UOL Esporte Futebol
 
17/01/2010 - 17h59

Portuguesa vence Botafogo e se classifica às quartas da Copa São Paulo

Do UOL Esporte*
No Rio de Janeiro

Em um jogo muito movimentado, principalmente no primeiro tempo, a Portuguesa venceu o Botafogo por 3 a 0 neste domingo, no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, e assegurou sua vaga nas quartas-de-final da Copa São Paulo de futebol júnior. Os gols foram marcados por Gaúcho, Guilherme e Yago.

Com o resultado, a Lusa que tenta conquistar seu terceiro título da competição, enfrenta o Palmeiras, que eliminou o Desportivo Brasil-SP, na luta por uma vaga à semifinal. Por outro lado, com a eliminação do Alvinegro, o Rio de Janeiro não tem mais chance de ver uma equipe campeã desta atual edição da Copa São Paulo.

O primeiro tempo começou bastante corrido. As duas equipes ainda se estudavam quando a Portuguesa se aproveitou de um bom contra-ataque para abrir o placar. Com apenas um minuto de partida, Nilson recebeu a bola em velocidade, arrancou pela esquerda e rolou rasteiro para Gaúcho completar.

Com a vantagem no placar, a Portuguesa acabou recuando e ofereceu campo ao Botafogo. No entanto, os cariocas pouco assustaram o goleiro Tom. Mesmo com mais posse de bola, o Alvinegro criou poucas chances para empatar. Na mais perigosa, aos nove, Fabiano recebeu livre no lado esquerdo, mas finalizou por cima.

A tática da Portuguesa acabou funcionando porque nos minutos finais da etapa, perdeu uma boa chance de gol, através de Luiz, mas acabou ampliando a vantagem no último lance. Felipe Oliveira fez falta em Nilson dentro da área. Guilherme cobrou o pênalti para fazer 2 a 0. Na comemoração, ele correu para a grade que separa o campo das arquibancadas e deu um beijo em seu pai.

No segundo tempo, o Botafogo continuou em cima da Portuguesa, mas continuou tendo problemas na finalização. A equipe carioca teve um pênalti a seu favor, aos 21, mas Carlos Tiago cobrou nas mãos de Tom e viu a chance de uma possível reação diminuir. O atacante da Lusa, Gaúcho, autor do primeiro gol, ainda foi expulso quatro minutos depois, mas os alvinegros não conseguiram igualar as forças. No final, a equipe paulista ainda fez mais um. Yago recebeu de Nílson e na saída de Luiz Guilherme tocou para a rede dando números finais ao confronto.

Atualizada às 22h01

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host