UOL Esporte Futebol
 
14/01/2010 - 18h31

São Paulo faz referência a Kia como responsável por cooptar Oscar e Lucas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Oscar faltou ao treino e deve ir à Fifa para deixar o São Paulo; diretoria promete multá-lo por ausência

    Oscar faltou ao treino e deve ir à Fifa para deixar o São Paulo; diretoria promete multá-lo por ausência

O São Paulo emitiu na tarde desta quinta-feira uma nota oficial em seu site para esclarecer os recentes casos de jogadores revelados pelas categorias da base que acionaram a Justiça do Trabalho. Sem citar o nome, a diretoria faz referências ao iraniano Kia Joorabchian, ex-investidor no Corinthians, como responsável por aliciar os jovens.

Oscar, de 18 anos, e Lucas, de 15, movem processos contra o clube tricolor. Ambos são agenciados pelo empresário Giuliano Bertolucci. “Ele é ligado ao Kia. Veja de onde surgiu essa figura”, declarou o diretor jurídico Kalil Rocha Abdalla, na última terça-feira, em entrevista à ESPN Brasil. “Não tenho que tratar com esse mau elemento.”

Agora, a administração do time do Morumbi afirma que os contratos com os atletas estão de acordo com a lei e lembra o passado de Kia no Brasil. O comunicado tem como título “Esclarecimento sobre ações judiciais movidas por atletas do Clube”.

“O São Paulo está absolutamente seguro acerca da legalidade de todos os aspectos da relação de trabalho que mantém com os atletas de futebol das suas categorias de base e da chamada 'equipe principal'", informa a nota.

“O São Paulo entende que as medidas judiciais ajuizadas nas últimas semanas por atletas oriundos de suas categorias de base caracterizam um movimento pontual, provocado por "agente-empresário" serviçal de interesses de grupos estrangeiros, os mesmos grupos que no passado tentaram se infiltrar no futebol brasileiro e, tendo tido essa primeira iniciativa repelida, inclusive pelo Poder Judiciário, voltam à carga, desta feita, com vistas a cooptar jogadores jovens revelados no Brasil para a realização de transferências rentáveis no exterior”, acrescenta o texto.

Bertolucci teve acesso ao Centro de Formação de Atletas Presidente "Laudo Natel", em Cotia, quando o São Paulo passou a contar em sua base com o técnico Paulo Sérgio Tognasini, o Paulinho. Hoje, são 22 jovens agenciados pelo empresário próximo a Kia.

O iraniano foi processado pela Justiça Federal após denúncia do Ministério Público. Ele e demais membros da MSI, ex-parceira corintiana, são acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha - Kia chegou a receber ordem de prisão preventiva.

Oscar, apontado como principal joia da base são-paulina, faltou ao treino desta quinta-feira. O advogado do meia ainda não conseguiu liberar seu cliente do clube por meio da Justiça e deve fazer uso da Fifa. A entidade que comanda o futebol mundial proíbe que jogadores com menos de 18 anos assinem contratos com mais de cinco anos de validade. Aos 16 anos, Oscar acertou um vínculo de cinco temporadas com a equipe tricolor.

Confira a nota na íntegra:

O São Paulo Futebol Clube vem a público prestar os seguintes esclarecimentos acerca das notícias veiculadas na imprensa sobre ações judiciais movidas por atletas do Clube.

1 - O São Paulo está absolutamente seguro acerca da legalidade de todos os aspectos da relação de trabalho que mantém com os atletas de futebol das suas categorias de base e da chamada "equipe principal". O Departamento Jurídico do Clube apoia o Departamento de Futebol na realização de procedimentos e contratos com os atletas que são, sempre, realizados em estrita observância da legislação nacional e procedimentos da FIFA aplicáveis.

2 - O São Paulo entende que as medidas judiciais ajuizadas nas últimas semanas por atletas oriundos de suas categorias de base caracterizam um movimento pontual, provocado por "agente-empresário" serviçal de interesses de grupos estrangeiros, os mesmos grupos que no passado tentaram se infiltrar no futebol brasileiro e, tendo tido essa primeira iniciativa repelida, inclusive pelo Poder Judiciário, voltam à carga, desta feita, com vistas a cooptar jogadores jovens revelados no Brasil para a realização de transferências rentáveis no exterior.

3 - De outra parte, o São Paulo tem consciência da qualidade do trabalho que vem realizando com suas categorias de base nos últimos anos. Um trabalho que, como acima mencionado, teve contribuição fundamental nas importantes conquistas do Clube nos últimos anos. Inaugurado em 2005, o Centro de Formação de Atletas Presidente "Laudo Natel" em Cotia ("CFA") abriga, atualmente, 102 jovens atletas com idades entre 14 e 19 anos, que ali recebem moradia, alimentação completa, as melhores condições de higiene e limpeza, lazer, cuidados médicos, inclusive odontológicos e educação oferecida por meio de convênios entre o São Paulo e escolas da região, complementada por reforço escolar realizado no próprio CFA.

4 - E os resultados esportivos advindos desse trabalho são inquestionáveis. O São Paulo conquistou, nesta década, dois títulos mundiais da categoria sub-17 em campeonatos realizados na Espanha. Jogadores formados na base são-paulina vêm sendo aproveitados na equipe principal do São Paulo, merecendo destaque atletas como Alex Silva, Breno, Hernanes e Jean, peças importantes na conquista do inédito tricampeonato Brasileiro. Tais jogadores, além de Denílson, Wellington, Henrique e os próprios Oscar, Diogo e Lucas foram formados em Cotia, e, como resultado do trabalho realizado, galgaram a possibilidade de servir às Seleções Brasileiras nas diversas categorias.

5 - Por tudo isso, o São Paulo confia nas instituições do Poder Judiciário, razão pela qual não tem dúvidas de que a licitude das suas relações com os atletas e o caráter oportunista das ações propostas serão reconhecidos na medida em que as medidas judiciais ora ajuizadas vierem a ser julgadas.

6 - Finalmente, é fundamental ressaltar que, até o momento, pelo estágio atual das ações movidas por atletas contra o São Paulo, em todas elas está mantido o vínculo contratual atualmente existente entre tais atletas e o São Paulo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host