1. Água Santa AGS
    Ituano ITU
  2. XV de Piracicaba-SP XVP
    Botafogo-SP BOT
  3. Oeste OES
    Audax-SP AUD
  4. Capivariano CPV
    São Bento SBE

Quarta-feira 30/03/2016 - 21:45

Arena Corinthians, São Paulo

13ª rodada

2
Corinthians Corinthians
  • Fabián Balbuena
  • Romero
Pós-jogo
1
Ponte Preta Ponte Preta
  • Felipe Azevedo

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Como foi o jogo

  • Primeiro tempoAcostumado a montar equipes aguerridas, o treinador Alexandre Gallo manteve essa máxima com a Ponte Preta em Itaquera. Os visitantes se mostraram muito fortes na marcação e deram poucos espaços a um Corinthians pouco inspirado. Foram oito reservas escalados por Tite e, desta vez, não funcionou. Mesmo assim, no primeiro tempo, Luciano perdeu um pênalti, bem defendido por João Carlos, e Romero abriu o marcador em lance de oportunismo dentro da área. Perigosa nos contragolpes, a Ponte empatou com gol de Felipe Azevedo em falha de Cássio.
  • Segundo tempoO Corinthians, que vinha mal no primeiro tempo, piorou após o intervalo. Foram, a rigor, 45 minutos com só três oportunidades criadas. Predominou a marcação forte das duas equipes e lances ríspidos entre os jogadores, mas valeu a melhor capacidade da equipe de Tite. Ele foi atrás do resultado com as entradas de André, Maycon e Giovanni Augusto, o mais efetivo do trio. Mas, quem garantiu a vitória, foi Balbuena: em escanteio ele subiu com estilo e testou para o fundo das redes. Já com espaço no fim, o Corinthians perdeu outro pênalti: Romero bateu e João Carlos pegou.

Destaques

  • Das Eliminatórias para ItaqueraBalbuena, reserva em Paraguai 2 x 2 Brasil, foi a surpresa do Corinthians para o jogo desta quarta-feira e decidiu. O zagueiro chegou de Assunção para o banco de reservas e fez o gol da vitória. Curiosamente, ele havia falhado no gol da Ponte.
  • Pior público da ArenaOs 22029 pagantes que foram a Corinthians x Ponte registraram o pior público do estádio corintiano em jogos oficiais desde a inauguração em 2014.
  • Punição encerradaA Gaviões da Fiel voltou a poder exibir bandeiras com seu nome em jogos do Corinthians. A punição válida por dois meses se encerrou no último dia 27. Mesmo assim, a torcida também manteve faixas contra FPF, CBF e o deputado Fernando Capez.

Melhores

  • Romero, CorinthiansApesar de pênalti perdido, o paraguaio fez o primeiro gol e criou lances de perigo no time reserva corintiano.
  • João Carlos, Ponte PretaDefendeu dois pênaltis e ainda fez belas defesas

Piores

  • Alan Mineiro, CorinthiansJogou muito mal dessa oportunidade e foi substituído no intervalo

Melhores notas

  • Corinthians
  • Ponte Preta
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
1
6,0
Romero
4
5,3
Reinaldo
 
5
5,0
Alan Mineiro
5
3,0
Clayson

Próximos Jogos - Corinthians

  1. Juventude JUV
    Corinthians COR
  2. Red Bull Bragantino BRG
    Corinthians COR
  3. Corinthians COR
    Ferroviária FER
  4. Argentinos Juniors ARG
    Corinthians COR
  5. Corinthians COR
    Fluminense FLU

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos