! Organizadores 'batem cabeça' sobre grupo em que Brasil ficará na Copa - 02/12/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
02/12/2009 - 08h42

Organizadores 'batem cabeça' sobre grupo em que Brasil ficará na Copa

Alexandre Sinato
Na Cidade do Cabo (África do Sul)
O grupo em que o Brasil ficará na Copa do Mundo de 2010 gerou informações e explicações desencontradas nesta manhã. Logo após o anúncio dos cabeças de chave e da divisão dos potes do sorteio de sexta-feira, Fifa e Comitê Organizador deram versões diferentes sobre o futuro da seleção pentacampeã no torneio.

  • O que se sabe é que Brasil será cabeça-de-chave, já que foram escolhidos de acordo com ranking

"O Brasil será o B1 [cabeça de chave do grupo B], isso já sabemos", disse rapidamente o diretor-executivo do comitê organizador, Danny Jordaan, quando perguntado pelo UOL Esporte se a seleção de Dunga já estava definida em alguma chave.

No entanto, o regulamento estabelecido pela Fifa e divulgado nesta manhã determina processo diferente. "A África do Sul está posicionada como A1; os outros cabeças de chave serão sorteados entre os grupos B e H, mas sempre na posição 1", diz a regra do sorteio.

Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke reforçou essa posição oficial. "Não há nada decidido ainda. A única certeza é que os cabeças de chave serão sorteados nos grupos sempre na posição 1. O Brasil pode cair no grupo B, C, D, E, F, G ou H", comentou o dirigente francês, enfático.

Se o Brasil realmente ficasse no grupo B, jogaria duas partidas da primeira fase em Johanesburgo (a estreia no Ellis Park e a segunda no Soccer City) e uma em Polokwane, no estádio Peter Mokaba. Na sequência, se avançasse como líder e vencesse os jogos de mata-mata , atuaria em Johanesburgo, Cidade do Cabo e Durban, as principais sedes da Copa de 2010.

Na manhã desta quarta, Fifa e Comitê Organizador divulgaram que os sete cabeças de chave restantes (a África do Sul já estava garantida como país-sede) foram definidos de acordo com o ranking de seleções de outubro deste ano. Assim, os escolhidos foram Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e Holanda foram beneficiados.

França e Uruguai, campeões mundiais, foram considerados forças inferiores por esse critério, assim como Portugal, Sérvia e México, que foi cabeça de chave na Copa de 2006. Tais times são fortes candidatos a formar o grupo mais difícil, ou o chamado "grupo da morte".

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host