UOL Esporte Futebol
 
14/10/2009 - 16h57

Gilardino brilha de novo, marca três gols e Itália ganha de virada do Chipre

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Alberto Gilardino levou os italianos à loucura mais uma vez. O atacante, que já havia brilhado contra a Irlanda ao marcar o gol da classificação da Squadra Azzurra para a Copa-2010, foi o nome do jogo desta quarta-feira contra o Chipre, em Parma. Os cipriotas venciam por 2 a 0, mas o jogador da Fiorentina marcou três gols e definiu a virada por 3 a 2, na última rodada do grupo 8 das Eliminatórias Europeias.

Já classificada para o Mundial-2010, graças ao empate por 2 a 2 com a Irlanda no sábado, a Itália entrou em campo com vários reservas. O Chipre se aproveitou para criar a primeira chance perigosa: aos dois minutos, Okkas cabeceou por cima. A torcida italiana teve uma surpresa ainda pior pouco depois.

Aos 12, Makridis fez boa jogada pela esquerda e tocou para Okkas. O atacante, no limite da linha de impedimento, tirou do alcance do goleiro Marchetti para abrir o placar. Seis minutos depois, em falha da defesa italiana, Okkas desperdiçou a chance de ampliar a vantagem. A primeira e única boa chance da Squadra Azzurra saiu aos 30, quando Rossi deu bom passe para Pepe, que mandou para fora.

A situação italiana se complicou logo no começo da segunda etapa. Aos três minutos, Gamberini tentou afastar uma bola levantada para área, mas deu um presente para Michael marcar o segundo. Com muitas dificuldades para criar alguma jogada de perigo, a Itália pouco empolgou seus torcedores.

Quando o vexame parecia próximo, a Itália reagiu ao seu estilo. Aos 33, Gilardino diminuiu ao desviar uma cobrança de escanteio. Três minutos depois, o atacante empatou ao completar um cruzamento da direita em boa jogada de Quagliarella.

O atacante ainda guardou o melhor para o fim. Aos 47, Quagliarella desceu pela direita e bateu; a bola desviou em um defensor e sobrou para o artilheiro do jogo completar para as redes. "Gila" havia sido o responsável pelo gol de empate contra a Irlanda, no fim do jogo em Dublin.

Garantida na repescagem, a Irlanda recebeu Montenegro em Dublin, e não foi além de um empate sem gols. Já a Bulgária se despediu em grande estilo. Com grande atuação no primeiro tempo, quando fizeram seis gols, os búlgaros golearam a lanterna Geórgia por 6 a 2.

A Itália terminou as Eliminatórias com 24 pontos, seis a mais do que a vice-líder Irlanda. A Bulgária, com 14, ficou em terceiro, seguida por Chipre e Montenegro (ambos com 9) e Geórgia (3).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host
    Squa%>