UOL Esporte Futebol
 
10/10/2009 - 15h21

Ucrânia vence Inglaterra, passa a Croácia e fica muito perto da repescagem

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Jogando em casa, a Ucrânia venceu a Inglaterra por 1 a 0 e assumiu a segunda posição do grupo 6 das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2010. Com um ponto a mais que a Croácia, terceira na tabela, os ucranianos só precisam de uma vitória contra Andorra, que perdeu todos os jogos, para manter as chances de ir a África do Sul no próximo ano.

Toby Melville/Reuters
Nazarenko chuta para fazer o gol da vitória da Ucrânia sobre a Inglaterra por 1 a 0
FOTOS DAS PARTIDAS PELA EUROPA
A CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO 6
A seleção ucraniana fez uma boa partida em Dnepropetrovsk. Porém, com o placar apertado, os torcedores ficaram apreensivos até o último minuto, antes de fazer a festa e comemorar o grande resultado. A jogada que definiria a partida aconteceu aos 13 minutos. Um erro da Inglaterra no ataque proporcionou um rápido contra-ataque para a Ucrânia, que chegou na cara do gol com Milevskiy.

Ao tentar o drible, o atacante foi derrubado pelo goleiro Robert Green dentro da área. Além do pênalti, o goleiro inglês ainda foi expulso de campo. O técnico Fabio Capello colocou o reserva David James no lugar do meio-campista James Milner.

Shevchenko assumiu a cobrança, mas bateu na trave. Mesmo assim, a partir dali a Ucrânia dominou as ações. Aos 29 minutos, após um erro de Ashley Cole na saída de bola, Nazarenko acertou um belo chute de fora da área para fazer 1 a 0. Foi o quinto gol artilheiro do time ucraniano nas eliminatórias.

O jogo ficou mais aberto na segunda etapa, mas a Ucrânia continuou melhor. Aos 8 minutos, Rakitskiy acertou um chute forte de fora da área, e James fez uma grande defesa.

Já classificada, a Inglaterra se soltou para tentar o empate. Aos 22 minutos, Lampard teve grande oportunidade em uma falta bem próxima da linha da grande área. No entanto, o meia bateu na barreira.

Caso vençam o Mundial-2010, os jogadores ingleses dividirão um prêmio superior a 400 mil euros. Segundo o tablóide The Sun, o valor chegaria a 433 mil euros para quem atuasse em mais partidas. Esta quantia representa menos de três semanas do salário de estrelas como Lampard, Rooney e Gerrard.
PRÊMIO DEFINIDO PARA COPA-2010
ALEMANHA VENCE E VAI À COPA-2010
BÓSNIA SE GARANTE NA REPESCAGEM
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE FUTEBOL
Aos 34 minutos, a Ucrânia aproveitou o espaço e encaixou um rápido contra-ataque. Rotan deu grande enfiada e deixou Yarmolenko na cara do gol, mas o goleiro James fez mais uma grande defesa.

Quando tudo parecia acabado, o time inglês conseguiu um contra-ataque veloz e Waine Rooney quase mudou a história da partida aos 44 minutos do segundo tempo. Porém, o chute do atacante passou raspando a trave direita do goleiro da Ucrânia. Esta foi a primeira derrota do técnico Fabio Capello no comando da Inglaterra em uma partida oficial.

Já classificada, a seleção inglesa permanece com 24 pontos, isolada na liderança do grupo 6. A Ucrânia tem 18, contra 17 da Croácia. Se confirmar a provável vitória contra Andorra, o time de Shevchenko vai a repescagem e se manterá vivo na briga por uma vaga na Copa de 2010. Na outra partida deste sábado pelo grupo 6, a Belarus venceu o Cazaquistão por 4 a 0, em casa.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host