UOL Esporte Futebol
 
21/12/2009 - 20h33

Brasileiro Sub 20 tem se caracterizado por decisões nos pênaltis

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Dos seis jogos disputados no sistema mata-mata pelas quartas-de-final e semifinais do Campeonato Brasileiro Sub 20, que está sendo disputado no Rio Grande do Sul, somente um não foi decidido em cobranças de pênaltis. A exceção foi a vitória do Atlético-MG sobre o Flamengo, por 2 a 1, que valeu vaga na semifinal da competição. Para o técnico atleticano, Rogério Micale, o equilíbrio entre os times explica essa situação.

“O nível das equipes está muito igual, o futebol hoje em todas as etapas, do infantil ao profissional, a gente vê nivelamento grande, equipes muito forte fisicamente”, comentou o treinador. Segundo ele, o Atlético tem “pegada forte, mas com refinamento técnico”.

“Alguns jogadores que tocam bem a bola, buscam jogada diferente. Ganhamos das duas equipes cariocas, que teoricamente tem refinamento maior, buscamos equilíbrio entre a pegada do Sul e a qualidade técnica que norteia as equipes da Região Sudeste”, observou.

Quando teve que decidir nos pênaltis, o Atlético-MG se saiu bem. O alvinegro eliminou o Fluminense, em uma das semifinais, por 5 a 4, conseguindo 100% de aproveitamento. “A gente treina diariamente, mas acredito que penâlti não é só tem treino, mas tem o emocional, o momento do atleta. Nossa equipe está focada e preparada”, afirmou.

De acordo com Rogério Micale, os treinos são diários. “Separamos meninos para bater pênalti e falta. Os meninos estão acostumados com esse tipo de situação, por mais que tenha torcedor, imprensa, pressão, mas estamos preparando-os para esse tipo de situação. Pensamos em formar jogadores com perfil vencedor e preparados para suportar pressão de uma equipe grande como a nossa”, comentou.

O Grêmio, adversário do Atlético-MG, na final desta terça-feira, às 16h, classificou-se duas vezes em decisões por pênaltis na atual edição do Campeonato Brasileiro Sub 20. Nas quartas-de-final, o atual campeão bateu o Coritiba e, domingo passado, na semifinal, eliminou o rival Internacional, por 5 a 4.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host