    Palmeiras PAL
  4. Palmeiras PAL
    Real Brasília RBR
  5. Palmeiras PAL
    Botafogo-RP BOT

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos