UOL Esporte Futebol
 
14/01/2010 - 09h25

Primeira rodada da Copa Africana derruba classificados para Mundial-2010

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Copa Africana de Nações-2010 reservou uma “maldição” para as seleções do continente classificadas para o Mundial da África do Sul: na primeira rodada da CAN, nenhuma delas venceria. O que se viu nos gramados angolanos nas estreias de Argélia, Costa do Marfim, Nigéria e Camarões no torneio foi uma decepção atrás da outra. Apenas Gana se livrou de um vexame, mas pelo fato de só fazer seu primeiro jogo na segunda rodada.

O melhor resultado obtido pelas quatro seleções foi o frustrante empate por 0 a 0 da Costa do Marfim contra Burkina Fasso. Os outros tiveram um desempenho ainda pior. Argelinos, camaroneses e nigerianos perderam e agora buscam a recuperação para evitar um fiasco ainda maior.

A primeira seleção classificada para a Copa-2010 a ser surpreendida na CAN foi a Argélia. Na segunda-feira, a equipe enfrentou Maláui e perdeu por 3 a 0. Na partida, os argelinos não esboçaram qualquer reação diante do rival e apresentaram um futebol de pouco brilho. Após o jogo, o treinador Rabah Saadane encontrou um “culpado”: o horário do jogo, realizado às 14h45 locais (11h45 no horário de Brasília), sob forte calor.

No mesmo dia, a Costa do Marfim entrou em campo contra Burkina Fasso. Seria uma boa oportunidade para analisar o que se pode esperar de um dos rivais do Brasil na Copa do Mundo-2010. Considerada como uma das seleções mais fortes do continente e grande favorita ao título, a equipe de Didier Drogba decepcionou.

Com uma forte pressão em seu campo ofensivo, a Costa do Marfim deu a impressão de que não teria dificuldades para golear o adversário. Acuados, os burquinenses praticamente não ameaçaram a meta marfinense. Os Elefantes criaram inúmeras chances, mas esbarraram em seus erros de finalização e amargaram um empate sem gols.

ESTREIAS DECEPCIONANTES

Argélia 0 x 3 Maláui
C. do Marfim 0 x 0 Burkina Fasso
Nigéria 1 x 3 Egito
Camarões 0 x 1 Gabão

Na terça-feira, a Nigéria parecia disposta a encerrar esta sina. As Super Águias tinham um desafio mais complicado pela frente: o Egito, atual bicampeão da Copa Africana. Os nigerianos começaram bem e saíram na frente. No entanto, os egípcios empataram, aproveitaram a queda de rendimento dos rivais e ganharam de virada por 3 a 1.

A zebra continuou seu passeio pelos gramados angolanos na quarta-feira. Embora tenha pressionado o Gabão desde o começo do jogo, Camarões levou um gol no primeiro tempo e não conseguiu se recuperar. Com uma atuação apagada de Samuel Eto’o, os Leões Indomáveis se limitaram a criar jogadas de perigo em lances de bola parada. Os gabonenses, que ainda acertaram o travessão, terminaram com um triunfo por 1 a 0.

Gana foi a única seleção classificada para o Mundial-2010 que ainda não estreou na Copa Africana. Os Estrelas Negras jogariam contra Togo na segunda-feira, mas os togoleses deixaram a competição após o atentado sofrido na semana passada, em ataque de um grupo separatista angolano, e que provocou a morte de três pessoas.

Os ganenses fazem seu primeiro jogo na CAN contra Costa do Marfim na sexta-feira. Se a “sina dos mundialistas” continuar, não seria uma surpresa se a partida terminasse empatada. Os Elefantes correm risco de uma eliminação ainda na fase de grupos, o que seria outra grande zebra desta edição da Copa Africana.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host